Autódromo Velo Cittá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Autódromo Velo Città
Localização Mogi Guaçu,  Brasil
Operador FREC Empreendimentos Imobiliários
Inauguração 16 de junho de 2012
Maiores eventos www.autodromovelocitta.com.br
Superfície Asfalto
Comprimento do circuito 3.493 km ({{{Comprimento_mi}}} mi)
Curvas 14

O Autódromo Velo Città está localizado em uma propriedade particular no município de Mogi Guaçu, São Paulo, Brasil, a 180km da capital paulista.

Em Junho de 2012, o local teve sua homologação assinada pela Confederação Brasileira de Automobilismo. Depois, o projeto e as plantas foram remetidos à FIA (Federação Internacional do Automobilismo). O material passou por uma avaliação computadorizada que verificou os itens básicos. Com a validação do sistema, o Velo Città recebeu a visita de um inspetor, que o atestou apto para receber competições internacionais de Turismo e Gran Turismo, em Outubro de 2013.

Para conseguir a aprovação, o autódromo deve atender a uma série de requisitos, basicamente focados em segurança. São analisados: largura do circuito, tipo do asfalto, áreas de escape, guard rails, barreiras de pneus, zebras, muro dos boxes e alambrados de proteção, plataforma de sinalização, sistema de drenagem, quantidade de pontos de sinalização, além do Medical Center e Racing Control.

O Velo Città tem tudo isso dentro dos padrões internacionais e ainda oferece Racing Center, um espaço completo, com toda estrutura de vestiários, cozinha, sala de briefing e lounges, para receber qualquer tipo de evento, principalmente ligados ao mundo automotivo, além de bolsões de estacionamento, heliponto homologado ANAC e 8 boxes. Em março de 2014 foi inaugurado o paddock sobre os boxes, com capacidade para receber cerca de 500 convidados vip com a visão mais privilegiada da pista e também a torre de direção de prova.

Com 14 curvas, 15 postos de sinalização, 8 boxes, o traçado principal, conhecido como Circuito Externo Completo, tem 3.430 km de extensão, com um desnível de 45 metros. Não é uma pista de alta, tendo maioria das curvas de média e baixa velocidade. Há também há a opção de uso do Circuito Oeste, com 1.420 metros de extensão, do Circuito Leste (1.830m) ou o Circuito Leste com a perna do "H", totalizando 2.090m. Em Março de 2015, foram inauguradas as novas curvas Capirinha e Ferradura, tornando o circuito mais desafiador e veloz em eventos de competição profissional.

Com foco em competições e eventos fechados como track days, test-drives, coletivas de imprensa e cursos de pilotagem, o autódromo tem recebido inúmeros eventos desde sua inauguração, entre eles: 1000 Milhas Históricas Brasileiras, Classic Cup, Porsche GT3 Cup Brasil, Lancer Cup, diversos lançamentos da indústria automotiva tais como Suzuki, Bentley, Pirelli, Mitsubishi, Mini Cooper, Jaguar, Land Rover, Mercedes-Benz, Audi, Honda Motos, Triumph entre vários outros. O mais moderno circuito do país está disponível para locação.

Velo Città On Line: Em junho/2013, o autódromo foi pioneiro e lançou um aplicativo para smartphone. No app, é possível encontrar orientações para chegar ao local, previsão do tempo, programação detalhada dos eventos e acompanhar a cronometragem ao vivo. O download é gratuito e está disponível para os sistemas Android e iOS. Em agosto/2013, o Velo Città lançou seu site oficial, com todas as informações sobre o circuito, vídeos e fotos.

Em Fevereiro de 2015 foi inaugurada a pista offroad, com 2.500 metros de extensão e 18 obstáculos preparados para mostrar o que um veículo 4x4 ou um moto bigtrail é capaz de enfrentar.

Referéncias[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.