Usuária:Domusaurea/Bayou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um bayou (da voz choctaw bayuk, que significa arroio ou rio pequeno) é um termo geográfico que em Luisiana serve para designar uma massa de água formada por antigos braços e meandros do rio Misisipi.

Interseção do bayou Teche e de uma parte do rio Atchafalaya, para perto de Patterson (Luisiana).
O bayou Cypress em Jefferson, Texas.
Expedição aos bayous (1863).

Os bayous localizam-se em parte-a sul do estado, formando uma rede navegable de milhares de quilómetros. Nos bayous, uma corrente muito lenta, mal perceptível, flui para o mar durante a maré baixa e para acima com a maré alta. Um bayou está geralmente infestado de mosquitos e outros insectos voladores.

Por extensão, o termo bayou ademais utiliza-se em geografia para designar arroios ou pequenos rios de discurrir muito lento, e também antigos braços ou meandros abandonados. Os bayous encontram-se geralmente em zonas muito planas e em deltas. Em general, o água que discurre neles se move bem mais devagar que a do curso principal. Em Espanha, a voz aragonesa galacho tem um significado muito parecido, ainda que é de uso muito local e emprega-se para antigos braços e canais do rio Ebro. No delta do Paraná, em frente a Buenos Aires, República Argentina, adoptou-se a voz "riacho", rio de pequeno volume, para designar os innúmeros braços de água que separam as ilhas que continuamente se formam e modificam com os sedimentos transportados desde as terras altas tropicais pelo sistema fluvial Paraguai-Paraná.

Bayous de Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

Exemplos de bayous no sul dos Estados Unidos:

  • Bayou Plaquemine, em Luisiana, com uma longitude de 121 km, que desagua directamente no golfo de México;
  • Bayou Vermilion ou rio Vermilion, em Luisiana, com uma longitude de 116 km, que desagua directamente no golfo de México;
  • Bayou Nezpiqué, em Luisiana, com uma longitude de 110 km, que desagua directamente no golfo de México;
  • Bayou Lafourche, em Luisiana, que desagua directamente no golfo de México;
  • Bayou St. John, no estado de Luisiana;
  • Bayou Bartholomew, no rio Ouachita, nos estados de Arkansas e Luisiana, com mais de 600 km é o mais longo do mundo;
  • Bayou Cypress, na bacia do rio Vermelho;
  • Bayou Buffalo, no estado de Texas, com uma longitude de 85 km e que desagua directamente no golfo de México;

Por extensão, chama-se o bayou à grande região pantanosa do sul de Luisiana. Este espaço anfibio foi ocupado pelos acadianos francófonos que viviam principalmente dos produtos da pesca e a caça. e estende-se desde Houston (Texas), a Mobile (Alabama), com seu centro em Nova Orleans, Luisiana.[1] Os primeiros assentamentos de acadianos no sul de Luisiana estavam cerca do bayou Lafourche e do bayou dos Ecores, o que conduziu a uma estreita associação de bayou com a cultura cajún.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

Começou a usar-se este termo em inglês no estado de Luisiana e acha-se que procede da palavra da tribo choctaw «bayuk», que significa «arroio» ou «rio pequeno». Outra teoria sustenta que a origem são as palavras francesas «bas lieu» (pronunciado fonéticamente como ba-li-you) que significam «terra baixa».

Uma grafía alternativa, «buyou», também se utilizou, como o nome «Pine Buyou», empregado numa descrição do Território de Arkansas por parte do Congresso em 1833.

Por último, há que ter em conta a primeira colonização espanhola de Luisiana, após a viagem de exploração de Hernando de Soto. Em espanhol, o termo denomina-se bajío de onde pode muito bem proceder a palavra bayou, com uma grafía diferente mas com pronunciación similar. O DRAE inclui uma acepción de bajío que significa terreno baixo e que se emprega em América.

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

  • Há outra canção da banda The Byrds telefonema «Lover of the Bayou», publicado no álbum Untitled (1970)
  • No filme animado de Disney, Rescuers, aparece o Bayou do Diabo (Devil's Bayou), um vale pantanoso localizado em Luisiana no que se esconde a malvada Medusa e tem sequestrada à menina órfã Penny.
  • Roy Orbison gravo nos anos sesentas uma canção chamada «Blue bayou», que posteriormente foi interpretada por vários cantores mais.

No videojuego Máfia III, ambientado em Nova Orleans, um dos 10 distritos do jogo é O Bayou, o qual é um pântano sem lei, onde normalmente se faz contrabando de maconha e armas.

Galeria II

Referências[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Jacques Bethemont, Les grands fleuves, Paris, Armand Colin, 2ª edición, 1999, 2000, ISBN 220026092X, pag. 134.

Enlaces externos[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Bayou».
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bayous
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bayou St. John

[[Categoria:Geografia da Luisiana]]