Autódromo Velo Cittá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Autódromo Velo Città
Localização Mogi Guaçu,  Brasil
Operador FREC Empreendimentos Imobiliários
Inauguração 16 de junho de 2012
Maiores eventos www.autodromovelocitta.com.br
Superfície Asfalto
Comprimento do circuito 3.493 km ({{{Comprimento_mi}}} mi)
Curvas 14

O Autódromo Velo Città está localizado em uma propriedade particular no município de Mogi Guaçu, São Paulo, Brasil, a 180km da capital paulista.

Em Junho de 2012, o local teve sua homologação assinada pela Confederação Brasileira de Automobilismo. Depois, o projeto e as plantas foram remetidos à FIA (Federação Internacional do Automobilismo). O material passou por uma avaliação computadorizada que verificou os itens básicos. Com a validação do sistema, o Velo Città recebeu a visita de um inspetor, que o atestou apto para receber competições internacionais de Turismo e Gran Turismo, em Outubro de 2013.

Para conseguir a aprovação, o autódromo deve atender a uma série de requisitos, basicamente focados em segurança. São analisados: largura do circuito, tipo do asfalto, áreas de escape, guard rails, barreiras de pneus, zebras, muro dos boxes e alambrados de proteção, plataforma de sinalização, sistema de drenagem, quantidade de pontos de sinalização, além do Medical Center e Racing Control.

O Velo Città tem tudo isso dentro dos padrões internacionais e ainda oferece Racing Center, um espaço completo, com toda estrutura de vestiários, cozinha, sala de briefing e lounges, para receber qualquer tipo de evento, principalmente ligados ao mundo automotivo, além de bolsões de estacionamento, heliponto homologado ANAC e 8 boxes. Em março de 2014 foi inaugurado o paddock sobre os boxes, com capacidade para receber cerca de 500 convidados vip com a visão mais privilegiada da pista e também a torre de direção de prova.

Com 14 curvas, 15 postos de sinalização, 8 boxes, o traçado principal, conhecido como Circuito Externo Completo, tem 3.430 km de extensão, com um desnível de 45 metros. Não é uma pista de alta, tendo maioria das curvas de média e baixa velocidade. Há também há a opção de uso do Circuito Oeste, com 1.420 metros de extensão, do Circuito Leste (1.830m) ou o Circuito Leste com a perna do "H", totalizando 2.090m. Em Março de 2015, foram inauguradas as novas curvas Capirinha e Ferradura, tornando o circuito mais desafiador e veloz em eventos de competição profissional.

Com foco em competições e eventos fechados como track days, test-drives, coletivas de imprensa e cursos de pilotagem, o autódromo tem recebido inúmeros eventos desde sua inauguração, entre eles: 1000 Milhas Históricas Brasileiras, 500Km de São Paulo, Classic Cup, Porsche GT3 Cup Brasil, Lancer Cup, diversos lançamentos da indústria automotiva tais como Suzuki, Bentley, Pirelli, Michelin, Continental Pneus, Mitsubishi Motors, Mini Cooper, Jaguar, Land Rover, Mercedes-Benz, Audi, Grupo BMW, Renault, Nissan, Peugeot, FIAT, Chevrolet, Volkswagen, Ford, Honda Motos, Yamaha, Triumph entre vários outros. O mais moderno circuito do país está disponível para locação por diárias.

Em Fevereiro de 2015 foi inaugurada a pista offroad, com 2.500 metros de extensão e 18 obstáculos preparados para mostrar o que um veículo 4x4 ou um moto bigtrail é capaz de enfrentar.

Em Agosto de 2017 foi realizada a primeira prova da maior categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car. Junto com ela, a categoria Mercedes-Benz Challenge e Copa Petrobrás de Marcas completaram a programação, que pôde ser conferida de perto pelo público, que prestigiou o evento em uma arquibancada construída especialmente para a ocasião.

Referéncias[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.