Saltar para o conteúdo

Thiago Brito

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Thiago Brito
Informações pessoais
Nome completo Thiago Correia Brito
Data de nascimento 17 de janeiro de 1986 (38 anos)
Local de nascimento Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Nacionalidade brasileiro
Altura 1,70 m
destro
Informações profissionais
Clube atual aposentado
Posição ex-meio-campista
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
2005
2006–2007
2008
2009
2009
2010
2010
Americano
Olaria
Faissal
Kano Pillars
Sable F.C de Batie
Atlético Sampaio
Praiense
{{{jogos(golos)}}}

Thiago Correia Brito, mais conhecido como Thiago Brito (Niterói, 17 de janeiro de 1986), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como meio-campista.

Começou a dar os seus primeiros pontapés na bola no , um clube amador de São Gonçalo, e logo foi levado para a base do Flamengo, na categoria de Pré-Mirim (Sub-11).

Na categoria de Mirim (Sub-13) e Infantil (Sub-15), Thiago foi jogar no CFZ do Rio, time do eterno ídolo rubro-negro, Zico. Lá Thiago se destacou e chamou a atenção de muitos, como Adílio, Gaúcho, Lima e o próprio Zico, que passaram a tratá-lo como um diamante a ser lapidado, e era considerado como o novo Zico, sendo chamado de Ziquinho. Thiago Brito, nesta época, teve a incrível marca de 136 gols marcados em apenas 89 jogos, demonstrando seu grande faro de gol. no Sub-17 Thiago resolveu voltar ao Flamengo, mas um grave lesão no tornozelo acabou com seus planos, ele ficou fora dos gramados por quase 2 anos.

Thiago voltou a jogar futebol, surpreendendo a todos, treinando no Sub-20 do Nova Iguaçu, mas logo surgiu uma proposta para ser profissional, ele seguiu para o Americano de Campos. onde em 2005, estreou como profissional, porém o clube vivia em crise política, e muitas trocas de treinadores, e apesar de uma grande campanha no Campeonato Carioca, o time foi eliminado ainda na 1º fase da Série C do brasileiro.

Em 2006, foi para o Olaria, e logo começou a ser chamado novamente de Zico, pela sua aparência física e igualdade técnica. atuando no clube até o ano de 2007. em 2008, teve propostas da Indonésia, Portugal e Alemanha, porém por causa de um agente foi obrigado a jogar pelo Faissal. no ano de 2009, acertou sua transferência para o Kano Pillars[1] [2]clube da Nigéria, atual campeão nigeriano.

Em pouco tempo na Nigéria, Thiago conquista o campeonato nigeriano e o 3º lugar na CAF Champions League, passa a ser chamado de "King of Nigéria" (Rei da Nigéria). Despertou interesse de vários outros times nigerianos, porém acabou decidindo por voos maiores na carreira, acertando sua transferência para o Sable F.C. de Batie, clube tradicional da cidade de Douala, Camarões.[3] Agora Thiago tenta se tornar "The King of África" (O Rei da África), e conquistar definitivamente todo continente africano com seu belo futebol..[4]

Thiago passou a ser a referência do Sable FC de Batie.[5]. fazendo história no futebol africano como sendo o 1º jogador brasileiro na história a jogar no futebol nigeriano, e agora é o 1º atleta brasileiro da história a atuar por um clube de Camarões. após 4 anos brigando contra o rebaixamento, o Sable de Batié, consegue um inicio de campeonato espetacular, com uma sequência de 9 jogos invictos, e na liderança da competição, Thiago consegue fazer com que o clube tenha o melhor inicio de campeonato de todos os tempos na história do campeonato camaronês, além de conquistar a Copa Douala de futebol, em Camarões.

Em 2010 Thiago Brito acertou com o Atlético Sampaio[6] disputou o campeonato estadual de Roraima[7] [8]e o GAS, após 16 anos, chega na final do campeonato estadual 2010, e fica com o vice-campeonato.

Thiago vira o grande reforço do S.C. Praiense, de Portugal, para a Taça de Portugal e a 2º divisão portuguesa, assina contrato de 2 anos, até Julho de 2012.

Referências

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]