Usuário:Fabami/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

No estado de São Paulo são praticadas quase todas as modalidades de esporte olímpicos.

Atletismo[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Federação Paulista de Atletismo

Atualmente a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) tem sua sede em São Paulo.

O paulista Adhemar Ferreira da Silva foi o primeiro Brasileiro bicampeão olímpico após conquistar as medalhas de ouro no salto triplo nos Jogos de Helsinque 1952 e de Melbourne 1956. Ele também é o único brasileiro a representar o país no salão da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), imortalizado em 2012 no Hall da Fama do Atletismo.

Automobilismo[editar | editar código-fonte]

Formula 1[editar | editar código-fonte]

Ayrton Senna no Autódromo de Interlagos

No Automobilismo São Paulo se destaca por receber atualmente o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 que acontece desde 1972 e faz parte do campeonato de Fórmula 1 desde 1973 no Autódromo de Interlagos Ayrton Senna foi um piloto brasileiro de Fórmula 1, três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991, é considerado como o melhor piloto da história da Fórmula 1, e mesmo depois de duas décadas de sua morte, uma pesquisa do Datafolha mostrou que Senna continua sendo avaliado como o maior ídolo do país.[1] O paulistano Emerson Fittipaldi é um dos pilotos mais vitoriosos da história brasileira, sendo o primeiro brasileiro a se tornar campeão mundial de Fórmula 1, foi bicampeão da Fórmula 1 em 1972 e 1974, campeão da Fórmula Indy em 1989[2] e bicampeão das 500 milhas de Indianápolis em 1989 e 1993. Com isso, ele é o único piloto na história a vencer o mundial de F1 e as 500 Milhas por duas vezes,[3] e um dos 4 a integrar o seleto grupo de pilotos que encerraram suas carreiras sendo campeões da Formula Indy e da Formula 1. José Carlos Pace, Rubens Barrichello e Felipe Massa ganharam 1, 11 e 11 corridas respectivamente.

Stock Car Brasil[editar | editar código-fonte]

Ingo Hoffmann, maior campeão da história da Stock Car Brasil

Ingo Hoffmann é o maior campeão da história do Campeonato Brasileiro de Stock Car, com doze títulos. Os doze títulos foram nos anos de 1980, 1985, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993, 1994, 1996, 1997, 1998 e 2002, sendo também dono da maior número de títulos seguidos, num total 6. O Autódromo Velo Cittá em Mogi Guaçu recebeu três vezes a maior categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car.

Fórmula Truck/Copa Truck[editar | editar código-fonte]

É o maior ganhador da Fórmula Truck nos últimos anos, sendo campeão em 2007, 2009, 2011 e 2016

Basquete[editar | editar código-fonte]

Tem sede em Franca o Franca Basquete, maior campeão nacional do basquete brasileiro

Futebol[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Futebol de São Paulo

Handebol[editar | editar código-fonte]

Alexandra do Nascimento primeira handebolista brasileira a receber o prêmio de Jogador do Ano da IHF

No Handebol Masculino com exceção de 2005 e 2008 todas as edições da Liga Nacional foram comquistadas por equipes paulistas, sendo o Metodista de São Bernardo o time com mais títulos.[4]


Jogos Abertos do Interior[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Jogos Abertos do Interior

Jogos Regionais[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Jogos Regionais

Xadrez[editar | editar código-fonte]

Enxadristas paulistas, com o título de grande Mestre Internacional de Xadrez pela FIDE.

Um Felino híbrido é o cruzamento de dois animais de diferentes espécies da subfamília Felinae. A maior parte das combinações gerará descendentes estéreis, já que poucos hibridizam em condições naturais, e nem todas as combinações são viáveis ​​(por exemplo, entre o pequeno Prionailurus rubiginosus (gato ferrugem) e a Puma concolor (onça-parda).

Híbridos selvagens[editar | editar código-fonte]

Híbridos Leptailurus x Caracal[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Caraval e Servical

O caraval é um cruzamento entre um Caracal macho (Caracal caracal) e uma Serval fêmea (Leptailurus serval), enquanto um servical é o cruzamento de um serval macho e uma Caracal fêmea. Os primeiros servicais foram criados acidentalmente quando os dois animais foram alojados juntos no zoológico de Los Angeles. Os filhotes eram castanhos claros com manchas pálidas.

Híbridos Lynx x Lynx[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Blince

O blynx (ou blince ) é um híbrido de um lince vermelho (Lynx rufus) com algumas outras espécies do gênero Lynx. A aparência da prole depende de quais espécies de lince são usadas, pois o Lince-euroasiático (Lynx lynx) tem mais manchas que o Lince do canadá (Lynx canadensis). Esses híbridos foram criados em cativeiro mas também podem ocorrer naturalmente quando um lince não consegue encontrar um membro de sua própria espécie para acasalar.

Pelo menos sete desses híbridos foram relatados na natureza nos Estados Unidos. Em agosto de 2003, dois híbridos selvagens entre um lince do canada e o lince vermelho foram confirmados por análise de DNA no estado do Maine. Três híbridos foram identificados no nordeste de Minnesota. Estes foram os primeiros híbridos confirmados na natureza. Estudos de DNA mitocondrial mostraram que todos são o resultado de acasalamentos entre um lince canadense fêmea e um lince vermelho macho.

Os híbridos se assemelham mais aos linces vermelhos com corpos maiores e pés menores, mas eles têm algumas características lince canadense: longos tufos nas orelhas e caudas quase inteiramente pretas.

Híbridos Lynx x Felis[editar | editar código-fonte]

Um lince da selva é um híbrido entre o Lince vermelho (Lynx rufus) e o gato da selva (Felis chaus), (que não deve ser confundida com a raça Jungle Cat, (detalhada abaixo), criada como animal de estimação exótico. Gerações posteriores podem incluir genes domésticos, pois podem ser cruzadas para as raças domésticas Savannah, Mau egípcia, Serengeti e Pixie Bob, e com o caracal selvagem.

Híbridos Felis x Felis[editar | editar código-fonte]

O Euro-chaus é um híbrido artificial entre o Gato-bravo (Felis silvestris) e as subespécies de gatos da selva (Felis chaus). Não deve ser confundido com o Euro-chausie, que é um cruzamento entre a raça doméstica Chausie e um gato selvagem europeu (veja abaixo).

Híbridos Leopardus x Leopardus [editar | editar código-fonte]

Marlot (ou jaguacajá) é um híbrido entre um maracajá macho (Leopardus wiedii) e uma jaguatirica fêmea (Leopardus pardalis). Em maio de 1977, o https://en.wikipedia.org/wiki/Long_Island_Ocelot_Club anunciou o nascimento de uma marlot criada por Barbara Brocks com pais criados em cativeiro. Não havia descrição da marlot, mas as espécies-mãe têm padrões de roseta ou mármore em um fundo arenoso.1

Margay × oncilla Houve tentativas de cruzar a margem (Leopardus wiedii) com a oncilla (L. tigrinus) pela criadora holandesa Mme Falken-Rohrle na década de 1950. Estas parecem ter sido malsucedidas.2