GlassFish

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
GlassFish
Desenvolvedor Sun Microsystems (Pertencente à Oracle Corporation)
Escrito em Java
Sistema operacional multiplataforma
Gênero(s) Servidor de aplicação
Licença Common Development and Distribution License & GNU General Public License

GlassFish é um servidor de aplicação open source liderado pela Sun Microsystems para a plataforma Java EE. Sua versão proprietária é chamada Sun GlassFish Enterprise Server. GlassFish é software livre, sendo duplamente licenciado sob duas licenças de software livre: Common Development and Distribution License (CDDL) e GNU General Public License (GPL) alterada exceção para classpath.

GlassFish suporta todas as especificações da API Java EE, tais como JDBC, RMI, JavaMail, JMS, JMX etc. e define como coordená-las. GlassFish também suporta algumas especificações para componentes Java EE, como Enterprise JavaBeans, conectore, servlets, portlets, JSF e diversas tecnologias de web services. Isto permite que desenvolvedores criem aplicações corporativas portáveis, escaláveis e fáceis de integrar com código legado.

A base de GlassFish é o código-fonte liberado pela Sun e o sistema de persistência TopLink da Oracle. Ele utiliza uma variante do Apache Tomcat como container de servlets, com um componente adicional chamado Grizzly que utiliza nio para maior escalabilidade e eficiência.

Versões lançadas[editar | editar código-fonte]

A Sun lançou o projeto GlassFish em 6 de junho de 2005. Em 4 de maio de 2006, o Projeto GlassFish lançou a primeira versão que suportava a especificação Java EE 5.

Em 8 de maio de 2007, o projeto SailFin foi anunciado na JavaOne como um subprojeto de GlassFish. O objetivo do Projeto SailFin é adicionar suporte ao Protocolo de Iniciação de Sessão (SIP) às servlets em GlassFish.[1]

A comunidade GlassFish lançou a versão 2 de GlassFish (também conhecida como Sun Java System Application Server 9.1) com capacidade completa para clusterização corporativa e web services interoperáveis com tecnologia Microsoft.

A GlassFish 2.1 (também conhecido como Sun GlassFish Enterprise Server 2.1) foi lançada pela Sun e pela comunidade em 21 de janeiro de 2009. Esta versão foi a base para o servidor de aplicações SIP SailFin (também chamado Sun Communication Application Server).

Já em 10 de dezembro de 2009 GlassFish v3 foi lançado. Sendo a implementação de referência de Java EE, foi o primeiro servidor de aplicações a implementar completamente Java EE 6.[2] (JSR 316, porém, fora aprovada com reservas.[3]) Nesta versão, o servidor de aplicação adiciona novas funcionalidades para facilitar a migração de Tomcat para GlassFish.[4] Outras novas funcionalidades notáveis relacionavam-se a modularidade (GlassFish v3 Prelude já incluía um ambiente de execução OSGi Apache Felix), tempo de inicialização (uns poucos segundos), implantação ao código ser alterado (suportado por NetBeans e plugins do Eclipse) e preservação de sessão entre reimplantações.[5]

Logo após a aquisição da Sun, em 25 de março de 2010, a Oracle publicou um planejamento para as versões 3.0.1, 3.1, 3.2 e 4.0 de GlassFish, envolvendo temas como clusterização, virtualização e integração com Coherence e outras tecnologias Oracle. A versão da comunidade open source permanece inalterada em outros aspectos.[6]

Em 28 de fevereiro de 2011, Oracle lançou GlassFish v3.1. Esta versão introduziu suporte a clusterização e balanceamento de carga, além de suportar a nova especificação Java EE 6 Web Profile.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. «JSR 289: SIP Servlet v1.1». Jcp.org. 21 de agosto de 2008. Consultado em 13 de julho de 2011 
  2. «JSR 316: JavaTM Platform, Enterprise Edition 6 (Java EE 6) Specification». Jcp.org. 10 de dezembro de 2009. Consultado em 13 de julho de 2011 
  3. «JSR 316, Java EE 6 Spec, Approved with Reservations» (em inglês). Oreillynet.com. 18 de julho de 2007 
  4. «GlassFish v3 adds support for Tomcat-style valves». Blogs.sun.com. 5 de setembro de 2008. Consultado em 13 de junho de 2011. Arquivado do original em 6 de setembro de 2008 
  5. «GlassFish session preservation across redeployments» (PDF). Wikis.sun.com 
  6. «GlassFish Roadmap». Glassfish.org [ligação inativa]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «GlassFish», especificamente desta versão.
Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.