Usuário(a):Oreporter/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Repórter (site)[editar | editar código-fonte]

O Repórter é um site de notícias de Cachoeirinha e Gravataí, no Rio Grande do Sul.

oreporter.net
Slogan Compromisso com o leitor
Requer pagamento? Não
País de origem Brasil
Endereço eletrônico https://www.oreporter.net

História[editar | editar código-fonte]

O site foi lançado em 1 de março de 2016 e possui diversas editorias como política, esporte, segurança e saúde. Com a utilização de ferramentas que favorecem a circulação de informação sem custo para os leitores, o site tem atuado na divulgação de diversas iniciativas das comunidades dentro do conceito de jornalismo local.

Jornalismo local[editar | editar código-fonte]

O site oreporter.net faz o chamado jornalismo de cidade, também conhecido como jornalismo local ou ainda noticiário local. A cobertura dada por um veículo de imprensa local se foca nos assuntos que afetam diretamente o cotidiano das pessoas. São assuntos que não geram interesse em pessoas de outras cidades e tampouco num nível nacional ou internacional. A cobertura, onde o jornalista se faz presente para ouvir os envolvidos em fatos e acontecimentos, se restringe ao território de um município ou região.

Dentro do jornalismo local existe ainda o jornalismo de bairro. Geralmente, a equipe se resume no máximo em duas pessoas, podendo contar com colaboradores que escrevem colunas opinativas. Este tipo de jornalismo dá voz para comunidades que não conseguem fazer chegar nas esferas públicas seus anseios.

Com a crise econômica do Brasil, muitos desses projetos que utilizavam a plataforma impressa para distribuição de conteúdo, migraram para o meio online. O jornalismo online vem crescendo no país nos últimos anos com o fechamento de vários jornais impressos. A história da imprensa no Brasil vem sendo reescrita a cada dia.

Um exemplo da relevância do jornalismo local pode ser vista em uma reportagem do site oreporter,net denunciando a necessidade de melhora nos serviços do Detran/RS em Cachoeirinha. O próprio Detran/RS, depois de informar que faria uma inspeção, republicou a matéria do site em seu portal.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Site denuncia, Detran/RS anuncia inspeção e republica matéria em seu portal

Sítio oficial

Primeiro ano de atividades

Ranking no Alexa

Bibliografia[editar | editar código-fonte]