Usuário(a):Natynaturo/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

rin-yoku (Forest bathing): a systematic review and meta-analysis. BMC Complement Altern Med. 17: 409 (2017).

Naturologia[editar | editar código-fonte][editar | editar código-fonte]

A Naturologia é uma racionalidade em Saúde Integrativa que se dedica ao estudo e à aplicação de práticas terapêuticas naturais, buscando promover o equilíbrio e a harmonia do corpo e da mente. Os profissionais de naturologia, conhecidos como Naturólogos, utilizam abordagens como fitoterapia, acupuntura, auriculoterapia, terapias manuais, técnicas de relaxamento, orientação nutricional (Trofoterapia), Geoterapia, Aromaterapia, reflexologia, ventosaterapia, Medicina Tradicional Chinesa, Ayurveda, PICs (Práticas Integrativas e Complementares).

A abordagem e os métodos naturológicos têm por base o vitalismo, ou seja, que acredita que o organismo tem sua própria capacidade de regeneração e outras práticas para ajudar na promoção da saúde, na prevenção e no tratamento de diversas condições.

Infelizmente a Naturologia é ainda muito subjugada, com o argumento de falta de respaldo científico. Mas com uma breve consulta à base de dados respeitadas da área da saúde como Scielo, Pubmed, cabsin, bvsi  e Cockrane, podemos constatar suas evidências e como seu número aumenta nos últimos anos. Apesar da Naturologia contar com saberes milenares, já apresentam respaldo científico. É comum que naturólogos assumam tratamentos multiprofissionais, ou seja, atuem em pareceria com outros profissionais, como médicos, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, já que o ser humano é complexo e necessita de cada profissional abordando a dimensão que é de sua responsabilidade.

Muitos se confundem sobre a diferença entre Naturologia e Naturopatia.

Ambas estudam a Saúde e Complexidade Humana, as PICS e as Racionalidades Médicas (Medicinas Chinesa e Ayurvédica). No Brasil, a Naturopatia é ofertada como curso livre ou de Pós-Graduação, com duração aproximada de 2 anos. É um conhecimento transdisciplinar que dialoga com saberes tradicionais, evidências científicas e diversas áreas do saber.

Já a Naturologia é ofertada como Graduação, com duração de 3 ou 4 anos. No Bacharelado de Naturologia os alunos estudam, além das disciplinas voltadas para as PICS, as disciplinas básicas da área da saúde, como Anatomia, Fisiologia e Farmacologia. Existe o aprofundamento nos 5 pilares da Naturologia, que se referem ao estudo da complexidade humana e o desenvolvimento dos atendimentos de Naturologia e estes são: Presença, Empatia, Integralidade, Autonomia e Corresponsabilidade.

A Naturologia apresenta uma grande capacidade para realizar tratamentos em saúde, principalmente quando se lida com questões crônicas. É de suma importância se ressaltar que o tratamento Naturológico não exclui o tratamento Médico Ocidental uma vez que cada um visa seguir por um caminho, sendo de suma importância que ambos profissionais tenham conhecimento do tratamento exercido por outro profissional para que não haja interação de possíveis práticas incluindo interações medicamentosas.

Curiosidade:[editar | editar código-fonte][editar | editar código-fonte]

O termo "Naturologia" foi cunhado no Brasil, a nível internacional o curso é ofertado, porém chamado de Naturopatia (Naturopathy) o que gera a confusão a respeito dos dois termos.

Historia:[editar | editar código-fonte][editar | editar código-fonte]

A historia da naturologia se expande pelo mundo. É reconhecida pela OMS e World Naturopathic Federation.

Pics:[editar | editar código-fonte][editar | editar código-fonte]

Hoje em dia as pics contam com diversas referencias bibliográficas e evidencias cientificas. As pics são

Aromaterapia

Acupuntura

Raferencias:[editar | editar código-fonte][editar | editar código-fonte]

Base:

https://cabsin.org.br

https://www.abrana.org.br/naturologia/

https://mtci.bvsalud.org/pt/mapas-de-evidencia-2/

Mapa de evidencias:

https://cabsin.org.br/mapas-de-evidencias/

Mapa de pesquisas:

https://cabsin.org.br/evidencias-em-saude-integrativa/

https://worldnaturopathicfederation.org/about-naturopathy/#history-section

Mtc:

https://www.ebramec.edu.br

https://cabsin.org.br/como-as-mtci-observam-a-crianca-e-o-adolescente/

Pics na dor cronica:

https://cabsin.org.br/mapa-evidencias-pics/

Pics na hipertensção:

https://cabsin.org.br/pics-e-hipertensao-o-que-a-ciencia-nos-revela/

Auriculo

https://cabsin.org.br/auriculoterapia_ciencia/

https://portalidea.com.br/cursos/terapia-auricular--auriculoterapia--apostila03.pdf

https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/85354633/enf05214-libre.pdf?1651508131=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DEfecto_de_la_auriculoterapia_sobre_la_an.pdf&Expires=1702502545&Signature=OaMU~AknRiu4V14EBsT6b7uiC01WkXLq2pNx2SvH69RICu6oKYvEjizGjjySU9vGs0TFUt1TLj0qXl9BrnV8XXe1EDcFMdAQKPQJ0XHrl-Ht89z1W1jMhPL4LgIgysxM0wBZV~qkf1BJpHKvfHpx4Detf3seifx3zzSzUywbSFxyKj5gZKieakPtU~7ecnH3jA0jhrUSS-KEutu3KqigR3bN7VusQIEPGFBTQaOo-E~mGTQRRWYrOErz-nv4Dbr1MANWJZJvzU0bMpokMidLL4oLIk2WcagkKsmuaZny9L2uagXpyvt3bBGWoAe74VEuCq0FzXlzIs8FTqhWBWHVYQ__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA

Florais de bach:

https://www.scielo.br/j/rbfar/a/t7g5zjVqgBsZh44dPrMTFnR/

Moxa:

https://cabsin.org.br/moxa/

Ventosaterapia:

https://cabsin.org.br/ventosa-2/

Oncologia integrativa:

https://cabsin.org.br/oncologia-integrativa-na-saude-publica/

https://cabsin.org.br/pics-eficazes-cancer/

Mapeamento de Evidência de plantas medicinais brasileiras, aromaterapia, apiterapia, homeopatia, ventosaterapia e moxabustão.:

https://cabsin.org.br/mapadeenvidenciaspics/

Historia da Reflexologia:

https://cabsin.org.br/a-reflexologia-desde-a-antiguidade/

Bases cientificas da acupuntura:

https://cabsin.org.br/acupuntura-bases-cientificas-e-sua-aplicacao-no-brasil-e-no-mundo/

Praticas corporais da Mtc:

https://cabsin.org.br/tai-chi-chuan/

Tratando a insônia e os distúrbios do sono: Evidências científicas demonstram que recursos das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI), como acupuntura, aurículoterapia, fitoterapia, meditação, práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa, shantala e yoga, são eficazes no cuidado deste problema:

https://cabsin.org.br/insonia-quase-metade-da-populacao-mundial-sofre-de-disturbio-do-sono/

fitoterapia:

https://cabsin.org.br/as-contribuicoes-das-praticas-integrativas-para-o-tratamento-da-diabetes/

Referências Bibliográficas[editar | editar código-fonte][editar | editar código-fonte]

  1. Yang, H., Wu, X. & Wang, M. The Effect of Three Different Meditation Exercises on Hypertension: A Network Meta-Analysis. Evidence-based Complement. Altern. Med. 2017, (2017).
  2. Lauche, R., Langhorst, J., Lee, M. S., Dobos, G. & Cramer, H. A systematic review and meta-analysis on the effects of yoga on weight-related outcomes. Prev. Med. (Baltim). 87, 213–232 (2016).
  3. Guo, X., Zhou, B., Nishimura, T., Teramukai, S. & Fukushima, M. Clinical effect of Qigong practice on essential hypertension: A meta-analysis of randomized controlled trials. J. Altern. Complement. Med. 14, 27–37 (2008).
  4. Gao, J. et al. The effect of auricular therapy on blood pressure: A systematic review and meta-analysis. Eur. J. Cardiovasc. Nurs. 19, 20–30 (2020).
  5. Wang, H. P., Yang, J., Qin, L. Q. & Yang, X. J. Effect of Garlic on Blood Pressure: A Meta-Analysis. J. Clin. Hypertens. 17, 223–231 (2015).
  6. Al Khodor, S., Reichert, B. & Shatat, I. F. The microbiome and blood pressure: can microbes regulate our blood pressure? Front. Pediatr. 5, 138 (2017).
  7. Ideno, Y., Hayashi, K., Abe, Y., Ueda, K., Isso, H., Noda, M., Lee, J. & Suzuki. S. Blood pressure-lowering effect of Shinrin-yoku (Forest bathing): a systematic review and meta-analysis. BMC Complement Altern Med. 17: 409 (2017).

https://cabsin.org.br/evidencias-em-saude-integrativa/

https://cabsin.org.br/mapas-de-evidencias/

https://bvsalud.org

https://cabsin.org.br/timeline/aula-sobre-o-cabsin-disciplina-de-praticas-integrativas-na-faculdade-de-medicina-de-botucatu-fmb-unesp/

https://mtci.bvsalud.org/pt/mapas-de-evidencia-2/

https://www.scielo.br/j/rbfar/a/t7g5zjVqgBsZh44dPrMTFnR/