Usuário(a) Discussão:85.88.134.35

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bandeira do Brasil[editar código-fonte]

Caro, como está bem claro na introdução do verbete, aquele artigo refere-se às bandeiras do Brasil propriamente ditas, não às bandeiras dos reis portugueses, nem à bandeira marítima de Portugal, nem à bandeira da Cia. das Índias (que usava a mesma em todos os territórios ocupados). Você colocou em terceiro plano aquilo que é o objeto de estudo desse artigo: a evolução da bandeira do Brasil. Preferiu entupir o verbete com todo e qualquer estandarte por lá tremulado em seus 500 anos de história.

Afirmo que já há verbete adequado para a bandeira portuguesa e toda sua evolução, incluindo suas bandeiras navais, obviamente todas elas estendidas sobre os territórios ocupados pelo império português. Nada disso interessa ao verbete em questão, havendo, porém, as devidas indicações para quem quiser saber mais a respeito.

Suas alterações, unilaterais, afetam a proposta do artigo e, ante resistência, devem ser discutidas na aba de discussão. A guerra de edições é considerada vandalismo e, se persistir, serei obrigado a pedir a interveniência de um administrador. tony :: jeff ¿ 21h18min de 6 de março de 2012 (UTC)[responder]


Diferenças ortográficas[editar código-fonte]

Caro editor,
Sua contribuição para a Wikipédia é bem-vinda. A Wikipédia em português é escrita e lida por falantes portugueses, brasileiros, africanos, timorenses e não só. Por isso devemos conviver com todas as variantes da língua e ser tolerantes para com as diferenças.

Assim, não mude a grafia brasileira de certas palavras para a luso-africana (por exemplo, seção para secção; tênis para ténis, etc.) nem o inverso, como fez no artigo Fatura. Para mais informações recomendo-lhe a leitura da página Versões da língua portuguesa. Caso já possua uma conta na Wikipédia, está a sua disposição um conversor de idiomas que produz automaticamente versões dos artigos na grafia com a qual está acostumado.

Aproveito para lembrar que, apesar da Wikipédia lusófona privilegiar o uso das normas do Acordo Ortográfico de 1990 nas suas páginas oficiais (políticas, recomendações, etc.), qualquer usuário é livre de utilizar nas suas edições as regras ainda vigentes no Brasil (Formulário Ortográfico de 1943) ou as dos restantes países lusófonos (Acordo Ortográfico de 1945), não sendo toleradas alterações de uma norma para outra. Para mais informações recomendo-lhe a leitura das páginas Ortografia e Usar o acordo ortográfico.

Claro que, como é evidente, está à vontade para emendar erros ortográficos reais e que não derivem das diferenças entre as normas utilizadas na língua portuguesa.

Obrigado pelo interesse demonstrado e boas contribuições! Márcio Muniz Qual foi? 11h54min de 13 de junho de 2012 (UTC)[responder]

Edições em "Aviação ligeira militar".[editar código-fonte]

Olá.

Vi esta sua edição em aviação ligeira militar e acredito que, pelo menos em parte, a inclusão da predefinição {{Versão PT-EU}} tenha sido motivada por esta minha edição, o que me leva a crer que você interpretou minha edição de maneira divergente do que realmente me motivou a editar o artigo. Por isto, resolvi vir aqui deixar registrados alguns argumentos que eu acredito que ajudarão você a compreender melhor o real objetivo da minha edição:

  • Antes de mais nada: sou brasileiro e sou um dos que defendem que os artigos devem ser editados da maneira mais abrangente e completa possível. Não tenho nenhum preconceito com a grafia do português europeu, ou com o ponto de vista europeu, nem nada do gênero. Muito pelo contrário. Só para citar um exemplo: o artigo usucapião passou um bom tempo abordando o tema somente de acordo com o que dispõe a legislação do Brasil. Preocupado com isto, fiz questão de inserir, naquele artigo, informações a respeito da legislação de Portugal, e só não fiz o mesmo em relação aos outros países porque não sei direito onde consultar as normas legais dos demais países lusófonos, além de que fiquei bastante cansado com a extensa pesquisa que tive que fazer, nas normas brasileira e portuguesa. Em suma: se atualmente o artigo usucapião possui algum conteúdo relacionado a Portugal, é graças a mim, um brasileiro.
  • Do mesmo modo que um editor lusófono não-brasileiro poderá ter dúvidas em relação à ortografia brasileira, eu não conheço plenamente o que é considerado "correto", no âmbito da ortografia do português europeu. Não sou um profundo conhecedor da grafia de Portugal e de outros países lusófonos que adotam a grafia do português europeu. Por isto, nas minhas edições, alguns pseudoerros ortográficos podem ser equivocadamente interpretados por mim (ou por outro brasileiro) como erros ortográficos legítimos. Não posso falar por todos os brasileiros, mas da minha parte a intenção predominante (porque exclui os casos em que muito vividamente o texto parece grafado segundo uma ortografia específica) não é mudar a grafia europeia para a brasileira (ou vice-versa): é apenas preservar a ortografia, desde que ela esteja correta sob a ótica brasileira, ou sob a ótica portuguesa/europeia, ou sob ambas as óticas.
  • No artigo em questão, tive a nítida impressão de que o texto estava praticamente todo em português brasileiro, e por isto achei prático e fácil modificar uma ou outra palavra, para deixar o artigo todo com cara de português do Brasil. Se o texto estivesse mais "misturado", mais difícil de verificar se estava predominantemente "abrasileirado" ou "aportuguesado", eu não teria arriscado fazer o que fiz. Por isto, modifiquei conscientemente o acento agudo pelo circunflexo, em "eletrônico": eu o pus pensando apenas na uniformização (sei que nos demais países escreve-se "eletrónico"). Por outro lado, eu não sabia que a grafia "controlo" é considera correta, em outros países lusófonos: pensei que fosse considerada errada em todos eles, e foi por isto que a substituí por "controle".
  • Embora na Wikipédia exista a regra de se uniformizar o texto para a grafia X, sempre que ela predominar em mais de 50% do texto, isto na prática pode ser difícil de se concretizar, não é sempre viável, primeiro porque nem sempre é fácil verificar se determinada grafia predomina em mais de 50% do texto, e segundo que nem sempre o editor conseguirá converter toda a grafia para a variante que ele não utiliza. Por isto, na prática o artigo terá que permanecer "misto" até que um editor que utilize a grafia predominante no artigo perceba o que ocorre e decida editá-lo, para uniformizar a grafia.

Conclusão: minha edição não foi mal intencionada, não partiu do pressuposto que a ortografia só é "orto" se for a do Brasil. A bem da verdade, eu estava preocupado com a uniformização de um artigo que me pareceu muito predominantemente redigido segundo a ortografia brasileira, e ainda mais preocupado (como ainda estou) com a fiabilidade e verificabilidade do conteúdo, principalmente porque eu monitoro o artigo aviação ligeira militar e percebi que você (ou a(s) pessoa(s) que tem/têm usado o endereço IP 85.88.134.35) tem inserido muitas informações nele, porém não tem inserido as respectivas fontes que deem respaldo às tais edições. A minha expectativa atual é que você(s) insira(m) fontes. Eu andei pesquisando e consegui descobrir o nome correto do Corpo de Aviação do Exército Alemão, mas ainda há os correspondentes de vários outros países, que continuam sem fontes, e o mesmo se pode dizer a respeito de todo o restante do corpo do artigo: não há fontes sendo mencionadas.Sampayu 19h36min de 12 de fevereiro de 2013 (UTC)[responder]

Oi de novo.
Que bom que não me interpretou mal, em relação é grafia adotada no artigo sobre aviação ligeira militar.
Quanto ao uso da grafia "controlo", ela não é utilizada, aqui no Brasil: no Brasil usamos apenas "controle" mesmo. Tanto que neste dicionário brasileiro você encontrará apenas a grafia "controle", e o mesmo se aplica ao Vocabulário da Academia Brasileira de Letras. Mas tudo bem, depois que você incluiu aquele aviso sobre as diferenças ortográficas, fui pesquisar e vi no Priberam que a grafia "controlo" existe (enquanto substantivo sinônimo de "controle").
Eu também não participo muito ativamente da Wikipédia, tenho dedicado mais tempo ao meu trabalho, estudos e outros elementos da minha vida pessoal. Já fui um participante mais ativo, mas a famigerada panelinha da Wikipédia lusófona me fez passar raiva tantas vezes, por conta de alguns usuários que fazem parte dela, que fui aos poucos me desanimando, até que cheguei ao nível em que atualmente estou: virei um wikiogro. Mas ainda vigio alguns artigos, e, quando contribuo com a Wikipédia ou outro projeto da Wikimedia Foundation, eu me concentro em corrigir a grafia e encontrar fontes para os artigos. São as duas ações mais frequentes, nas minhas edições.
Uma dica: quando for responder comentários na página de discussão de outro wikipedista, não precisa colar na discussão da outra pessoa todo o texto que ela originalmente havia colocado na sua discussão. Basta responder naturalmente, como se fosse um diálogo no qual as suas falas ficam na página de discussão da outra pessoa, e as falas da outra pessoa ficam na sua página de discussão.
Outro método que você pode utilizar é adotar a predefinição {{citação}}, usando o formato {{Subst:Citação|<interlocutor>|<mensagem>}}. Exemplo:
Citação: 85.88.134.35 escreveu: «De modo nenhum interpretei as suas alterações ao artigo como negativas.»
Resposta ao seu comentário, transcrito na citação acima.
Citação: 85.88.134.35 escreveu: «Como tal, manti o termo "controle" (em detrimento da versão "controlo") porque é usado tanto em Portugal como no Brasil (ainda que em Portugal, a versão "controlo" é hoje em dia mais utilizada).»
Resposta ao seu comentário, transcrito na citação acima.
muito bom !Sampayu 02h09min de 19 de fevereiro de 2013 (UTC)[responder]

1. Adição de informações sem fontes em Esquadrilha de Submarinos[editar código-fonte]

Bem-vindo à Wikipédia. A edição que fez na página Esquadrilha de Submarinos foi revertida por ter colocado informações sem citar fontes, o que torna o artigo não-confiável e pode gerar dúvidas para o leitor. Para que suas contribuições estejam de acordo com a política de verificabilidade, ao criar ou editar verbetes, providencie fontes fiáveis e independentes no corpo do texto, citadas em uma seção própria ou através de notas de rodapé. Se quiser fazer apenas testes de edição, tem à sua disposição a Página de testes onde pode editar à vontade sem danificar a Wikipédia. Recomendamos também a leitura da página Breve introdução sobre a Wikipédia. Obrigado. PauloHenrique Qual foi? 14h04min de 26 de fevereiro de 2013 (UTC)[responder]

Testes em Belém[editar código-fonte]

Por favor, pare de conduzir testes em locais indevidos, como você fez em Belém. Mesmo que sua intenção tenha sido corrigir ou acrescentar informações válidas, há em suas edições características de vandalismo, e por isto foi necessário revertê-las ou excluí-las. Se a sua intenção é testar as ferramentas da Wikipédia, use a página de testes. Obrigado(a). Yanguas diz!-fiz 14h21min de 13 de janeiro de 2014 (UTC)[responder]

Bem-vindo(a) à Wikipédia. A edição que fez na página Academia Militar (Portugal) foi revertida por ter apagado conteúdo sem fornecer uma explicação. Da próxima vez que o fizer, por favor, apresente uma justificativa válida para apagar dados no sumário de edição ao editar a página ou posteriormente na página de discussão desse artigo. Se quiser fazer apenas testes de edição tem à sua disposição a página de testes onde editar à vontade sem danificar a Wikipédia. Recomendamos também a leitura da página Breve introdução sobre a Wikipédia. Obrigado. Stuckkey (discussão) 18h13min de 27 de fevereiro de 2014 (UTC)[responder]

Olá, 85.88.134.35. O artigo Escola Central de Sargentos em que colaborou não possui referências necessárias para cumprir a política de verificabilidade da Wikipédia, pelo que o texto foi removido, modificado ou marcado com a predefinição {{Sem-fontes}}.

Para referenciar, é necessário colocar <ref>referência</ref> após sua edição, substituindo referência pela bibliografia ou ligação de onde obteve a informação, de acordo com o livro de estilo.

Antes de retirar a predefinição, por favor, consulte o usuário que a colocou, ou com alguém que goze da confiança da comunidade (ex. um administrador).

Por favor, leia as ligações observando o que dizem, assim seu esforço aqui terá um bom resultado. Se ao ler a política lhe surgir alguma dúvida, por favor deixe-me uma mensagem em minha página de discussão e quando eu puder lhe responderei, ou então, pode consultar algum membro do programa de tutoria da Wikipédia. Se desta vez não o fez, pode utilizar o assistente para a criação de artigos, que o guiará passo-a-passo no processo de criação. Saudações e boa sorte em suas edições. Baseador (disc)/(contrib) 11h47min de 24 de março de 2014 (UTC)[responder]

Olá, e bem-vindo(a) à Wikipédia. A edição que fez na página Academia Militar (Portugal) foi revertida por ter alterado a grafia luso-africana de certas palavras para a brasileira (por exemplo, secção para seção; actualmente para atualmente, etc.) e/ou o contrário. Por favor, não mude a grafia dessas palavras. É preciso respeitar a variante, visto que a Wikipédia em português é lida e editada por mais de 10 países. Se quiser fazer apenas testes de edição tem à sua disposição a Página de testes onde pode editar à vontade sem danificar a Wikipédia. Recomendamos também a leitura da página Versões da língua portuguesa. Obrigado. Vitor MazucoMsg 15h31min de 26 de março de 2014 (UTC)[responder]

Olá, 85.88.134.35. O artigo Escola das Armas em que colaborou não possui referências necessárias para cumprir a política de verificabilidade da Wikipédia, pelo que o texto foi removido, modificado ou marcado com a predefinição {{Sem-fontes}}.

Para referenciar, é necessário colocar <ref>referência</ref> após sua edição, substituindo referência pela bibliografia ou ligação de onde obteve a informação, de acordo com o livro de estilo.

Antes de retirar a predefinição, por favor, consulte o usuário que a colocou, ou com alguém que goze da confiança da comunidade (ex. um administrador).

Por favor, leia as ligações observando o que dizem, assim seu esforço aqui terá um bom resultado. Se ao ler a política lhe surgir alguma dúvida, por favor deixe-me uma mensagem em minha página de discussão e quando eu puder lhe responderei, ou então, pode consultar algum membro do programa de tutoria da Wikipédia. Se desta vez não o fez, pode utilizar o assistente para a criação de artigos, que o guiará passo-a-passo no processo de criação. Saudações e boa sorte em suas edições. Kenchikka (discussão) 18h22min de 14 de abril de 2014 (UTC)[responder]

Mudança de ortografia em Comodoro (patente)[editar código-fonte]

Olá, e bem-vindo(a) à Wikipédia. A edição que fez na página Comodoro (patente) foi revertida por ter alterado a grafia luso-africana de certas palavras para a brasileira (por exemplo, secção para seção; actualmente para atualmente, etc.) e/ou o contrário. Por favor, não mude a grafia dessas palavras. É preciso respeitar a variante, visto que a Wikipédia em português é lida e editada por mais de 10 países. Se quiser fazer apenas testes de edição tem à sua disposição a Página de testes onde pode editar à vontade sem danificar a Wikipédia. Recomendamos também a leitura da página Versões da língua portuguesa. Obrigado. Vitor MazucoMsg 13h59min de 7 de novembro de 2014 (UTC)[responder]

Olá, 85.88.134.35. Bem-vindo. Alerto que a contribuição que realizou no artigo Brasil Colônia não possui fontes confiáveis e independentes, conforme orienta a política de verificabilidade da Wikipédia, por isso seu texto foi removido, modificado ou marcado com o uso de predefinições (como {{sem-fontes}} e {{carece de fontes}}).

Para adicionar referências é necessário colocar <ref>referência</ref> após sua edição, substituindo o termo referência pela bibliografia ou ligação de onde obteve a informação que adicionou, de acordo com o livro de estilo. Encontre fontes: ABW  • CAPES  • Google (N • L • A).

Por favor, leia as ligações apresentadas acima e observe o que dizem, assim seu esforço aqui terá um bom resultado. Se, ao ler a política, lhe surgir alguma dúvida, por favor deixe-me uma mensagem em minha página de discussão e quando eu puder lhe responderei, ou então, pode consultar algum membro do programa de tutoria ou um administrador da Wikipédia. Também pode utilizar o assistente para a criação de artigos, que o guiará passo a passo no processo de criação. Saudações e boa sorte em suas edições. Chronus (discussão) 19h56min de 4 de dezembro de 2014 (UTC)[responder]

Olá, 85.88.134.35. Bem-vindo. Alerto que a contribuição que realizou no artigo Engenharia geográfica não possui fontes confiáveis e independentes, conforme orienta a política de verificabilidade da Wikipédia, por isso seu texto foi removido, modificado ou marcado com o uso de predefinições (como {{sem-fontes}} e {{carece de fontes}}).

Para adicionar referências é necessário colocar <ref>referência</ref> após sua edição, substituindo o termo referência pela bibliografia ou ligação de onde obteve a informação que adicionou, de acordo com o livro de estilo. Encontre fontes: ABW  • CAPES  • Google (N • L • A).

Por favor, leia as ligações apresentadas acima e observe o que dizem, assim seu esforço aqui terá um bom resultado. Se, ao ler a política, lhe surgir alguma dúvida, por favor deixe-me uma mensagem em minha página de discussão e quando eu puder lhe responderei, ou então, pode consultar algum membro do programa de tutoria ou um administrador da Wikipédia. Também pode utilizar o assistente para a criação de artigos, que o guiará passo a passo no processo de criação. Saudações e boa sorte em suas edições. Yanguas diz!-fiz 15h43min de 11 de agosto de 2015 (UTC)[responder]