Until Dawn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Until Dawn
Produtora(s) Supermassive Games
Editora(s) Sony Computer Entertainment
Diretor(es) Maria Cevizovic
Escritor(es) Graham Reznick
Larry Fessenden
Compositor(es) Jason Graves[1]
Motor Umbra 3 (motor de Killzone: Shadow Fall modificado)[2]
Plataforma(s) PlayStation 4
Data(s) de lançamento
  • AN 25 de agosto de 2015
  • BR 25 de agosto de 2015
  • AU 26 de agosto de 2015
  • JP 27 de agosto de 2015
  • EU 28 de Agosto de 2015
Género(s) Survival horror, aventura
Modos de jogo Um jogador

Until Dawn é um jogo de aventura e de terror desenvolvido pela Supermassive Games e publicado pela Sony Computer Entertainment para a PlayStation 4 em Agosto de 2015.[3][4] Originalmente planejado para a PlayStation 3 com suporte para PlayStation Move, o jogo acabou por ser reintroduzido como um exclusivo para PlayStation 4 em agosto de 2014.[5]

Until Dawn recebeu análises positivas por parte dos críticos da especialidade. Conseguiu uma pontuação agregada de 79,07% no GameRankings[6] e 79/100 no Metacritic.[7]

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Until Dawn foi desenhado para poder ser jogado várias vezes para que os jogadores possam entender o jogo na sua totalidade. A história dura cerca de nove horas de cada vez que se joga e as mecânicas irão utilizar um novo sistema chamado "Efeito Borboleta" em que cada escolha feita terá grandes consequências nunca antes vistas no desenrolar da história. Ao longo do jogo, os jogadores farão decisões difíceis com dilemas éticos e morais, como por exemplo sacrificar uma personagem para poder salvar outra. O "Efeito Borboleta" apaga a linha entre o correto e o incorreto, e é possível manter os oito personagens vivos (e até todos mortos), permitindo diferentes caminhos e cenários criando assim vários finais diferentes. O mecanismo de interação com a aplicação pode ser feito de três formas: com o DualShok 4 utilizando os botões, com o DualShok 4 utilizando o sensor de movimentos do mesmo e, sem a utilização de qualquer dispositivo remoto, através da PlayStation Camera, pelos movimentos corporais do jogador (algo semelhante aos jogos jogados através do Kinect, do Microsoft Xbox). Until Dawn tem um modo de auto-salvar muito restrito e, não permite ao jogador aceder ao arquivo da gravação; isto para prevenir que os jogadores se sintam arrependidos de alguma decisão que fizeram no jogo e a possam alterar. Também não há regulação da dificuldade no que toca à resposta do computador. A dificuldade é auto-ajustada de acordo com as decisões e o ponto da história em que o jogador está; por exemplo: o tempo de resposta aos "Quick-time Events" é menor quando um personagem se encontra numa cena de perigo do que se a mesma se encontrar numa situação calma. O nome do jogo Until Dawn em inglês significa "Até o amanhecer", e já diz até que tempo terminará a história, isso o jogador verá que é verdade ao decorrer do jogo. [2][8] O jogador deverá recolher o máximo de colecionáveis de vários tipos com todos os personagens por forma a poder perceber a história.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em 2 de fevereiro de 2015, nas Montanhas Rochosas (parte da sinopse do jogo é as Montanhas Blackwood), na província de Alberta, no Canadá, os amigos Sam, Mike, Ashley, Chris, Matt, Emily e Jessica passam a noite no chalé da familia de Josh no aniversário do desaparecimento de suas irmãs gêmeas Beth e Hannah na mesma data de 2014, sem perceberem que estão sendo perseguidos por um psicopata e talvez por alguma coisa ainda pior. Em certos momentos da história, o analista Dr. Hill, realiza consultas com uma figura misteriosa.[9]

 
Resenha crítica
Publicação Nota
Digital Spy Por favor, especifique uma avaliação.[10]
Electronic Gaming Monthly 8/10[11]
Game Informer 9/10[12]
Games Radar 3.5 de 5 estrelas.[13]
GameSpot 8/10[14]
IGN 7,5/10[15]
PlayStation LifeStyle 7,5/10[16]
Polygon 6,5/10[17]
The Jimquisition 9,5/10[18]
USGamer 3.5 de 5 estrelas.[19]
Pontuação global
Publicação Nota média
GameRankings 79,07%[6]
Metacritic 79/100[7]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Samantha "Sam" Giddings (Hayden Panettiere) - Sam, descrita no jogo como aplicada, atenciosa e aventureira, é a melhor amiga de Hannah Washington. Sam possui 19 anos de idade. Ela é a "mãezona" do grupo, sendo a mais responsável e amigável do grupo. Ela e Josh parecem sentir grandes sentimentos um pelo outro, já que passam grande parte do tempo juntos, e as vezes, "flertando". Sam ama animais, e tem uma grande habilidade atlética, e uma grande habilidade em escalada. Sam é uma dos quatro únicos personagens á não participarem da pegadinha contra Hannah, sendo os outros Beth, Chris e Josh. Ela é uma das únicas personagens a morrer no último capítulo, o capítulo 10. Ela tem duas maneiras de morrer, e as duas envolvem o Wendigo perfurando sua barriga com seu braço. Sam só morre se ela se mover no segundo e no último "não se mova". Se Sam sobreviver, ela irá falar:

- Se Sam matar Mike queimado, no chalé ela irá falar que foi culpa dela ele ter morrido

- Ela irá falar sobre sua relação com o Josh

- Ela irá falar para os policiais investigarem as minas.

Joshua "Josh" Washington (Rami Malek) - Josh, descrito no jogo como complexo, atencioso e amável, é o irmão mais velho de Beth e Hannah Washington. Ele é o mais velho do grupo, possuindo 20 anos de idade. Ele é um rapaz brincalhão e bem-humorado, e gosta fazer pegadinhas. Ele é a figura misteriosa nas consultas com o Dr. Hill, fazendo muitas vezes o jogador pensar que é o próprio jogador a figura, já que é ele quem responde as perguntas. Josh é o psicopata do jogo, sendo que o que ele fizera foi vingar-se pela pegadinha que o grupo fez contra suas irmãs. Ele e Chris são melhores amigos, e Chris fica com pena quando Mike ameaça atirar em Josh, dando a opção de desarmar Mike. Josh tem uma maneira de morrer, no capítulo 10. Se Mike e Sam não encontrarem o diário que Hannah escreveu quando estava nas minas, Josh não reconhecerá que o Wendigo é Hannah, e acabará tendo a sua cabeça esmagada. Se ele sobreviver, ele reconhecerá o Wendigo de Hannah, que o levará para longe, e Josh não será resgatado pela policia, quando ele estiver lá, ele irá comer a cabeça do cara do lança chamas, e irá iniciar sua transformação em um Wendigo. A policia irá encontrar Josh, e ele atacará a policia.

Emily "Em" Davis (Nichole Bloom) - Emily, descrita no jogo como inteligente, competente e persuasiva, é uma jovem mulher asiática-americana, que possui 19 anos. Emily é uma garota de língua rápida e inteligência afiada, e sempre tem um truque na manga. Ela é considerada a "mala sem alça" do grupo, pois reclama de tudo, o jogo inteiro. Ela é inteligente, esperta e manipuladora, e em todo o momento consegue manipular Matt. Ela é a ex-namorada de Michael Munroe (Mike), e é a atual namorada de Matt. Ela era a melhor amiga de Jessica, mas, como ela se tornou a nova namorada de Mike, elas começaram a se desprezar. Ela é a personagem que mais encontra pistas sobre o desaparecimento de Beth e Hannah, e inclusive, encontra a cabeça de Beth. Emily é a segunda personagem a ter mais maneiras de morrer, sendo a outra personagem, Chris. Ela pode morrer no capítulo 8, se ela não conseguir escapar do Wendigo a tempo, o Wendigo á pegará pela cabeça, e arrancará seus olhos. A outra maneira ainda é no capítulo 8, se ela continuar na esteira, e não conseguir pular e nem se apoiar, ela cairá em um triturador de minerais, e terá suas pernas esmagadas. A terceira maneira, ainda no capítulo 8, será se o jogador escolher, como Mike, atirar em Emily (se ela for mordida pelo Wendigo), Mike vai atirar em seu olho, matando-a. E a última maneira é no capítulo 10, se Sam ligar o interruptor, ela e os demais sobreviventes (que estiverem no chalé), morrerão queimados. Se Emily sobreviver, dependendo das escolhas do jogador, ela poderá falar:

- Se Emily for mordida enquanto escapava das minas ela irá falar que o Mike quase atirou nela e irá xingar o próprio.

- Se Matt morrer e os dois tiverem uma boa afinidade ela irá falar que poderia ter salvo ele e irá se desculpar e arrepender.

- Se Matt morrer e os dois tiverem uma má afinidade ela irá falar que ele havia prejudicado ela e que ele tinha basicamente assassinado ela, deixando-a na torre que despencou.

- Se Matt viver e os dois tiverem uma boa afinidade ela irá mostrar preocupação sobre o bem-estar dele é pedir pra falar com ele.

- Se Matt viver e os dois tiverem uma má afinidade ela irá xingar ele e falar que ele deixou ela para morrer na torre desabando, e rejeitar as tentativas dos policiais de fazerem-na falar com ele.

- Se Emily for a única sobrevivente ela irá falar sobre as minas e sobre Josh.

-Se Emily for a única sobrevivente e tiver encontrado a cabeça de Beth, ela irá mencioná-la aos policiais, solucionando o mistério do início do jogo.

Matthew "Matt" Taylor (Jordan Fisher) - Matt, descrito no jogo como ativo, motivado e ambicioso, é um jovem homem afro-americano, possui 18 anos. Ele é conhecido por suas habilidades atléticas, e seu grande coração (principalmente com Emily). Ele é o novo namorado de Emily, ele obedece todas as ordens e exigências de Emily. Emily trata ele muito mal, sendo que a própria fez duas regras : Primeiro, Emily sempre tem razão. Segundo, nada mais importa, porque Emily sempre esta correta, mesmo estando errada. Matt é o quarto personagem com mais formas de morrer. A primeira forma é no capítulo 6, se Matt escolher atacar os cervos, ele será empurrado para fora do penhasco, e se ele não conseguir se apoiar, ele vai cair e bater a cabeça em uma pedra. A segunda forma, ainda no capítulo 6, é que se ele escolher duas vezes "salvar a Emily", a torre vai despencar e ele cairá em uma caverna com um Wendigo, e o Wendigo colocará a boca de Matt em um gancho, matando-o. E a (as) última forma é no capítulo 10. Se ele se mover em algum dos "não se mova" o Wendigo esmagará o seu rosto, e matará Jessica (se ela estiver viva). Se Matt sobreviver, dependendo das escolhas, ele falará :

- Se Emily morreu queimada na explosão da casa, ele sentirá muito remorso pela sua morte, e vai até chorar.

- Se Emily sobreviver, ele irá dizer que poderia ter feito algo para ajuda-la na torre.

- Se Matt for o único sobrevivente ele irá contar com mais detalhes como ele foi parar nas minas e vai falar que tem algo de errado nas minas para a autoridade.

Christopher "Chris" Hartley (Noah Fleiss) - Chris, descrito no jogo como metódico, protetor e bem-humorado, é um jovem de 19 anos. Ele é o nerd do grupo, e leva esse papel muito a sério. Ele tem uma queda por sua amiga Ashley, e ela também sente o mesmo, mas nenhum deles tem coragem de dar o primeiro passo. Ele também é o melhor amigo de Josh. Chris e Ashley encontram a maioria das pistas do homem misterioso. Chris é o personagem com mais formas de morrer, num total de seis vezes. A primeira é no capítulo 8, se ele errar algum dos tiros no Wendigo, o Wendigo arrancará a sua cabeça. A segunda forma, ainda no capítulo 8, é que se ele escolheu atirar em Ashley (no capítulo 7) em vez de atirar em si mesmo, ela não vai abrir a porta para ele fugir do Wendigo, e posteriormente, matando-o. A terceira forma é no capítulo 9, se Ashley deixou Chris para trás, e ela foi atrás da voz de "Jessica" (que na verdade é um Wendigo), independentemente do caminho que ele escolher, ele vai morrer. Se ele escolher "seguir a voz", ele vai encontrar o gorro de Ashley no chão, e quando ele abrir o alçapão, o Wendigo vai pular em cima dele, e arrancará sua cabeça. Se Chris escolher "juntar-se ao grupo", o Wendigo o agarrará pelo teto, e o decapitará. Se Chris sobreviver, ele vai falar :

- Ele vai falar sobre o homem misterioso, e que viu ele morrer.

-Se Chris for o único sobrevivente ele irá perguntar por Josh, depois das autoridades falarem que ainda não acharam ele, ele fala que provavelmente ele estaria nas minas.

Ashley "Ash" Brown (Galadriel Stineman) - Ashley, descrita no jogo como intelectual, curiosa e franca, é uma garota de 18 anos. Ela é conhecida por seus cabelos ruivos, e sua roupa colorida. Ashley é a garota nerd do grupo, ela e Chris vivem juntos, pois ambos são apaixonados um pelo outro, mas nenhum deles tem coragem de dar o primeiro passo. Ashley e Chris encontram a maioria das pistas sobre o homem misterioso. Ashley é uma personagem com vária formas de morrer. A primeira forma é no capítulo 9, se Ashley escolhe "investigar voz" ela vai se deparar com um alçapão, se ela abri-lo, o Wendigo vai aparecer e arrancar a sua cabeça. A segunda forma é no capítulo 10, se Chris ou Emily tiverem morrido, e Sam tiver se mexido no primeiro "não se mova", o Wendigo vai ir em direção a Ashley, e vai arrancar seus olhos. E a última forma é no capítulo 10, se Sam ligar o interruptor, Ashley e os demais sobreviventes (que estiverem no chalé) vão morrer queimados. Se Ashley sobreviver, ela vai dizer :

- Ashley vai falar para a policia que ela ouviu Jessica, nas minas.

- Se Chris morreu na frente do chalé, Ashley vai dizer que sentia muito pela sua morte, e que ele e ela tinham uma relação especial.

- Se Chris "atirou" em Ashley e Ashley não abriu a porta do chalé para ele na fuga ao wendigo provocando a morte do mesmo, ela irá mentir para as autoridades falando que ela não podia se mexer.

- Se Ashley perfurou o psicopata com uma tesoura, ela vai falar que não fazia ideia que o assassino era Josh.

Michael "Mike" Munroe (Brett Dalton) - Mike, descrito no jogo como inteligente, determinado e persuasivo, é o líder de turma do seu colégio, Mike tem 19 anos. Mike é o ex-namorado de Emily, e atual namorado de Jessica. Mike é muito inteligente e conquistador, pois tudo o que ele quer, ele conquista. Ele é o personagem que encontra mais pistas sobre o caso de 1952. Ele é "rival" de Matt, pois Matt acha que Mike dá em cima de Emily (mesmo namorando Jessica). Mike tem duas formas de morrer. A primeira é no capítulo 10, se Sam escolher ligar o interruptor, em vez de salvar Mike, ele e os demais sobreviventes (que estiverem no chalé) vão morrer queimados. A última forma é no capítulo 10, se Sam se mover no primeiro não se mova, Mike será incapacitado de sair do chalé, e quando todos saírem do chalé, ele ligará um isqueiro e irá se matar junto com os Wendigos. Se Mike sobreviver, ele vai falar :

- Ele irá falar que Josh estava totalmente maluco, e que achou que Josh tinha atacado Jessica.

- Se Jessica morreu, ele vai falar que se tivesse ido mais rápido salva-la, ela sobreviveria.

Jessica "Jess" Riley (Meaghan Jette Martin) - Jessica, descrita no jogo como confiante, ingênua e irreverente, é a nova namorada de Mike, Jessica tem 18 anos de idade. Jessica era a melhor amiga de Emily, mas, atualmente, elas se desprezam. Sua inteligencia não é o seu ponto forte, mas ela conquista qualquer um com sua beleza. Jessica encontra apenas um totem, mas se Matt estiver vivo, ele encontra o totem, fazendo Jessica ser a única personagem a não encontrar nenhuma pista e nenhum totem (possivelmente). Jessica é a segunda personagem com mais formas de morrer, perdendo apenas para Chris. Ela pode morrer no capítulo 4, se Mike não arriscar os atalhos, e errar mais de quatro Quick-Time-Events, ele encontrará Jessica sem seu queixo, no elevador. As outras formas são no capítulo 10, se ela escolher "tentar correr", o Wendigo irá alcança-la e arrancará seu queixo. A outra forma é que se ela se mexer nos "não se mova", o Wendigo irá matar ela e Matt (se ele estiver vivo). E a última forma é que se Matt escolher "abandonar Jessica", o Wendigo irá mata-la. Se Jessica sobreviver, ela vai falar :

- A polícia vai perguntar como ela foi parar nas minas, e ela dirá que foi carregada e levada. E a polícia vai perguntar o que ela viu, e ela vai responder que não sabe.

- Se Ashley estiver viva, a polícia vai falar que Ashley disse que tentou ajuda-la e que ouviu a voz de Jessica. E Jessica vai falar que não era ela.

- Jessica vai falar que se lembra que Mike foi salva-la, e irá perguntar se ele escapou.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • A Supermassive Games havia criado depois do jogo, Until Dawn: Your Companion, um aplicativo que mostra todas as biografias dos oito personagens.

Referências

  1. Greening, Chris. «Jason Graves creates a cinematic horror score for Until Dawn». Video Game Music Online. Consultado em 1 de agosto de 2015 
  2. a b «Until Dawn Unveiled Official Website for PS4». supermassivegames.com. 25 de março de 2015 
  3. «Until Dawn, The Unfinished Swan, and Journey Confirmed for PS4». IGN.com. Consultado em 25 de julho de 2014 
  4. Samuels, Pete (26 de maio de 2015). «Until Dawn Launches on PS4 August 25th». PlayStation.Blog. Consultado em 26 de maio de 2015 
  5. «Gamescom 2014: Until Dawn is Now a PS4 Exclusive, Uses the Killzone: Shadow Fall Engine (Updated)». playstationlifestyle.net. Consultado em 15 de agosto de 2014 
  6. a b «Until Dawn for PlayStation 4». GameRankings. Consultado em 24 de agosto de 2015 
  7. a b «Until Dawn for PlayStation 4 Reviews». Metacritic. Consultado em 24 de agosto de 2015 
  8. Alex Co (15 de agosto de 2014). «Preview: Until Dawn "Around Nine Hours" Long, Will Have "Hundreds of Endings"». Playstation Lifestyle. Consultado em 25 de abril de 2015 
  9. Usher, William (14 de agosto de 2012). «Until Dawn Brings Cheesy Teen-Horror To PS3». Cinema Blend. Consultado em 16 de janeiro de 2013 
  10. Joe Donnelly (24 de agosto de 2015). «"Until Dawn review: PS4's movie-like horror adventure is its own self-inflicted nightmare"». Digital Spy. Consultado em 25 de agosto de 2015 
  11. Mollie L Patterson (24 de agosto de 2015). «"Until Dawn Review: A view to die for"». Electronic Gaming Monthly. Consultado em 25 de agosto de 2015 
  12. Jeff Marchiafava (24 de agosto de 2015). «"Until Dawn Review: A New Dawn For Interactive Storytelling"». Game Informer. Consultado em 25 de agosto de 2015 
  13. Louise Blain (24 de agosto de 2015). «"Until Dawn Review: A Dark Night Rises"». Games Radar. Consultado em 25 de agosto de 2015 
  14. Alexa Ray Corriea (24 de agosto de 2015). «"Until Dawn Review: Fun 'til Dawn"». GameSpot. Consultado em 24 de agosto de 2015 
  15. O'Brien, Lucy (24 de agosto de 2015). «"Until Dawn Review: Evil in Excess"». IGN. Consultado em 24 de agosto de 2015 
  16. Chandler Wood (24 de agosto de 2015). «"Until Dawn Review – Dead Butterflies (PS4)"». PlayStation LifeStyle. Consultado em 24 de agosto de 2015 
  17. Philip Kollar (24 de agosto de 2015). «"Until Dawn Review: A Cabin in The Woods"». Polygon. Consultado em 25 de agosto de 2015 
  18. Jim Sterling (24 de agosto de 2015). «"Until Dawn Review – Cabin In The Goods"». The Jimquisition. Consultado em 25 de agosto de 2015 
  19. Mike Williams (25 de agosto de 2015). «"Until Dawn PS4 Review: Choose Your Own Horror Movie"». USGamer. Consultado em 25 de agosto de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]