Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Karine Pinheiro/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

João Gabbardo dos Reis(Porto Alegre, 21 de dezembro de 1955) é médico, atual secretário de Estado da Saúde do Rio Grande do sul e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1980 e especializado em Pediatria pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre em 1981, João Gabbardo ingressou no Governo do Estado do Rio Grande do Sul no mesmo ano através de concurso para Médico de Saúde Pública. Em 1982 assumiu como Médico Pediatra concursado pelo Ministério da Previdência Social. Foi Secretário Municipal de Saúde de Santa Rosa em 1993 e 1994. Permaneceu no Ministério da Saúde com os ministros Adib Jatene, Carlos Albuquerque, Barjas Negri e José Serra.

Adepto de uma vida saudável, João Gabbardo apoia o combate ao tabagismo, drogas e do uso abusivo de álcool, além de recomendar uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

Secretaria de Saúde e do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (SSMA)[editar | editar código-fonte]

Assumiu a chefia de gabinete da SSMA em 1989 e foi representante desta Secretaria no Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES/RS). Em 1988 foi coordenador de Implantação de SUDS-RS e membro da Comissão Nacional de Implantação do SICAPS (Sistema Informatizado de Controle Ambulatorial). Em 1989 foi também Secretário-Executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e diretor da Diretoria de Articulação com os Prestadores de Serviço (DAPS).

Ministério da Saúde[editar | editar código-fonte]

Em 1986 assumiu como chefe de medicina social do Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (INAMPS) da Agência Santa Rosa passando pelos cargos de diretor da divisão local de Medicina Social, secretário de Medicina Social da Superintendência Regional e coordenador Regional de Administração das Unidades Assistenciais do INAMPS. Em 1995 assumiu o gerenciamento do Planejamento do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em 1996 foi coordenador do Grupo de Trabalho para Elaboração de Instrumento e Metodologia para recadastramento da Rede Hospitalar do SUS e diretor do Departamento de Desenvolvimento, Controle e Avaliação. De 1996 à 1999 foi coordenador do Comitê Executivo do Programa de Integração de Ensino Serviço (PIES/MS) e em 1999 foi coordenador da Comissão Nacional de Assessoria Farmacêutica e gerente do Programa de Acompanhamento Ambulatorial, Hospitalar e Emergencial do Avança Brasil. Em 2000 foi presidente da Câmara de Julgamento de Impugnação de Ressarcimento dos Planos Privados de Saúde e em 2001 foi presidente da Comissão Executiva designada para elaborar novo Sistema de informação para procedimento de média e alta complexidade do SUS. Foi também secretário substituto da Secretaria de Assistência de Saúde (SAS/MS).

Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF)[editar | editar código-fonte]

Foi superintendente do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal de 2010 à 2014 tornando o ICDF um dos maiores centros transplantadores do Brasil.

Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES)[editar | editar código-fonte]

Secretário adjunto e diretor-geral desde 2003, em 2006 foi escolhido pelo governador Germano Rigotto para substituir o então secretário Osmar Terra. No momento é o atual secretário desta Secretária de Saúde desde 2015.