Transe mediúnico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Transe mediúnico, é um estado alterado de consciência, um tipo de transe presente em religiões como o Espiritismo, a Umbanda, o Candomblé, religiões tradicionais indígenas, Animismo, Xamanismo, entre outras, onde há a incorporação de espíritos. É objeto de estudo da Parapsicologia.

Segundo o médico psiquiatra Dr. Jorge Ândrea dos Santos - "O transe mediúnico, por ser condição fisiológica e absolutamente hígida, ou seja, saudável, necessita de avaliações e apreciações cuidadosas, a fim de não ser confundido com outros setores, principalmente o patológico, aliás o que já deu margem a intensos desencontros".

Estudo médico[editar | editar código-fonte]

O transe mediúnico é fonte de profundos estudos desde os tempos mais remotos, mas a partir do século XIX muitos pesquisadores da área médica se envolveram com o termo fenomenologia, que surgiu a partir das análises de Franz Brentano sobre a intencionalidade da consciência humana. Filósofos como Edmund Husserl, Martin Heidegger, Jean-Paul Sartre e Maurice Merleau-Ponty fizeram parte dessas pesquisas.

Na psicologia e psiquiatria estudado por Sigmund Freud com a psicanálise através dos estudos sobre a histeria, Carl G. Jung e outros o seguiram, Karl Jaspers com a psicopatologia. E a parapsicologia o estudo de alegações de origem supostamente sobrenatural e associados à experiência humana.

O pioneiro nos estudos das crenças religiosas dos afrodescendentes no Brasil Nina Rodrigues legista e psiquiatra, fez um estudo sobre[1] possessão e histeria nas religiões afro-brasileiras.

Ainda durante a década de 2010, prosseguem estudos científicos sobre a natureza do transe mediúnico.[2]

Estudo do espiritismo[editar | editar código-fonte]

Estudo esotérico[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Possessão e histeria
  2. Denise Paraná (19 de novembro de 2012). «Os avanços da ciência da alma». Consultado em 9 de novembro de 2018 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.