The Big Clock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Cinema.
Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde dezembro de 2009.


The Big Clock
 Estados Unidos
1948 •  pb •  95 min 
Direção John Farrow
Elenco Ray Milland
Charles Laughton
Maureen O'Sullivan
George Macready
Rita Johnson
Elsa Lanchester
Harry Morgan
Distribuição Paramount Pictures
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

The Big Clock é um filme estadunidense de 1948, do gênero policial em estilo de filme noir, dirigido por John Farrow.

Mesmo com uma direção convencional, o filme é considerado um clássico do cinema pelo seu elaborado roteiro, que destaca um herói chefe-de-família honesto, uma loira misteriosa, um vilão psicótico e manipulador, vários personagens coadjuvantes marcantes, esquisitos e engraçados. E um ótimo final.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

George Stroud, um jornalista brilhante que desenvolveu um método para localizar criminosos que chama de "Sistema das pistas irrelevantes", vive há anos uma rotina sufocante de editar uma revista sobre crimes. Ele está decidido a sair de férias com sua esposa, mas seu patrão excêntrico, o editor Earl Janath, tenta achar um meio de evitar sua ausência e ameaça despedi-lo se ele sair. Stroud então pede demissão. Logo a seguir, uma mulher misteriosa quer se encontrar com ele.

Bebendo no bar, Stroud esquece as horas e a esposa vai viajar sem ele. A mulher misteriosa, que o havia seguido, se chama Pauline e quer lhe entregar denúncias sobre Janath para que seja publicada. Stroud não aceita, mas se torna o principal suspeito quando Pauline aparece morta no dia seguinte. O assassino é justamente Janath, que tenta jogar a culpa em um dos amantes da mulher, de quem tinha ciúmes,aproveitando-se da notícia sobre um homem desconhecido (Stroud) que fora visto com ela horas antes do crime. O patrão chama Stroud de volta para ajudar a identificar o suposto "criminoso". Ele aceita e começa a correr contra o tempo, tentanto desviar as pistas que apontam para si e descobrir o verdadeiro assassino.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia tem os portais:

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.