Universidade Estadual Paulista em Franca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde junho de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Fotografia aérea da UNESP de Franca.

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Franca, no interior de São Paulo, é um polo de excelência na área das ciências humanas e sociais. O campus oferece quatro cursos de graduação: Direito, História, Relações Internacionais e Serviço Social. Conta, também, com quatro Programas de Pós-Graduação: Direito (Stricto e Lato Sensu), História, Serviço Social e Planejamento e Análise de Políticas Públicas.

A unidade foi criada em 1962, denominada Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Franca, um dos institutos isolados de Ensino Superior do estado de São Paulo. Em 1968, suas instalações foram transferidas para um dos monumentos históricos mais antigos da cidade, o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, tradicional educandário francano, com 110 anos de existência. Em 1976, juntamente com outros institutos isolados, foi incorporada à UNESP.[1]

Vista do bloco de aulas do curso de Direito da Unesp - Franca.

Paralelamente ao ensino, os professores desenvolvem pesquisas, cujos projetos contam com a participação de alunos de graduação e pós-graduação, na grande área das Ciências Humanas e Sociais. Essas pesquisas têm caráter obrigatório para os docentes e alunos de Mestrado e Doutorado, ao passo que são facultativas aos alunos de Graduação (Iniciação Científica) a fim de que estes, posteriormente, possam ingressar nos estudos de Pós-Graduação. Para o desenvolvimento dos projetos, contam com o apoio das agências de fomento – FAPESP, Fundunesp, CNPq, CAPES, além de órgãos privados. Essas agências têm papel relevante na universidade, avaliando os projetos propostos e apoiando financeiramente sua execução através de suporte aos pesquisadores para seu desenvolvimento - viagens, estadias, materiais de consumo, serviços, materiais permanentes e equipamentos necessários. O esforço e excelência dos pesquisadores, aliados ao apoio financeiro, são responsáveis pela extensa produção acadêmica da unidade, que se revela pela publicação de livros, artigos em periódicos, anais em congressos, TCCs, dissertações e teses. Cabe salientar, também, o parque gráfico do campus, responsável pela editoração de livros, revistas, dissertações e teses dos pesquisadores.

A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, ainda, presta diversos serviços de extensão à comunidade de Franca e aos municípios da região.

Corpo Docente[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Universidades Prefeitura de Franca. Consultado em 13 de novembro de 2017.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]