Usuário(a) Discussão:Extremophile

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bem-vindo(a) à Wikipédia, Extremophile. A Wikipédia existe desde janeiro de 2001. Desde então, e após várias discussões, foram sendo estabelecidos princípios que devem guiar o proje(c)to. O que se segue é uma compilação não exaustiva da filosofia da wikipédia. Por favor, reserve alguns minutos do seu tempo para a leitura dos textos de apoio antes de começar sua colaboração, que esperamos frutuosa, na Wikipédia.

Outras páginas que não dispensam a sua leitura, apesar de serem acessíveis por outros caminhos:


If you have trouble understanding Portuguese, please consider using Wikipedia:Babel (available in many other languages) so we are aware of your difficulties.

ATENÇÃO: Para deixar uma mensagem a um usuário é necessário escrever na página de discussão dele, caso contrário o destinatário não será notificado do seu envio com <<Você tem novas mensagens>> e é muito provável que ele não lhe responda. No final da mensagem adicione quatro tis (~~~~) a título de assinatura, para que o usuário saiba quem é o remetente.

Boa estadia e bom trabalho. Lije***AlsØ 00:47, 22 Janeiro 2006 (UTC)

Esteja à vontade para colocar as suas dúvidas. Para se ir habituando, aconselho a que leia atentamente os links no topo da página. Cumprimentos. Lije***AlsØ 00:56, 22 Janeiro 2006 (UTC)

Danniel? -- Fernando Ф 06:12, 22 Janeiro 2006 (UTC)

Página de Usuário[editar código-fonte]

Sim, pode fazer isso, mas pode também utilizar a Wikipedia:Página de testes. Qualquer dúvida, só chamar. -- Fernando Ф 06:04, 23 Janeiro 2006 (UTC)

Exatamente. Tem um outro usuário que possui uma "página de rascunhos", depois eu acho para você. -- Fernando Ф 17:54, 23 Janeiro 2006 (UTC)
Usuário:Plaigueis/Página de Testes. -- Fernando Ф 18:09, 23 Janeiro 2006 (UTC)

É nas preferências que você muda a assinatura. -- Fernando Ф 22:04, 25 Janeiro 2006 (UTC)

Tens MSN, Danniel? Isso facilitaria a comunicação. -- Fernando Ф 22:28, 25 Janeiro 2006 (UTC)

Também me surgiram dúvidas em relação à imagem em causa.

Alguns dados a ter em consideração:

  • O link para a imagem está quebrado e portanto não se pode confirmar se ela está publicada ou não na comunidade webshots.
  • Estando o link quebrado também não se pode saber quem é o autor ou detentor dos direitos de autor e daí não se poder aferir directamente se este colocaou as imagens em domínio público.
  • Até pode ser livre a exibição da imagem, mas temos que ver onde é possível que o seja.
  • Há que ler com muita atenção os termos de uso do tal site aqui: penso que não fala na possíbilidade de uso comercial (o que irá contra as políticas actuais da wikipédia)
Quanto aos procedimentos não sei bem, mas se as suspeitas se confirmarem acho que se deva marcar a imagem para eliminação. Vou tentar saber alguma coisa também. Lije***AlsØ 03:00, 26 Janeiro 2006 (UTC)
Aqui vai mais uma achega em relação à questão da imagem do artigo "dinossauro":
Citação: Manuel Anastácio, na minha página de discussão escreveu: «Acho que a tua resposta para o Extremophile foi bastante adequada. Não me parece que precises da minha ajuda nisso. De facto, se subsistirem dúvidas quanto à licença adoptada, deve-se propor a eliminação. Manuel Anastácio 19:18, 26 Janeiro 2006 (UTC)».

Lije***AlsØ 01:29, 27 Janeiro 2006 (UTC)

Deve-se ir à história do artigo, procurar uma edição anterior à do vandalismo que não tenha sofrido de vandalismo (normalmente a última de outro editor) e reverter para essa, o que poderá ser feito ao editar o artigo na tal edição e salvá-lo sem alterações (convém assinalar no sumário que se fez uma reversão), o que retornará o artigo para um bom estado. De seguida deve-se ir à página do usuário e adicionar-lhe um aviso, tal como fiz em relação a essa situação, embora para cada situação poderá ser usada uma diferente, que poderá ser encontrada em Wikipedia:Namespace predefinição/Avisos e alertas. Vê Usuário:Daniduc/Util para mais dicas. --Nuno "Bigs" Pereira 17:03, 28 Janeiro 2006 (UTC)

Sobre fair-use[editar código-fonte]

Bom dia,

Vi que aderistes à campanha contra o fair-use.

Tu tens certeza que está indo pelo que realmente pensas? Tu não sentes que o fair-use é uma oportunidade que está escancarada implorando para ser aproveitada? Cerca de 15 línguas (incluindo o inglês, que é uma espécie de exemplo) Não a desperdiçaram, tu achas bom o português deixá-la passar e continuarmos para sempre nessa terrível pindaíba onde precisamos sair "catando" desesperadamente imagens sem direitos autorais ou com eles vencidos? Acha interessante ver um artigo sem ilustrações por causa de burocracias?

Todos que aderem à campanha pró-fair use recebem uma mensagem bem mais pesada que essa (passei por isso) e realmente a nossa cabeça pesa por motivos que acredito não poder citar mais (para vê-los leia minha discussão com o administrador Usuário:Mschlindwein aqui), mas não podemos deixar de pensar por nós mesmos.

O fair-use está aí e com ele teremos (nós, usuários, e até mesmo os administradores) mais Liberdade, os leitores terão mais Rapidez em suas buscas, artigos Melhores e Muito mais bonitos!

Meu objetivo não é que passe a aderir ao fair-use (aliás, é obvio que é, mas não totalmente) mas principalmente que não sejas enganado por discussões contraditórias e redundantes e não seja induzido a pensar como os administradores, e sim como o que seu coração e seu censo de justiça lhe dizem (seu ego).

Algumas coisas dignas de serem destacadas:

  • A Wikipédia deixará de ser livre com o fair-use?

R= Na verdade, eu e você teremos ainda mais liberdade de edição. Quem faz a campanha contra o fair-use afirmam que com ele nem todas as fotos serão livres, podendo, algumas serem permitidas somente á wikipédia. Veja: todas as wikipédias de todas as línguas compõem o projeto, a partir de quando uma língua adere ao fair-use todas a línguas (o todo) deixam de ser, como eles dizem inteiramente "livre". Ora, por que se importar com isso se 15 (se não me engano) línguas já aderiram? Esse argumento só funcionaria se a wikipédia em PT fosse a primeira a votar isso.

  • Se o fair-use for realmente confirmado, o que acontecerá?

R= Qualquer imagem poderá ser publicada, bastando informar que está sobre o fair-use.

  • O fair-use é contra a lei?

R= Seria caso a wikipédia fosse sustentada no Brasil, em Portugal ou outro país fora os E.U.A. ou a Indonésia, porém, como isso não ocorre, o fair-use na Wikipédia é sim permitido, e totalmente legal.

  • Os fotógrafos não sofrerão com isso?

R= Há quem diga que sim, eu discordo totalmente, as fotos sob fair-use não poderão ser reproduzidas fora da Wikipédia. Eu acredito que o fotógrafo deveria gostar disso, pois seu nome seria divulgado (pela WIKIPÉDIA!).

Espero que pense bem, muito obrigado! Abraços e boas colaborações! ;) SallesNeto_BR @ 21:49, 28 Janeiro 2006 (UTC)


William Wallace[editar código-fonte]

Olá,

Optei pela fusão entre meu texto e àquele que já existe na WIKI, já efetuei as edições para tanto, já em relação ao lance de deixar meu texto para que seja livremente editado praticamente desistindo de meus direitos de autor, sinceramente não me importo por três razões:

1 - O texto original, àquele que está no site e-biografias e também em meu site pessoal permanece-ar como está e será sem´pre visto como a "matriz"

2 - Cada vz q houver uma edição o texto já não será mais "o meu", mas de uma grande irmandade da qual faço parte, eu apenas participei com o "meu"

3 - Já é isso que acontece agora pois assim que concordei com a "fusão" simplesmente PARTICIPEI de uma página que alguém já começou...desta forma eu CONTRIBUÍ com o meu texto enriquecendo o dele, agora vou esparar para q outros enriqueçam o NOSSO texto

Abraços e obrigado pela atenção e pela FORÇA


Corintio 23:10, 3 Fevereiro 2006 (UTC)

nomes de pessoas e categorias.[editar código-fonte]

Não esqueça de quando categorizar pessoas usar a fórmula "|Eco, Umberto" depois do nome da categoria. Isto serve para que a lista seja ordenada pelo apelido de família e não pelo prenome. Abraços, Dantadd 01:01, 4 Fevereiro 2006 (UTC)

Lista de ilustradores[editar código-fonte]

Olha se vc tiver saco de fazer vários subítens para a lista... vai fundo... eu tava achando legal fazer a lista... acho que se não tiver sub classificações por nacionalidade vai ficar muito grande... já tem uma lista de ilustradores portugueses eu acho (brasileiros/portugueses/outros europeus/americanos/resto do mundo... lei lah). Bem, acho que essa deveria ser uma lista de ilustradores célebres... bem eu sou ilustrador, mas não vou colocar meu nome. Deixei o ilustradores adicionarem seus links se quiserem.

Vai fundo :)

--Aleph73 03:21, 4 Fevereiro 2006 (UTC)

Gostei da sua adições, embora eu nunca tenha ouvido falar nesses hehehe. Quer dizer que vc tmb vai se aventurar na ilustração... beleza! Se quizer uns links interessantes me avisa. abs --Aleph73 02:50, 9 Fevereiro 2006 (UTC)

Categoria Escala de Tempo Geológico[editar código-fonte]

Olá, Extremophile.

Desde que eu entrei para a Wikipedia, tenho cuidado exclusivamente de organizar (e manter a organização de) os artigos da Categoria Escala de Tempo Geológico. Notei que você começou a criar subcategorias, e gostaria de saber qual é o seu plano de trabalho.

Sairjohn 14:10, 10 Fevereiro 2006 (UTC)

Entendi o que você pretende. Não acho errado, apenas peço que você tome o cuidado de criar as subcategorias que achar necessárias seguindo rigorosamente as subdivisões da escala de tempo geológico. E também seja consistente no formato dos títulos e descrições das categorias.
Por exemplo, nas descrições das categorias sobre as eras Mesozóica e Cenozóica, você usou o formato "Categoria com artigos referentes à Era Mesozóica/Era Cenozóica"; já na categoria sobre a era Paleozóica, você usou "Artigos pertinentes à era Paleozóica". Sugiro que você use a mesma estrutura de frase e de link para as três eras.
Outra coisa, você nomeou as categorias sobre as eras como "Categoria: Era Nome-Da-Era", mas no caso dos períodos você usou apenas "Categoria: Nome-Do-Período". Penso que ou você deveria usar também "Categoria: Nome-Da-Era" ou "Categoria: Período Nome-Do-Período", para manter a padronização.
Isso vai parecer muito chato na hora de criar as categorias, mas vai facilitar muito depois, na manutenção das mesmas. Porque, quando se trata de várias dezenas de artigos relacionados ou de categorias aninhadas, quando mais padronizado for seu formato, mais atenção você poderá dar aos seus inter-relacionamentos, evitando que tudo vire uma bagunça só.
Não tenha receio de usar diretamente os nomes femininos das subdivisões temporais quando criar links para os artigos. Quando eu criei os artigos para cada subdivisão, eu os fiz no masculino, mas também criei versões correspondentes no feminino que redirecionam para os respectivos artigos masculinos, justamente para facilitar o trabalho com os links. Dessa maneira, tanto Paleozóico quanto Paleozóica levam ao mesmo artigo. Sei que isso não é o padrão na Wikipédia, mas fiz assim porque nas fontes que pesquisei encontrei as duas formas, masculina e feminina, para várias subdivisões.
E talvez não seja uma boa idéia você recategorizar os seres vivos extintos conforme a subdivisão da escala de tempo geológico em que eles viveram. A categorização mais lógica para seres vivos, mesmo os extintos, é a que segue rigorosamente critérios taxonômicos e filogenéticos. Mas como eu não edito artigos ou categorias sobre Biologia e Paleontologia, deixo pra você discutir isso com usuários como o Marcelo Silva aí embaixo...
Por fim, não se prenda demasiadamente à Wikipedia em língua inglesa. Quando eu comecei, o quadro da escala de tempo geológico era uma zona, justamente por copiar a Wikipedia inglesa, que na época não seguia o Quadro Estratigráfico Internacional. (Agora já segue.) Ou seja, por vários meses, o quadro em português esteve mais correto que o em inglês. Então, use a Wikipedia em inglês como referência, mas não como modelo a ser replicado, ainda que isso pareça mais cômodo, às vezes. Tente fazer fazer seus artigos e categorias melhores que os correspondentes em inglês!
Sairjohn 02:37, 18 Fevereiro 2006 (UTC)

Subcategoria dos dinossauros[editar código-fonte]

Olá extremophile, acho ótimo subdividir a categoria dos dinossauros mas não descategorize da categoria principal já que nenhum leigo sabe o que é um saurísquio, por isso dinossauros que estão em subcategorias creio que devam continuar na categoria mãe também! -- Marcelo Silva 03:04, 11 Fevereiro 2006 (UTC)

A categoria triássico não deve conter artigos de dinossauros, mas artigos relacionado ao período (extinções, acontecimentos)... -- Marcelo Silva 03:17, 11 Fevereiro 2006 (UTC)

PODERIA DAR SUA OPINIÃO EM FORMA DE VOTO AQUI [[1]]. SUA PARTICIPAÇÃO É IMPORTANTÍSSIMA. OBRIGADO.

Categorias científicas[editar código-fonte]

Oi extremophile! Obrigado pelos comentário em Usuário:Cícero/Categorias. Dei umas mexidas na proposta e acho que agora ela está melhor. Se quiseres opinar, esteja à vontade! Obrigado Lotus 13:33, 22 Fevereiro 2006 (UTC)

Willian Wallace[editar código-fonte]

Amigo,

Realmente a parte de minha contribuição é de minha autoria e se encontra no site e-biografias, estou colocando ra q seja editado livremente, contudo comot dos já viram a página precisa passar por uma reciclada em função dos muitos erros que cometi

Obrigado a todos

Corintio 23:12, 1 Março 2006 (UTC)

Editei a categoria autodidatas, incluí outros. Veja a categoria similar na WP en : Autodidacts]

Saudações,

--Arouck 05:54, 7 Março 2006 (UTC)

Amigo, fiz as alterações na ordem alfabética, conforme sua sugestão. Categoria:Autodidatas
abração,
--Arouck 21:15, 7 Março 2006 (UTC)

Lista de ilustradores[editar código-fonte]

Ví seu debate na discussão. Já tem a categoria de ilustradores disso e daquilo. O verbete ficou redundante... Estou redirecionando ele para ilustração. Espero que aprove. abs--Aleph73 05:45, 16 Março 2006 (UTC)

vc tem razão tudo tem sua utilidade... a lista voltou.--Aleph73 07:26, 17 Março 2006 (UTC)

Cores de cxs taxo[editar código-fonte]

Olá,

Importa-se de ver/dar a sua opinião sobre [[2]]? --MarioM 13:52, 1 Julho 2006 (UTC)

Oi extremófilo, vi seu comentário lá na discussão das cores das caixas, e aí fui olhar os exemplos que você deu, mas os saurísquios estão cinza, assim como os terópodes!! é pra ficar assim mesmo? esses tais vertebrados são uns bichos muito trabalhosos, hehe! abs, Joana msg 20:58, 29 Julho 2006 (UTC)

Olá,como você foi o único que encontrei online agora... gostaria que ficase ligado na edições do usuário Jeo (DctribAElogsBMF), ele vandaliza frequentemente alguns artigo, como descrito na página de discussão dele.

Obrigado!

--Thiago90ap Msg 05:12, 9 Outubro 2006 (UTC)


Veja direito aí o artigo Arianos. Tem um sujeito (Kazak ou Guipastana ou ainda como IP Usuário:201.12.135.130 ) que sempre mexe neste artigo e sempre fica mudando as coisas do lugar. Ele vai voltar. Obrigado e boas edições. --OS2Warp msg 21:19, 15 Janeiro 2007 (UTC)

Projectos Árvore da Vida: classificação de artigos[editar código-fonte]

Gostaria de uma opinião nesta discussão. Cumprimentos. Lijealso ? 20:12, 8 Maio 2007 (UTC)

WikiProjecto Evolução[editar código-fonte]

Olá, Extremophile, receba as nossas boas-vindas.


Notamos teu interesse em Evolução e gostaríamos de convidar-te a participar do desenvolvimento do Wikiprojeto Evolução. Se desejar fazer parte desse esforço colaborativo dirija-se à página do Projecto e inscreva-se.

Colocamo-nos à disposição para contacto. Alegre. Saudações, GoEThe (discussão) 11h47min de 24 de Maio de 2008 (UTC)


Olá Convite WikiVida! Como participa do Projeto Árvore da Vida e/ou de um de seus inúmeros subprojetos, além de demonstrar interesse no tema, convidamos-lhe a participar do I WikiVida - um concurso organizado pelos membros do projeto, com o fim de ampliar a qualidade dos artigos do gênero na Wikipédia lusófona. Participe!


Wikificando o Brasil...

Olá! Hoje vim te falar sobre a Wikimedia Brasil.

Imagine um país em que qualquer pessoa de qualquer classe social possa ter acesso a toda a base de conhecimento produzida em toda a história da humanidade. E imagine que esse país é o nosso querido Brasil! Essa é a proposta da Wikimedia Brasil, ser uma organização que faça projetos, estimule e desenvolva o uso de projetos Wiki no Brasil.

A Wikimedia Brasil é o capítulo da Wikimedia Foundation, a fundação que criou e mantêm, dentre outros projetos, a Wikipédia, que visa a produção colaborativa e a disseminação inclusiva de conhecimento gratuito em língua portuguesa e de povos indígenas no Brasil. Você, que edita a Wikipédia, sabe que o conhecimento gratuito é muito importante e pode mudar o mundo.

Se quiser participar, assine aqui. Veja mais motivos para participar aqui.

Participe!


Essa mensagem foi mandada em nome da Wikimedia Brasil
Convite

Olá Extremophile, percebemos seu interesse em Ciência, de forma que gostaríamos de convidá-lo(a) a participar do Projeto Ciência da Wikipédia.

=> Rjclaudio msg 16h58min de 18 de junho de 2009 (UTC)[responder]

Discutindo o WikiVida II[editar código-fonte]

Olá Extremophile! Como é membro do WikiProjeto Árvore da Vida, estou te avisando que as discussões sobre o WikiVida II estão ocorrendo em Wikipedia Discussão:WikiVida/WikiVida II. Cumprs. Łυαη fala! 20h52min de 23 de agosto de 2009 (UTC)[responder]