Usuário(a):Wesley.s.f/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Centro de documentação[editar | editar código-fonte]

Registros de informação em Centro de Documentação

Centro de documentação (também conhecido como CEDOC), é uma instituição ou serviço responsável pela centralização de documentos e disseminação de informações[1], ou seja, é um local que reúne documentos nos mais variados suportes, seja documento audiovisual, impresso ou em bases de dados, e na maior parte dos casos está associado a alguma instituição. Estes centros de documentação costumam ser frequentados principalmente por pesquisadores, professores e estudantes mediante a suas necessidades de explorar conteúdos que remetem ao histórico da instituição, porém muitos destes centros de documentação é aberto a comunidade geral, estabelecendo assim o acesso a informação.

Funções do centro de documentação[editar | editar código-fonte]

O centro de documentação possui funções importantes dentro de uma organização. Segundo Paes,[2] os CEDOCs tem como intuito preservar, organizar, armazenar e recuperar a informação de uma determinada instituição. Desse modo, é desenvolvido uma gestão técnica da informação e dos documentos no âmbito administrativo ou histórico de alguma organização, participando deste modo na preservação da memória Organizacional. Estes centros estão presentes na maioria das empresas, universidades e órgãos públicos e geralmente são fundamentais para a preservação e fortalecimento da identidade cultural da corporação.

Em muitos casos, este setor atua como um centro de referência, pois pode oferecer materiais informacionais para profissionais de diversas áreas, tornando-se desse modo, um repositório informacional, em algumas situações os CEDOCs tem como objetivo principal a prestação de serviços voltados para a pesquisa em que os usuários internos ou externos da instituição fazem o uso das informações fornecidas, destacando assim a sua função de apoio a pesquisa. Entretanto, é importante ressaltar que o centro de documentação não é um órgão acumulador de documentos, mas um sistema de disponibilização da informação que abrange o máximo de conteúdo da instituição que esteja inserido.[3]

Os CEDOCs em muitos casos é confundido pela sociedade com arquivos, museus e bibliotecas.Entretanto, os centros de documentação possui elementos destas três entidades situados em um único ambiente institucional. Souza[4] relata que os serviços oferecidos pelos CEDOCs estão presentes em diversas empresas, inclusive em telejornais, na qual buscam informações para abordar o assunto apresentado em seu centro de documentação, porém estes serviços são desconhecidos por grande parte da sociedade.

Centros de documentação no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil os CEDOCS estão localizados em diferentes partes do País por armazenarem registros de temáticas distintas. Alguns exemplos de CEDOCS no Brasil são:

Referências

  1. Arquivo Nacional (2005). Disponível em:<http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/dicionrio_de_terminologia_arquivistica.pdf>(PDF). Acesso em 14 de nov. de 2018.
  2. PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 6 reimp. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
  3. REZENDE, Eliana. Qual o valor do centro de documentação e/ou memória.2017. Disponível em: <http://eliana-rezende.com.br/qual-o-valor-de-um-centro-de-documentacao-eou-memoria/>. Acesso em 08 nov. 2018.
  4. SOUZA, F. W. Arquivo e centro de documentação: semelhanças e diferenças, teoria e prática. Ágora, v. 26, n. 52, p. 30-48, 2016.


Categoria:Documentos Categoria:informação Categoria:Sistemas de informação Categoria:Ciência da informação