Universidade Estadual Paulista (Dracena)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de UNESP Dracena)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde outubro de 2011).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (FCAT)
UNESP Dracena
Fundação 28 de novembro de 2002
Localização Dracena, SP, Brasil Brasil
Diretor(a) Prof. Dr. Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo
Vice Diretor(a) Prof. Dr. Fábio Ermínio Mingatto
Página oficial http://www.dracena.unesp.br/

A Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (FCAT) é uma faculdade, pertencente à Universidade Estadual Paulista, localizada em Dracena, São Paulo, Brasil. Com aproximadamente 240 alunos, é uma das 24 unidades da UNESP, oferecendo Cursos de Graduação em Zootecnia e Engenharia Agronômica e Cursos de Pós-Graduação (Latu Sensu) Estratégias Integradas para Pecuária de Corte e em (Stricto Sensu) Ciência e Tecnologia Animal. É uma das Instituições de maior importância e influência da região de Dracena.

História[editar | editar código-fonte]

O Campus Experimental de Dracena foi criado em reunião Extraordinária do Conselho Universitário da Universidade Estadual PaulistaUNESP, realizada no dia 28 de novembro de 2002 no Campus de Araçatuba. Atualmente é constituída pelo curso de graduação em Zootecnia. A primeira turma iniciou suas atividades no segundo semestre de 2003. Em 2011 foi aprovado o Curso de Pós‐Graduação em Ciência e Tecnologia Animal (Mestrado) e em 2012 foi aprovado curso de Engenharia Agronômica. Em agosto de 2015 a reitoria aprovou que o câmpus experimental deixasse de ser unidade experimental e passa-se a ser Unidade Universitária com denominação de Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas - FCAT.

Cursos de Graduação[editar | editar código-fonte]

Zootecnia O zootecnista trabalha com melhoramento genético, sanidade e nutrição animal, além de gerenciar e fazer consultorias para empresas rurais. Como o Brasil é um dos maiores centros pecuaristas do mundo, esse profissional é bastante requisitado e tem um mercado de trabalho em constante expansão. Entre as principais atribuições, destacam-se: elaboração, avaliação e execução de projetos de produção animal; orientações técnicas nas diferentes áreas da pecuária, como o conforto animal, que ajuda a elevar a produtividade; preservação de animais silvestres, por meio da atuação em zoológicos e em reservas ambientais; além de pesquisas e atividade de ensino em universidades. Pode ainda trabalhar com o treinamento de animais para esporte e lazer, como cavalos e cães.

Período: Integral

Vestibular: Final de ano

Vagas: 40


Engenharia Agronômica

A Agronomia, ou Engenharia Agronômica, tem papel relevante em uma sociedade que consome cada vez mais alimentos e, por outro lado, exige um cuidado maior com o ambiente. No Brasil, as propriedades rurais apresentam características muito diferentes, como, por exemplo, grandes unidades especializadas, com condições tecnológicas modernas, que fazem contraponto às áreas mais modestas da agricultura familiar. Nesse sentido, o profissional precisa ter uma formação generalista, mas com alguma especialização. Ele se envolve com as diversas esferas da produção agrícola (como pequenas e grandes propriedades) e em várias atividades, como irrigação, topografia, beneficiamento e armazenamento de grãos, adubação do solo, defesa sanitária vegetal, processamento de produtos agrícolas, alimentos e nutrição animal, melhoramento genético e biotecnologia. O agrônomo também pode exercer funções de ensino (em nível universitário, técnico e médio), pesquisa, planejamento, assistência técnica, extensão e comercialização. Na cidade, atua nos vários níveis de distribuição dos produtos agrícolas e, ainda, no planejamento visual urbano, por meio da ação em paisagismo e arborização. Merecem ainda destaque as possibilidades de trabalho abertas pela produção de energia de fontes renováveis (álcool e biodiesel) e certificação de produtos agropecuários.

Período: Integral

Vestibular: Final de ano

Vagas: 40


Pós-Graduação[editar | editar código-fonte]

Cursos de Especialização e Mestrado:

  • (Latu Sensu) Estratégias Integradas para Pecuária de Corte
  • (Stricto Sensu) Ciência e Tecnologia Animal.

Instalações[editar | editar código-fonte]

O Câmpus Experimental de Dracena possui vários laboratórios didáticos e de pesquisa, com equipamentos modernos, de última geração, que atendem às necessidades do curso de Zootecnia.

Os laboratórios disponívies são: Informática, Química e Bioquímica, Solos e Fertilizantes, Morfofisiologia Vegetal e Plantas Forrageiras, Anatomia Animal, Microscopia, Laboratório de Computação Científica Aplicada à Zootecnia, Laboratório de Histologia e Fisiologia, Bromatologia e TPOA, Insetos úteis, Microbiologia, Higiene Zootécnica e Parasitologia, Aquicultura, Reprodução Animal e Biotério.

O câmpus ainda conta conta com Salas de Aulas, Biblioteca, Cantina, Um Amplo Estacionamento, Banheiros e Um Auditório.

Biblioteca[editar | editar código-fonte]

Instalada em amplo e moderno prédio inaugurado em março de 2012, possui um espaço para o acervo bibliográfico e outro para leitura com salas individuais e coletivas e um anfiteatro. A biblioteca é totalmente climatizada. Em processo de informatização, a Biblioteca acessa a base de dados em CD-ROM, catálogo coletivo das três Universidades Estaduais Paulistas (Unesp, Usp e Unicamp) e o serviço de comutação bibliográfica on-line.

Vestibular[editar | editar código-fonte]

A UNESP Dracena realiza dois vestibulares por ano. O vestibular de Meio de Ano é para ingresso no curso de Zootecnia e o vestibular de Fim de Ano é para ingresso no curso de Engenharia Agronômica. Para saber mais sobre os vestibulares da UNESP acesse www.vunesp.com.br.

Localização[editar | editar código-fonte]

Endereço do Câmpus

Rod. Cmte. João Ribeiro de Barros (SP 294), Km 651, Bairro das Antas

CEP: 17900-000, Dracena - SP

PABX: (18) 3821-8200

Referências[editar | editar código-fonte]

UNESP Dracena (2011). Homepage UNESP Dracena <http://www.dracena.unesp.br/>. Acessado em Outubro de 2011.

VUNESP (2011). Homepage Vunesp <http://www.vunesp.com.br/>. Acessado em Outubro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]