Tupinambis merianae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaTupinambis merianae
Lagarto teiú adulto

Lagarto teiú adulto
Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Sauria
Família: Teiidae
Género: Tupinambis
Espécie: T.merianae
Nome binomial
Tupinambis merianae
Linnaeus, 1758

O teiú-gigante(Tupinambis merianae), ou teiú-comum, também conhecido como teju e lagarto-marau, é uma espécie de lagarto que habita grande parte do Brasil(com exceção da floresta amazônica) e norte da Argentina e Uruguai. Habitam desde de florestas até cerrados e a caatinga nordestina. Tais répteis chegam a medir até 1,4 metro de comprimento e pesar quase 5 quilos.[1] Os machos são maiores que as fêmeas. É um animal onívoro. Os lagartos, assim como todos os répteis (excetuando-se as aves), apresentam como padrão a ectotermia, ou seja, incapacidade de regular a temperatura corporal internamente. Porém, o T.merianae possui a capacidade de aumentar a sua taxa metabólica durante o período reprodutivo a níveis próximos ao de mamíferos e aves, gerando calor e mantendo sua temperatura mais elevada do que a do ambiente. Essa característica dessa espécie configura um padrão de endotermia sazonal reprodutiva.

Lagarto teiú

Referências

Science Advances: Seasonal reproductive endothermy in tegu lizards http://advances.sciencemag.org/content/2/1/e1500951.full

Ícone de esboço Este artigo sobre lagartos, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.