Apache Tomcat

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tomcat)
 Nota: Se procura o avião militar, veja F-14 Tomcat.
Tomcat

Página principal do Tomcat
Desenvolvedor Apache Software Foundation
Plataforma multiplataforma
Versão estável 10.1.16 (14 de novembro de 2023)
Gênero(s) servidor de aplicação
Licença Licença Apache 2.2
Página oficial tomcat.apache.org

O Tomcat é um servidor web Java, mais especificamente, um container de servlets. O Tomcat implementa, dentre outras de menor relevância, as tecnologias Java Servlet e JavaServer Pages (JSP) e não é um container Enterprise JavaBeans (EJB).[1]

Desenvolvido pela Apache Software Foundation, é distribuído como software livre. Hoje um projeto independente, foi criado dentro do Apache Jakarta e posteriormente separado, uma vez que o Jakarta foi concluído.[2]

Na época em que foi criado, foi oficialmente endossado pela Sun como a implementação de referência para as tecnologias Java Servlet e JavaServer Pages. Hoje, no entanto, a implementação de referência é o GlassFish.

Ele cobre parte da especificação Java EE com tecnologias como servlet e JSP, e tecnologias de apoio relacionadas como Realms e segurança, JNDI Resources e JDBC DataSources. Ele tem a capacidade de atuar também como servidor web, ou pode funcionar integrado a um servidor web dedicado como o Apache ou o IIS. Como servidor web, ele provê um servidor web HTTP puramente em Java.

O servidor inclui ferramentas para configuração e gerenciamento, o que também pode ser feito editando-se manualmente arquivos de configuração formatados em XML. E por padrão roda na porta 8080.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Definição dada pela comunidade do Tomcat
  2. «Jakarta Retired». 21 de dezembro de 2011. Consultado em 16 de agosto de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software livre é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.