Doença respiratória

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Doenças respiratórias)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde fevereiro de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

As doenças respiratórias são as que afetam o trato e os órgãos do sistema respiratório. Os factores de risco são tabagismo, a poluição, a exposição profissional a poluentes atmosféricos,[1] as condições alérgicas e doenças do sistema imunitário, entre outros.

No mundo todo, as doenças que acometem o sistema respiratório ocupam o posto de terceira causa de morte. Dentre as doenças mais comuns que acometem o aparelho respiratório estão as broncopatias, as pneumopatias, os transtornos respiratórios e a fístula do trato respiratório.

Doenças[editar | editar código-fonte]

Pulmões[editar | editar código-fonte]

Os pulmões são órgãos que compõem o sistema respiratório, responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e a corrente sanguínea. São dois órgãos de formato piramidal, sendo estes os principais órgãos do sistema respiratório dos humanos.

As doenças mais comumente observadas que acometem os pulmões são:

Referências

  1. «Chronic respiratory diseases (CRDs)». World Health Organization (em inglês). Consultado em 23 de fevereiro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Doença respiratória