Usuário:Music01/Testes/Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Elvis Presley
Informação geral
Nome completo Elvis Aaron Presley
Também conhecido(a) como Rei do rock and roll, Elvis the Pelvis
Nascimento 8 de janeiro de 1935
Local de nascimento Tupelo, Mississippi
 Estados Unidos
Morte 26 de agosto de 1977 (42 anos)
Local de morte Memphis, Tennessee
Gênero(s) Rock and roll, pop, rockabilly, country, blues, gospel, soul, R&B, adult contemporary
Ocupação(ões) Músico, cantor
Extensão vocal Barítono
Outras ocupações Ator
Gravadora(s) Sun, RCA Victor, HMV
Afiliação(ões) The Bloom Moon Boys, The Jordanaires, The Imperials
Página oficial http://www.elvis.com

Elvis Aaron Presley (8 de janeiro de 1935 — 16 de agosto de 1977), mais conhecido como Elvis Presley, foi um cantor, músico e ator estadunidense. Considerado um dos ícones culturais mais significantes do século XX, ele geralmente é referido como "o rei do rock and roll", ou simplesmente "o rei". Presley nasceu em Tupelo, Mississippi e, aos 13 anos, mudou-se com sua família para Memphis, Tennessee. Sua carreira musical começou em Memphis no ano de 1954, quando ele gravou uma canção com o produtor Sam Phillips na gravadora Sun Records. Acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore e o baixista Bill Black, Presley foi um dos primeiros popularizadores da rockabilly, uma fusão de batidas rápidas do country e do R&B.

A RCA Victor adquiriu seu contratado em um acordo feito pelo coronel Tom Parker, que serviu como o empresário do cantor por mais de duas décadas. "Heartbreak Hotel", primeiro single de Presley sob contrato com a RCA, foi lançado em janeiro de 1956 e tornou-se um grande sucesso nos Estados Unidos. O artista foi considerado a principal figura do rock and roll após uma série de aparições televisivas bem sucedidas e canções que atingiram a primeira posição em diversas tabelas musicais. Suas energizadas interpretações de músicas e performances feitas em estilo sexualmente provocantes, combinadas com uma mistura singularmente potente de influências ao longo das linhas coloridas que coincidiram com o surgimento do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, tornaram-no imensamente popular e também controverso.

Presley fez sua estreia cinematográfica em novembro de 1956 com Love Me Tender. Em 1958, ele foi convocado para o serviço militar. O artista retomou suas atividades fonográficas dois anos depois, produzindo alguns de seus trabalhos mais bem sucedidos comercialmente antes de dedicar grande parte da década de 1960 para fazer filmes em Hollywood e suas trilhas sonoras correspondentes, muitas das quais obtiveram uma recepção crítica ruim. Em 1968, após uma pausa de sete anos de shows, Presley retornou aos palcos em seu aclamado especial televisivo de retorno Elvis, que levou à extensão de um concerto de residência em Las Vegas e uma série de turnês bem sucedidas. Cinco anos depois, o cantor foi destaque no primeiro concerto globalmente transmitido via satélite, Aloha from Hawaii. Diversos anos de abuso de drogas prescritivas danificaram sua saúde, e ele faleceu em 1977 aos 42 anos de idade.

Presley é um dos músicos mais célebres e influentes do século XX. Comercialmente bem sucedido em diversos gêneros musicais, incluindo pop, blues e gospel, ele é o intérprete solo de maior sucesso na história, com vendas mundiais estimadas em 600 milhões de cópias; de acordo com a Recording Industry Association of America (RIAA), Presley é o terceiro artista com maior número de vendas nos Estados Unidos, com 134.5 milhões de unidades certificadas, ficando apenas atrás de Garth Brooks e o grupo britânico The Beatles. Ele venceu três Grammy Awards, recebendo o Grammy Lifetime Achievement Award aos 36 anos, e foi introduzido em múltiplos salões da fama, como Rock and Roll Hall of Fame e GMA Gospel Music Hall of Fame. A revista Billboard nomeou-o como o quarto artista mais bem sucedido em suas tabelas musicais, enquanto a Forbes nomeou-o como a segunda celebridade morta que obtêm mais ganhos, com US$ 55 milhões conquistados até 2011 — ficando apenas atrás de Michael Jackson.

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

Anos iniciais[editar | editar código-fonte]

Infância em Tupelo[editar | editar código-fonte]

Casa onde Presley nasceu, situada em Tupelo, Mississippi.

Elvis Aaron Presley nasceu em 8 de janeiro de 1935 em Tupelo, Mississippi, filho de Gladys Love (25 de abril de 1912 — 14 de agosto de 1958) e Vernon Elvis Presley (10 de abril de 1915 — 26 de junho de 1979), na pequena casa de dois quartos construída pelo pai de Vernon na preparação para o nascimento da criança. Jesse Garon Presley, seu irmão gêmeo idêntico, foi declarado natimorto 35 minutos do nascimento de Elvis. Como filho único, Elvis aproximou-se de seus pais e formou uma ligação especialmente estreita com sua mãe. A família fez parte de um coral de uma igreja da Assembleia de Deus, onde ele encontrou suas primeiras inspirações musicais.

A ascendência de Presley é uma mistura da Europa Ocidental, incluindo escoceses-irlandeses, escoceses, alemães e franceses normandos. A tatara-tatara-vó de Gladys, Morning Dove White, era possivelmente uma Cherokee nativo-americana. Gladys foi considerada por parentes e amigos como a integrante dominante da pequena família. Vernon mudou-se de um trabalho ímpar para outro, evidenciando pouca ambição. A família precisou diversas vezes da ajuda de vizinhos e de assistência alimentar do governo. Os Presley sobreviveram a um tornado F5, que ocorreu durante o surto de tornados nas cidades de Tupelo e Gainesville em 1936. Em 1938, eles perderam sua casa após Vernon ser considerado culpado de fraudar um cheque escrito pelo proprietário residência, Orville S. Bean, o fazendeiro diário e produtor de leite e gado para quem ele então trabalhava. Vernon foi preso por oito meses, e Gladys e Elvis mudaram-se com seus parentes.

Em setembro de 1941, Presley entrou na primeira série no Consolidado de East Tupelo, onde seus instrutores o consideraram "médio". Ele foi incentivado a entrar em um concurso de canto depois de impressionar seu professor com uma regravação de "Old Shep", de Red Foley, durante uma de suas orações diurnas. O concurso, feito no Mississippi-Alabama Fair and Dairy Show em 3 de outubro de 1945, foi sua primeira performance pública: vestido como um vaqueiro, Presley, então com 10 anos, sentou-se em uma cadeira para alcançar o microfone e cantou "Old Shep", vindo a ser colocado na quinta posição. Meses depois, Presley recebeu em seu aniversário de dez anos sua primeira guitarra; ele esperava por algo diferente — como uma bicicleta ou um rifle. No ano seguinte, ele fez aulas básicas de guitarra com dois de seus tios e o novo pastor na igreja da família. Elvis mais tarde lembrou: "Eu peguei a guitarra e vi as pessoas, e aprendi a tocar um pouco. Mas eu nunca iria cantar em público. Eu era muito tímido sobre isso".

Entrando em uma nova escola, Milam School, para cursar a sexta série em setembro de 1946, Presley foi considerado como um solitário. No ano seguinte, ele começou a levar sua guitarra em uma base diária. Ele tocava o instrumento e tocava durante seu horário de almoço, e muitas vezes provocava como uma criança "inútil" que tocava música caipira. A família passou a viver em uma vizinhança predominantemente negra. Um devoto do programa de Mississippi Slim na rádio de Tupelo WELO, Presley foi descrito como "louco por música" pelo irmão mais novo de Slim, um colega de classe de Elvis, que muitas vezes o levava para a estação. Slim suplementou as aulas de guitarra de Presley, apresentando-lhe técnicas de acordes. Quando Presley estava com 12 anos de idade, Slim agendou-lhe duas performances ao vivo na rádio. Elvis foi superado por seu medo de palco pela primeira vez, mas conseguiu realizar as apresentações na semana seguinte.