Universidade de Tecnologia de Queensland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Queensland Institute of Technology
Lema A University For The Real World
Fundação Fundada em 1989 da junção entre o Queensland Institute of Technology e o Brisbane College
Tipo de instituição Pública
Localização Brisbane, Queensland, Austrália
Reitor(a) Tim Fairfax
Página oficial qut.edu.au

A Universidade de Tecnologia de Queensland, ou, na sua forma portuguesa, da Queenslândia , abreviada como QUT, (em inglês: Queensland University of Technology) é uma universidade localizada em Queensland, Austrália, fundada em 1989.

A QUT está localizada em três campi na região de Brisbane : Gardens Point, Kelvin Grove e Caboolture. A universidade tem aproximadamente 35 mil estudantes de graduação e 5 mil estudantes de pós graduação, dos quais 6 mil são estudantes internacionais. [1]

A QUT está ranqueada entre as as 10 melhores universidades australianas e aparece nos primeiros 3% das melhores universidades mundiais. [2] Também foi ranqueada como a Melhor Universidade Australiana com menos de 50 anos pelo Top 100 da Times Higher Education, e recebeu a 26ª posição globalmente nessa categoria.[3]

História[editar | editar código-fonte]

A história da QUT começa em 1849.[4] A forma atual da universidade foi fundada em 1989, quando houve a fusão entre Instituto de Tecnologia de Queensland (QIT) e o Brisbane College of Advanced Education.

O QIT, por sua vez, teve como seus instituições predecessoras

  • Brisbane School of Arts (1849)
  • Brisbane Technical College (1882)
  • Central Technical College (1908)

Já o Brisbane College of Advanced Education (1982), foi fruto da combinação de múltiplas instituições predecessoras:

  • Brisbane Kindergarten Training College (1911)
  • Brisbane Kindergarten Teachers College (1965)
  • Queensland Teachers Training College (1914)
  • Kelvin Grove Teachers College (1961)
  • Kelvin Grove College of Advanced Education (1976)
  • Kedron Park Teachers College (1961)
  • North Brisbane College of Advanced Education (1974)

O campus Gardens Point era ocupado no século XIX apenas pelo prédio que foi previamente a Casa do Governo de Queensland e hoje é conhecida como Old Government House. Durante a realocação da casa do governador, em 1909, o prédio e a área de 5 hectares foi reservada para abrigar uma universidade e um colégio técnico. A primeira universidade no local foi a Universidade de Queensland que foi movida para o bairro de St. Lucia onde permanece até hoje.

Educação[editar | editar código-fonte]

Entrada da QUT Campus Gardens Point

Cursos de Graduação, pós graduação (Latu Sensu e Stricto Sensu) nos campos de:

  • Negócios
  • Indústria Criativa
  • Educação
  • Saúde
  • Direito
  • Ciências e Engenharia

A Escola de Negócios da QUT é uma das 66 únicas no mundo que são aprovadas pelas três mais importantes associações na área (AACSB,AMBA e EQUIS). A Universidade Estadual de San José, na Califórnia, oferece um programa de Ph.D em Biblioteconomia em conjunto com a QUT [5]

Campi[editar | editar código-fonte]

QUT tem três campi, sendo cada um uma micro-comunidade, com áreas acadêmicas, recreacionais e de suporte em cada campus.

Gardens Point[editar | editar código-fonte]

O Campus Gardens Point está localizado no centro de Brisbane, ao lado do Rio Brisbane e adjacente ao Jardim Botânico de Brisbane e ao prédio da Assembleia Legislativa de Queensland. No centro do Campus está a Old Government House, que foi construida em 1862 e reaberta em 2009. [6] As escolas de Negócios, Direito e Ciências e Engenharia estão baseadas nesse campus.

Centro de Ciência e Engenharia[editar | editar código-fonte]

O Centro de Ciência e Engenharia da QUT foi completado em Novembro de 2012. Abrange ensino e pesquisa nas disciplinas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Entre doações e fundos do governo federal para o Projeto, mais de 230 milhões de dólares australianos.[7] [8]

Kelvin Grove[editar | editar código-fonte]

O Campus Kelvin Grove hospeda as escolas de Indústra Criativa, Educação e Saúde, bem como o Colégio Internacional da QUT e o Instituto de Inovação Bioméfica e Saúde. Conectado ao campus Kelvin Grove está o Kelvin Grove Urban Village, uma área de residências privadas, educação, comércio, saúde e negócios. A QUT também oferece a Cliníca de Saúde Kelvin Grove, a qual oferece serviços gratuitamente ou de baixo-custo para funcionários, estudantes e público em geral.

Também localizado no campus Kelvin Grove está o "Creative Industries Precinct", que inclue diversos espaços de arte e exibição abertos ao público, como teatros e performances multimídia. Esse espaço foi construído no local que abrigava um antigo quartel do Exército Australiano, que foi descomissionado em 1998, com um custo aproximado de 60 milhões de dólares austrálianos.[9]

Caboolture[editar | editar código-fonte]

O campus Caboolture, localizado a 45 km ao norte de Brisbane, compartilha seu espaço com o "Brisbane North Institute of TAFE", uma instituição de ensino profissionalizante. O campus Caboolture oferece graduação em Negócios, Educação e Enfermagem, além de oferecer aulas do primeiro ano de Indústria Criativa.

O campus está situado no meio do caminho entre Brisbane e Sunshine Coast, sendo conveniente para estudantes residentes nas áreas ao redor.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. QUT Annual Report (2014). Visitado em 7 de Junho de 2015.
  2. Full list of Australian universities in Times Higher Education world rankings (4 de Outubro de 2012).
  3. Amy Remeikis (20 de Junho de 2013). QUT the nation's best university under 50. Visitado em 7 de Junho de 2015.
  4. History. Visitado em 8 de Junho de 2015.
  5. SAN JOSE GATEWAY PHD PROGRAM. Visitado em 08 de Junho de 2015.
  6. Old Government House hosts 90,000 visitors in first year (10 de Junho de 2010). Visitado em 08 de Junho de 2015.
  7. $25M gift for QUT's new Science and Technology Precinct (27 de Julho de 2009). Visitado em 08 de Junho de 2015.
  8. Federal budget delivers $75M to QUT's science and technology precinct (14 de Maio de 2009). Visitado em 08 de Junho de 2015.
  9. About the Creative Industries Precinct. Visitado em 08 de Junho de 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.