Usuário(a):BahYajé e Y4guarEtã/Desenvolvimento histórico dos princípios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tradução do conteúdo de "Wikipedia:Core content policies"[editar | editar código-fonte]

  • A tradução a seguir foi realizada pela ferramenta de tradução da própria Wikipédia.

O conteúdo da Wikipédia é regido por três políticas principais de conteúdo : ponto de vista neutro, verificabilidade e nenhuma pesquisa original . Os editores devem se familiarizar com os três, interpretados em conjunto:

  1. Ponto de vista neutro ( WP:NPOV ) – Todos os artigos da Wikipédia e outros conteúdos enciclopédicos devem ser escritos de um ponto de vista neutro, representando pontos de vista significativos de forma justa, proporcional e sem preconceitos.
  2. Verificabilidade ( WP:V ) – O material contestado ou susceptível de ser contestado, e todas as citações, devem ser atribuídas a uma fonte confiável e publicada. Na Wikipedia, verificabilidade significa que as pessoas que lêem e editam a enciclopédia podem verificar se a informação vem de uma fonte confiável .
  3. Nenhuma pesquisa original ( WP:NOR ) – a Wikipédia não publica o pensamento original: todo o material na Wikipédia deve ser atribuído a uma fonte confiável e publicada . Os artigos não podem conter nenhuma nova análise ou síntese de material publicado que sirva para avançar uma posição não claramente defendida pelas fontes.

Essas políticas determinam o tipo e a qualidade do material que é aceitável nos artigos da Wikipédia. Por se complementarem, não devem ser interpretados isoladamente. Os princípios nos quais essas declarações de política se baseiam não são substituídos por outras políticas ou diretrizes ou pelo consenso dos editores. Estas três páginas de política podem ser editadas apenas para melhorar a aplicação e explicação dos princípios.

História[editar | editar código-fonte]

" No original research " (NOR) tem suas origens na política do " ponto de vista neutro " (NPOV) e no problema de lidar com pesos indevidos e teorias marginais . A política central da Wikipédia, NPOV, destina-se a fornecer uma estrutura em que editores com pontos de vista diversos, muitas vezes conflitantes e até opostos possam colaborar na criação de uma enciclopédia. Ele o faz por meio do princípio de que, embora muitas vezes seja difícil para as pessoas concordarem sobre o que é a verdade, é muito mais fácil para as pessoas concordarem sobre o que elas e os outros acreditam ser a verdade. Portanto, a Wikipedia não usa a "verdade" como critério de inclusão. Em vez disso, visa dar conta de visões diferentes e notáveis da verdade. Codificada pela primeira vez em fevereiro de 2001, o objetivo da política NPOV é produzir uma enciclopédia imparcial.

Nos dois anos que se seguiram, muitos conflitos nas páginas de discussão de artigos envolveram acusações de que os editores estavam violando o NPOV, e ficou claro que essa política, que forneceu uma base filosófica para a Wikipedia, precisava ser complementada. Os wikipedistas desenvolveram o conceito de " verificabilidade " (V) como forma de garantir a precisão dos artigos, incentivando os editores a citar as fontes; esse conceito foi estabelecido como política em agosto de 2003 . A verificabilidade também foi promovida como forma de garantir que visões notáveis fossem representadas, sob a suposição de que as visões mais notáveis eram mais fáceis de documentar com as fontes. A notabilidade é especialmente importante porque, embora o NPOV incentive os editores a adicionar pontos de vista alternativos e múltiplos a um artigo, ele não afirma que todos os pontos de vista são iguais. Embora o NPOV não afirme que alguns pontos de vista são mais verdadeiros do que outros, ele reconhece que alguns pontos de vista são sustentados por mais pessoas do que outros. Representar com precisão uma visão, portanto, também significa explicar quem tem a visão e se é uma visão majoritária ou minoritária.

Logo ficou evidente que os editores que rejeitavam uma visão majoritária muitas vezes ordenavam fontes para argumentar que uma visão minoritária era superior a uma visão majoritária — ou até acrescentavam fontes para promover a visão do próprio editor. Portanto, a política de NOR foi estabelecida em 2003 para lidar com usos problemáticos de fontes. A motivação original para o NOR era evitar que os editores introduzissem visões marginais na ciência, especialmente na física — ou excluíssem visões verificáveis que, no julgamento dos editores, estivessem incorretas. [1] Logo ficou claro que a política deveria ser aplicada a qualquer editor que tentasse introduzir seus próprios pontos de vista em um artigo. Isso também levou ao refinamento e à criação de subseções que tratam do balanço de cobertura .

Em sua forma inicial, a política destacou edições para exclusão que:

  • Introduzir uma teoria ou método de solução;
  • Introduzir ideias originais;
  • Definir termos existentes de diferentes maneiras; ou introduzir neologismos ;

e estabelecidos como critérios para inclusão de edições que apresentem:

  • Ideias que foram aceitas para publicação em um periódico revisado por pares; ou
  • Ideias que se tornaram dignas de notícia: foram repetidamente e independentemente relatadas em jornais ou notícias (como a história da fusão a frio ).

À medida que uma comunidade mais diversificada de editores foi atraída para a Wikipedia, ficou claro que outros tópicos além da física, como política, religião e história, estavam atraindo pesquisas originais. Surgiu a necessidade de buscar uma abordagem mais sistemática para definir a pesquisa original e orientar os editores a evitá-la. [2] Os princípios de "verificabilidade" e "nenhuma pesquisa original" se sobrepõem, e foi feita uma tentativa em 2007 de combinar as duas páginas em uma (veja Wikipedia: Attribution ), mas não conseguiu obter consenso.

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Consenso da comunidade[editar | editar código-fonte]

Para determinar o consenso da comunidade e resolver disputas em andamento, foram estabelecidos procedimentos de resolução de conflitos com locais de discussão específicos de tópicos relacionados às políticas de conteúdo principais. Por exemplo:

Veja também[editar | editar código-fonte]

artigos[editar | editar código-fonte]

Protocolos[editar | editar código-fonte]

Ensaios e páginas de informações[editar | editar código-fonte]

  • Wikipedia:Administration – discute a estrutura administrativa humana da Wikipedia, bem como seus componentes não humanos.
  • Wikipedia:Advocacy – discute como a Wikipedia não é um local para aumentar a visibilidade de uma questão ou agenda.
  • Wikipedia:Crítica – discute como os artigos devem incluir pontos de vista positivos e negativos de fontes confiáveis, sem dar peso indevido a pontos de vista específicos, negativos ou positivos.
  • Wikipedia:Aqui para construir uma enciclopédia – sobre como os wikipedistas estão aqui para construir uma enciclopédia, ou seja, uma obra de referência pública neutra sobre determinados tópicos.
  • Wikipedia:Propósito – descreve o motivo da Wikipedia ser por seus fundadores.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. Wikipedia's co-founder, Jimmy Wales, has described the original research policy as originating "primarily as a practical means to deal with physics cranks, of which of course there are a number on the web. The basic concept is as follows: it can be quite difficult for us to make any valid judgment as to whether a particular thing is true or not. It isn't appropriate for us to try to determine whether someone's novel theory of physics is valid, we aren't really equipped to do that. But what we can do is check whether or not it actually has been published in reputable journals or by reputable publishers. So it's quite convenient to avoid judging the credibility of things by simply sticking to things that have been judged credible by people much better equipped to decide. The exact same principle will hold true for history, though I suppose the application will in some cases be a bit different and more subtle." Wales, Jimmy. "Original research", 2004-12-03.
  2. Wales, Jimmy. "Original research", 2004-12-06.

Vistas externas[editar | editar código-fonte]

As políticas de conteúdo da Wikipédia têm sido objeto de estudos acadêmicos e acumularam muitos livros que discutiram o tema.