Usuária:PatríciaR/Ideias PB

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Introdução à proposta[editar | editar código-fonte]

A política de bloqueio é um pilar fundamental para o funcionamento harmonioso da Wikipédia. No entanto, a actual política é generalista e dá azo a interpretações divergentes. Usuários bloqueados poderão ter a sensação de terem sido injustiçados e o facto é que não existem regras definidas ao ponto de se poder provar o contrário (ou não). É por isso necessário definir e especializar a política de bloqueio da Wikipédia lusófona.

Assim, torna-se necessário definir o espaço de manobra dos administradores. Por um lado, estes não podem ser coagidos a não fazerem o trabalho para o qual foram nomeados pela comunidade wikipedista, ou seja, bloquear usuários quando necessário (entre outras tarefas). Por outro lado, o poder de bloquear um usuário por um tempo prolongado não deverá estar nas mãos de uma só pessoa, excepto em casos muito específicos, a autorizar através desta política.

Políticas e Recomendações da Wikipédia
Cinco pilares
É uma enciclopédia

Rege-se pela imparcialidade

Tem conteúdo livre

Possui normas de conduta

Não possui regras fixas
Políticas de conteúdo
Princípio da imparcialidade

Verificabilidade

Nada de pesquisa inédita

Biografias de pessoas vivas

Convenção de nomenclatura
Colaboração
Edição

Consenso

Civilidade

Não faça ataques pessoais

Assédio moral

Não proferir ameaças judiciais

Como resolver disputas
Diretórios
Livro de estilo

Lista completa de políticas

Lista completa de recomendações



Recomendação
Recomendação
Atenção: esta página é uma proposta para reformulação de uma política da Wikipédia lusófona. Por favor, comente sobre esta página na página de discussão

Alguns ISPs (provedor de acesso) fornecem aos seus clientes IPs fixos. No entanto, outros ISPs fornecem aos seus clientes IPs dinâmicos e, inclusive, o mesmo IP para vários clientes em simultâneo (via proxys). E isto tende a tornar-se cada vez mais comum, a medida que mais e mais pontos de internet vão chegando ao sistema.

O que isto implica é que ao bloquear-se um IP, está-se na realidade, pelo menos potencialmente, não só a bloquear um vândalo como a bloquear utilizadores legítimos da Wikipédia. Por esse motivo, os administradores só devem bloquear IPs em circunstâncias muito específicas. Uma dessas circunstâncias é a interrupção de uma série de vandalismos, e nesse caso, em geral, basta bloquear por uma hora, mais ou menos. Outra dessas circunstâncias é haver a certeza de que se trata de IP fixo. Em casos mais extremos de vândalos teimosos, medidas mais extremas terão de ser tomadas.

Também existem casos de usuários que criam contas para fins ilegítimos, como sock puppets ilegais ou simplesmente para vandalizar e estas contas precisam de ser controladas de alguma forma.

Em qualquer caso, o diálogo deve prevalecer sobre o bloqueio. Muitos usuários não sabem que estão a editar de forma errada (por exemplo, introduzindo pontos de vista parciais em artigos); esses usuários precisam de serem guiados, não bloqueados, em primeira instância.

O bloqueio é uma ferramenta que possibilita o funcionamento normal da Wikipédia, não devendo ser provocador de um foco de conflito. Não é uma ferramenta de punição, a não ser quando aplicado através de sanção comunitária.

Casos em que é aplicável o bloqueio[editar | editar código-fonte]

Para todos os usuários[editar | editar código-fonte]

1. O bloqueio é aplicado única e exclusivamente após <n = número de vezes a definir em votação> vandalismos num espaço inferior a 24 horas e ter havido pelo menos um aviso referente a um desses vandalismos. Poderão haver excepções a este caso (a definir).

2. A tratar como vandalismo destrutivo (ou seja, em que o bloqueio poderá ser efectuado sem aviso prévio ou após um número de avisos menor que n):

2.1. Ataques e ameaças pessoais, bullying, assédio a um ou mais usuários, desrespeito em geral das normas de conduta.
2.2. Inserção de spam.
2.3. Inserção de conteúdo considerado lixo ou impróprio, branqueio de páginas, deleção injustificada de conteúdo, desrespeito insistente das políticas oficiais da Wikipédia lusófona e demais acções com o único propósito de danificar a Wikipédia.

3. A tratar como vandalismo de menor gravidade (ou seja, bloqueio após n avisos):

3.1. A edição repetida do mesmo artigo sem o recurso ao botão "Mostrar previsão" num curto espaço de tempo, para fazer diversas edições menores (como alterar uma vírgula, incluir poucas ligações internas) ou testes.
3.2. A inserção repetida de textos que violam direitos de autor.
3.3. Inserção de informações polémicas sem a devida verificabilidade, inserção que violam de forma flagrante o princípio da imparcialidade.

4. Os bloqueios nos casos acima descritos são progressivos: um primeiro bloqueio poderá durar entre duas e vinte e quatro horas, um segundo bloqueio entre um e três dias, um terceiro bloqueio entre três dias e uma semana, etc.

5. IPs e usuários registados serão tratados da mesma forma com ressalvas sobre a duração dos tempos de bloqueio, necessariamente menores para IPs (como definido abaixo).

6. Um bloqueio poderá ser levantado antes do tempo decidido se o usuário bloqueado enviar um e-mail a um administrador (de preferência ao que o bloqueou) com um pedido de desculpas e/ou razão válida para desbloqueio. O levantamento do bloqueio fica à discrição do administrador sendo obrigatória a justificação do desbloqueio no sumário. O bloqueio decidido por sanção comunitária nunca será levantado antes do tempo excepto se houver uma reapreciação do caso pela comunidade.

Usuários registados[editar | editar código-fonte]

  1. Sock puppets que violem a política de sock puppet serão bloqueados em infinito, sem possibilidade de diminuição de tempo de bloqueio. Subentende-se contas sock puppet neste contexto como tendo sido detectadas por Checkuser ou quando são óbvios (nomes e/ou comportamentos muito similares). Se houve algum tipo de dúvidas sobre determinadas contas serem ou não SP, e um CheckUser não for possível ou conclusivo, não haverá bloqueio infinito.
  2. Contas criadas em exclusivo para cometer acções com o único propósito de danificar a Wikipédia, como disposto no ponto 2 de "Para todos os usuários" serão bloqueadas em infinito. Se houver dúvidas sobre a validade de qualquer edição do usuário em se enquadrar em vandalismo óbvio, esta alínea fica sem efeito.
  3. Em caso algum um administrador bloqueará um usuário registado por mais de <x = tempo a definir em votação> sem o apoio da comunidade, isto é, sem uma decisão de sanção comunitária.

IPs[editar | editar código-fonte]

Os IPs cujos utilizadores sejam responsáveis por vandalismo reiterado são bloqueados temporariamente. Alguns IPs abertos ao uso geral estão permanentemente bloqueados.

  1. Não deverá ser feito bloqueio superior a <y = tempo a definir em votação> para IPs. Isto prende-se com o facto de os IPs poderem ser compartilhados e estar-se a prejudicar eventuais bons colaboradores ao bloquear um IP.
  2. Para prevenir abusos, as edições a partir de proxies transparentes ou anónimos são actualmente proibidas. Se um IP for suspeito de ser um proxy transparente ou anônimo, deverá ser bloqueado. Este tipo de endereço poderá ser bloqueado por um tempo indefinido por qualquer administrador a qualquer tempo.

Bots[editar | editar código-fonte]

A utilização das expressões bot e robô nos nomes de usuários que não sejam bots será considerada como imprópria, o usuário deverá ser avisado caso use tal nome impróprio e bloqueado (por período infinito). Se for um bot, terá de fazer o pedido para aprovação do estatuto.

Quanto ao abuso de ferramentas administrativas ao abrigo da política de bloqueio[editar | editar código-fonte]

Um administrador deve zelar pelo cumprimento rigoroso das políticas da Wikipédia lusófona e a política de bloqueio não é excepção. De facto, esta é uma das políticas que todos os administradores devem conhecer. A quebra da política de bloqueio por parte de administradores deve ser considerada abuso de ferramentas administrativas.

É considerado abuso das ferramentas administrativas ao abrigo da política de bloqueio a utilização abusiva e reiterada de:

  1. Bloqueio a usuários (registados ou IPs) por períodos superiores aos permitidos sem o apoio de uma sanção comunitária.
  2. Bloqueio a usuários (registados ou não) com os quais um administrador tem um conflito directo sobre conteúdo. Deve ser feito um pedido de intervenção de um segundo administrador através dos pedidos a administradores. Entende-se por "conflito directo sobre conteúdo" as situações que não se incluem no descrito em Casos em que é aplicável o bloqueio.
  3. Bloqueio a IPs por períodos superiores a <y = tempo a definir em votação> excepto se forem proxies transparentes (que serão bloqueados em infinito).

Em geral, a violação de qualquer uma das disposições da política de bloqueio de forma abusiva e reiterada pode levar a que seja feito um pedido de desnomeação (temporário ou permanente) do administrador por qualquer usuário registado.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Proposta de texto para a subpágina Wikipedia:Política de bloqueio/Abuso[editar | editar código-fonte]

Nota: conforme discutido, esta secção estava um pouco específica demais, pelo que retirei as propostas de sanção a administradores e inclui o texto relevante na proposta principal, onde se encontra também a referência à possibilidade de desnomeação. PatríciaR msg 12:28, 1 Junho 2007 (UTC)