Universidade Estadual Paulista em Rio Claro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A UNESP Campus Rio Claro é constituída pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Instituto de Biociências (IB) e pelo Centro de Estudos Ambientais (CEA).

Atualmente tem suas instalações em dois lugares distintos da cidade de Rio Claro. O Campus Santana, instalação mais antiga localizada no bairro de Santana, engloba a Incubadora de Base Tecnológica.
O Campus Bela Vista, área mais nova, de 54 alqueires, engloba a Administração dos dois Institutos (IB e IGCE) e todos os seus Departamentos, o CEA, a Moradia Estudantil, o Pólo Computacional(STI), o Restaurante Universitário e a Biblioteca do Campus.

História[editar | editar código-fonte]

O Instituto de Geociências e Ciências Exatas foi fundado em 1958 com o nome de Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras no endereço atual do Campus Santana.

Em 1972 a Ferrovias Paulistas SA (FEPASA), cedeu à então Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro uma área pertencente ao Horto Florestal Edmundo Navarro de Andrade. Esta área passou a ser denominada, posteriormente, campus Bela Vista (em decorrência da vizinhança com o bairro que leva o mesmo nome).

Em 1976, com a criação da UNESP, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro dividiu-se em duas unidades: o Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) e Instituto de Biociências (IB). O IB instalou-se, então, no campus da Bela Vista. O IGCE manteve grande parte de sua estrutura no campus original da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, situado no bairro Santana, menos os departamentos de Geologia, Petrologia e Metalogenia que se instalaram no novo campus.

O curso de Ciência da Computação iniciou-se em 1989 pelo Departamento de Matemática Aplicada Estatística e Computação, em 2001 o departamento mudou-se para o Campus Bela Vista.

Em agosto de 2006, começaram as obras de transferência do Departamento de Física, Departamento de Geografia e Administração do I.G.C.E para o Campus Bela Vista, o prazo das obras é de 18 meses.

Fatos importantes[editar | editar código-fonte]

1958 - Criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro, com os cursos de Graducação em Ciências Sociais, História Natural (posteriormente Biologia), Geografia, Matemática e Pedagogia. 1963 - Criação do Curso de Graduação em Física. 1969 - Criação do Curso de Graduação em Geologia. 1976 - Criação do IGCE e do IB para adequação à estrutura da UNESP. Criação do Curso de Graduação em Ecologia. Extinção dos cursos de graduação em Ciências Sociais e Pedagogia. 1984 - Criação do Curso de Licenciatura em Educação Física. 1989 - Criação dos cursos de graduação em Ciência da Computação e Licenciatura em Pedagogia.

Instituto de Geociências e Ciências Exatas[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: IGCE

O Instituto de Geociências e Ciências Exatas, tem sua origem na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras que foi criado pelo Governo do Estado em 1958.

Possui os seguintes departamentos:

Instituto de Biociências[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Instituto de Biociências

O Instituto de Biociências está instalado em uma área de 54 alqueires, a qual divide-se entre bosques, prédios dos departamentos e dos centros. Os Departamentos desse instituto são:

  • Biologia,
  • Bioquímica e Microbiologia,
  • Botânica,
  • Ecologia,
  • Educação Física,
  • Educação,
  • Zoologia,

Diversas pós-graduações são de responsabilidade do Instituto de Biociências, como Biologia Vegetal, Zoologia e Ecologia e Biodiversidade.

Centro de Estudos Ambientais[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Centro de Estudos Ambientais

O Centro de Estudos Ambientais é uma unidade complementar da UNESP reunindo especialistas nos diversos setores que integram a área ambiental.

Biblioteca[editar | editar código-fonte]

Contando com um acervo de cerca de 70 mil obras avulsas tombadas, 1.000 títulos de periódicos correntes e 3.500 usuários cadastrados ativos. O volume médio diário de atendimento para obras emprestadas e/ou consultadas tem variado em 1200.

Moradia Estudantil[editar | editar código-fonte]

O Programa de Moradia Estudantil tem como objetivo apoiar a vida acadêmica dos estudantes de Graduação da UNESP socioeconomicamente carentes. Atualmente conta com 12 casas, situados dentro do Campus Bela Vista, totalizando 96 vagas.

Incubadora[editar | editar código-fonte]

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica é uma parceria entre a UNESP, o Sebrae e da Prefeitura Municipal de Rio Claro. Inaugurou-se no dia 3 de Outubro de 2003, no Campus do Santana. Conta com quinze salas comerciais. Atualmente incuba nove empresas e três pré-incubados.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]