Usuário:Marote001/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Wii
Logotipo do Wii
Logotipo do Wii
Marote001/Testes
O Wii com o Wii Remote
Desenvolvedor Nintendo
Fabricante Foxconn
Tipo Console de videogame
Geração Sétima geração
Lançamento
Mídia Wii Optical Disc (12 cm)
Nintendo GameCube Game Disc (8 cm)
Memória 512 MB de memória flash interna
Exibição Vídeo composto
Vídeo componente
Gráficos ATI "Hollywood"
Controladores Wii Remote (Plus)
Conectividade Wi-Fi IEEE 802.11 b/g
Bluetooth
2 x USB 2.0
Adaptador LAN (via USB)
Serviços
on-line
Nintendo Wi-Fi Connection
WiiConnect24
Wii Shop Channel
Retrocompa-
tibilidade
Nintendo GameCube
Antecessor Nintendo GameCube
Sucessor Wii U

O Wii é um console de videogame doméstico lançado pela Nintendo, primeiramente, em 19 de novembro de 2006. Como um console da sétima geração, o Wii compete principalmente com o Xbox 360 da Microsoft e o PlayStation 3 da Sony. De acordo com a própria Nintendo, o público alvo de seu console é maior do que seus concorrentes.

Se for comparado aos consoles anteriores da Nintendo, o Wii possui diversos recursos avançados. Por exemplo, seu controle sem fios (o Wii Remote) é capaz de detectar movimentos em três dimensões. Outra notável característica é o WiiConnect24, que lhe permite receber mensagens e atualizações através da internet no modo standby. Além disso, é o primeiro aparelho da Nintendo a oferecer o Virtual Console, serviço que é capaz de fazer o download de jogos de consoles passados.

Como é o sucessor do Nintendo GameCube, o console é totalmente compatível com todos seus jogos e muitos de seus acessórios. A primeira notícia sobre o Wii ocorreu na coletiva de imprensa na E3 de 2004 e mais tarde foi revelado na E3 de 2005. O CEO da Nintendo, Satoru Iwata mostrou um protótipo do Wii Remote em setembro de 2005 na Tokyo Game Show. E na E3 de 2006, o console ganhou o primeiro de muitos prêmios.

No final de 2011 a Nintendo lançou uma reconfiguração do console chamado "Wii Family Edition", em que foi removido a compatibilidade com o Nintendo GameCube, porém este modelo não chegou ao Japão. Outra reconfiguração foi o Wii Mini, lançado em 7 de dezembro de 2012 apenas no Canadá, que retirou novamente a compatibilidade com o GameCube, além de suas funcionalidades online, podendo somente rodar seus jogos. Após seis anos do lançamento do Wii, o seu sucessor, o Wii U, chegou ao mercado no final de 2012.

História[editar | editar código-fonte]

A primeira concebção do console foi em 2001, pouco tempo depois do lançamento do Nintendo GameCube. De acordo com uma intrevista com o designer de jogos, Shigeru Miyamoto, o foco da equipe durante o desenvolvimento foi ter uma nova interação do jogador com os jogos.

Dois anos mais tarde, os engenheiros e a equipe de designers da Nintendo se reuniram para desenvolver os conceitos do novo console. Em 2005 a aparência final do Wii Remote já estava completa, porém a ideia de mostrá-lo ao público na E3 de 2005 foi cancelada. Miyamoto explicou que ainda eram necessários resolver alguns problemas com o controle. Por isso nós decidimos apenas mostrar o console. Meses depois, durante a Tokyo Game Show realizada em setembro, o presidente da Nintendo Satoru Iwata revelou e demostrou o funcionamento do Wii Remote.

Algumas fontes mencionam que o Nintendo DS teve influência no design do Wii. O designer Ken'ichiro Ashida disse: "Nós tivemos o DS em nossas mentes enquanto trabalhávamos no Wii. Nós pensamos em copiar a interface da tela de toque e até mesmo projetamos um protótipo." No entanto, este projeto foi rejeitado pois se percebeu que os dois consoles seriam idênticos.

Nome[editar | editar código-fonte]

Antes mesmo da E3 de 2006, o console era conhecido pelo seu codinome, denominado "Revolution" até o dia 27 de abril. Quando a Nintendo anunciou que Wii seria o nome oficial, a mudança acabou gerando revolta, sendo mencionada na rede de televisão CNN. Este também é o primeiro console da Nintendo, a não ter o nome da empresa vinculado ao aparelho. O logotipo do console escrito com duas letras "i" minúsculas, refere-se a duas pessoas de pé, uma ao lado da outra, jogando em "multiplayer". A Nintendo explicou diversas razões da escolha do nome desde o seu anúncio, no entanto, a mais conhecida é a seguinte:

Mesmo a própria Nintendo explicando a mudança do nome, alguns desenvolvedores de jogos e membros da imprensa reagiram negativamente sobre o fato. Eles preferiram Revolution ao invés de Wii, até mesmo a revista Forbes comentou que o novo nome poderia transmitir uma sensação de "infantilidade" ao console. No dia seguinte a BBC noticiou que estavam sendo feitas diversas piadas sobre o Wii na internet. O presidente da Nintendo das Américas, Reggie Fils-Aime, entendeu a frustração das pessoas e ainda explicou a mudança:

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lançamento do Wii

Em 14 de setembro de 2006, a Nintendo divulgou as datas oficiais de lançamento do Wii, junto com seus preços e quantidade de unidades distribuídas para o Japão, América do Norte e do Sul, Oceania, Ásia e Europa em seu site. Também foi divulgado que a maior parte das unidades seriam para o continente Americano e 33 jogos estariam presentes no lançamendo do console.

O Wii foi lançado, primeiramente, em 19 de novembro de 2006 na América do Norte, seu preço inicial nos Estados Unidos foram de US$ 249,99; em 2 de dezembro no Japão e em 8 de dezembro na Europa por £ 179. Em seu lançamento, a Inglaterra passou por uma escassez de consoles, devido à alta demando pelo produto, diversas lojas (inclusive online) não compriram todos os pedidos. O mesmo ocorreu no Japão que teve suas 400.000 unidades vendidas em pouco tempo e na Europa foram vendidos 350.000 Wiis em dois dias. Após dois anos, o console chegou à Coreia do Sul em 26 de abril de 2008 e em Taiwan em 12 de julho do mesmo ano.

Vendas[editar | editar código-fonte]

Sucessor[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Wii U

O sucessor do Wii, o Wii U, foi anunciado pela Nintendo durante a Electronic Entertainment Expo 2011. Sua principal novidade é o controle que possui um tela sensível ao toque e ser o primeiro console da empresa a ter gráfico em alta definição com 1080p de resolução; sendo totalmente compatível com os jogos de seu antecessor e seus acessórios. Além disso, alguns jogos do Wii U necessitam do Wii Remote, Nunchuk e a balance board para serem jogados. Foi lançado na América do Norte em 18 de novembro de 2012, na Europa e Austrália em 30 de novembro e no Japão em 8 de dezembro.

Hardware[editar | editar código-fonte]

O Wii (em cima), em comparação ao tamanho do NGC, N64, SNES norte-americano e o NES.
Dimensões e design

O Wii é o menor console da Nintendo fabricado até os dias de hoje, medindo 44 mm de largura, 157 mm de altura e 215,4 mm de profundidade em sua posição vertical, o equivalente a três capas de DVD empilhadas juntas. O suporte que já está incluso ao aparelho mede 55,4 mm de largura, 44 mm de altura e 225,6 mm de profundidade. O Wii pesa 1,2 kg, tornando-o mais leve dos três principais consoles de sétima geração. Além disso, ele pode ser colocado na horizotal ou vertical.

Leitor de discos

A frente do console possui um slot onde deve ser inserido os discos de jogos do Wii (12 cm) ou os do Nintendo GameCube (8 cm). Uma luz azul é acessa brevemente quando o console é ligado e ela piscará se algum dado for recebido da internet para o aparelho através do WiiConnect24. Após a atualização do firmware 3.0, a luz do slot ascende sempre que um disco é inserido ou ejetado. A iluminação azul permanece apagada durante qualquer jogo; se não há dados sendo recebidos pelo WiiConnect24 ou quando utilizar outros recursos do Wii. Uma entrada para cartão SD também está presente na frente do console, porém está atrás de uma tampa junto com o botão de sincronização dos Wii Remotes. Na parte traseira se encontram duas portas USB.

O leitor de discos do Wii não reprodruz os formatos de DVD-Video, DVD-Audio ou CDs. Em 2006, a Nintendo anunciou que iria lançar uma nova versão do console, que poderia reproduzir DVD no ano seguinte, mas a ideia foi abandonada porque a empresa decidiu se concentrar mais na produção do console original devido à sua alta demanda. No princípio a Nintendo mencionou que era "necessário mais do que uma simples atualização de firmware" para implementar essa funcionalidade, sendo impossível para os consoles já fabricados. No entando, diversas empresas third-party utilizaram aplicações caseiras (homebrew) para que os originais aparelhos conseguissem reproduzir DVDs. Com a implementação de diversos hacks como o Twilight Hack, sergiu o Homebrew Channel. O console também pode ser hackeado para serem instalados outros recursos que a Nintendo não disponibiliza. Porém a própria empresa disse que caso isso seja feito, o usuário perderá toda a garantia de seu cosole. Existem também várias marcas de modchips disponíveis para o Wii.

Pacotes

O pacote de lançamento do Wii incluía o próprio console, um suporte de apoio (para que o aparelho possa ficar na vertical), uma superfície circular para apoio, um Wii Remote, um Nunchuk para ser plugado ao Wii, uma Sensor Bar, um apoio para a sensor bar, uma fonte de alimentação externa, duas pilhas AA, um vídeo composto com conector RCA, um adaptador SCART em alguns países da Europa (outros tipos de cabo para o console estão disponíveis separadamente); manuais de operação e uma cópia do jogo Wii Sports para todos os países, exceto Japão e a Coreia do Sul. Embora a Nintendo tenha mostrado seu console e o Wii Remote nas cores branco, preto, prata, verde e vermelho antes do lançamento, em seus primeiros dois anos e meio do vendas apenas estava disponível a cor branca. Shigeru Miyamoto disse que as outras cores estarão disponíveis para o público assim que superar as dificuldades no fornecimento de consoles.

A cor preta do Wii chegou ao Japão em agosto de 2009, na Europa veio em novembro do mesmo ano, e na América do Norte em maio de 2010. Em 11 de Novembro 2010, a Nintendo lançou uma nova versão do console em vermelho no Japão para comemorar o 25º aniversário do jogo Super Mario Bros. No Reino Unido uma versão limitada do Wii vermelho foi lançada em 29 de outubro do mesmo ano, junto a ela vinha o jogo Donkey Kong e um Wii RemotePlus (versão aprimorada do Wii Remote com o Wii MontionPlus integrado). Enquanto isso, o console vermelho chegou na América do Norte em 7 de novembro de 2010 como uma cópia de New Super Mario Bros. Wii e um Wii Remote Plus.

Em 11 de julho de 2007, a Nintendo revelou o Wii Balance Board durante a E3 daquele ano junto ao jogo Wii Fit. Ele se trata de um acessório que possui diversos sensores precisos para medir o centro de massa do jogador. A Namco Bandai também produziu um acessório semelhante, porém de qualidade inferior, que é capaz de conectar-se às entradas dos controles do GameCube.

Wii Remote[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Wii Remote
eweg we eg wg

O Wii Remote (também chamado de Wiimote) é o controle e principal novidade do Wii. Ele usa uma combinação de acelerômetros e do infravermelho para detectar sua posição em um espaço tridimensional quando aponta para os LEDs que estão dentro da barra de sensor. Seu design permite ao usuário jogar através de movimentos físicos, mas também ações clássicas, como pressionar seus botões. O Wii Remote conectá-se ao console via bluetooth e pode ser usado até, aproximadamente, 9,1 m de distância. Além disso ele conta com um sistema de vibração (rumble) e um pequeno alto-falante. Ele também é capaz de se conectar a outros Wiis pelo software proprietário da Nintendo. Também é possível desligar o videogame à distância, apertando o botão "Power" em uma das extremidades do controle.

Junto ao Wii Remote, ele acompanha uma correia de pulso para evitar que o controle escape das mãos do jogador e um Wii Remote Jacket, protetor feito de silicone para fornecer proteção extra. Embaixo do controle, uma entrada é encontrada para que possa plugar certos acessórios, como o Nunchuk, servindo como uma extensão. Ele possui um acelerômetro, uma tradicional alavanca analógica e dois botões. O Wii MontionPlus é outro acessório que pode-se conectar ao controle para aumentar as capacidades do acelerômetro e da barra de sensor, permitindo que as ações do jogador sejam realizadas em tempo real. Além disso, a Nintendo anunciou o Wii Vitality Sensor, um oxímetro de pulso que se conecta ao dedo através do Wii Remote.

Memória de armazenamento[editar | editar código-fonte]

O Wii contém 512 megabytes de memória flash interna e possui uma entrada de cartão SD para armazenamento externo. Os cartões SD podem ser usados para fazer o upload de fotos e fazer o backup de dados armazenados nos jogo baixados do Virtual Console ou do WiiWare. Para utilizar essa função, uma atualização do firmware deve ser realizada. A atualização pode ser feita se o console estiver conectado à internet ou se algum disco de jogo conter ela. Dados de jogos baixados não podem ser transferidos para nenhum outro Wii, excepto o de sua origem. O cartão SD também pode ser utilizado para criar músicas personalizadas em jogos, a partir de arquivos em MP3, como foi visto em Excite Truck; também pode usá-lo para mudar a música de apresentação do Photo Channel. Porém na versão 1.1 do Photo Channel repruduzir músicas em MP3 foi substituída pela codificação AAC.

Na Nintendo Fall Press Conference, em outubro de 2008, Satoru Iwata anunciou que os donos de Wii terão a opção de fazer o download dos jogos do WiiWare e do Virtual Console diretamente para um cartão SD. Esta opção seria uma alternativa para "resolver" a pequena memória que o console possui. Foi dito que está opção estaria disponível no Japão no começo de 2009. Finalmente ela foi lançada em 25 de março do mesmo ano. A atualização também permitiu o uso de cartões SDHC, aumentando o limite máximo de 2 GB para 32GB.

Especificações técnicas[editar | editar código-fonte]

A Nintendo revelou somente alguns detalhes técnicos sobre o Wii, porém os mais importantes foram revelados pela imprensa. Embora nenhum deles tenham sido oficialmente confirmados, eles geralmente sugerem que o console é um avanço do Nintendo GameCube. Mais especificamente, as análises indicam que o Wii é, aproximadamente, 1.5 a 2 vezes mais poderoso de que seu antecessor.

Especificações técnicas
CPU GPU
Barramento:
Áudio Mídia
Capacidade normal:

Problemas técnicos[editar | editar código-fonte]

A primeira atualização de firmware que o Wii recebeu através do WiiConnect24 fez com que algumas unidades ficassem totalmente inutilizáveis. Isso obrigou os usuários a enviar seus consoles para a Nintendo (caso quisessem manter seus dados salvos) ou trocá-los por novos aparelhos gratuitamente.

Com o lançamento dos jogos feitos com discos de dupla camada, a Nintendo das Américas disse que alguns consoles poderiam ter alguma dificuldade durante a leitura, devido as lentes dos lasers. A empresa ofereceu kits de limpreza das lentes e reparos gratuitos para os consoles afetados.

O Wii Remote também pode apresentar problemas em detectar movimentos com a barra de sensor, que é resolvido fazendo uma nova sincronização. O site da Nintendo fornece instruções e soluções para estes tipos de problemas relativos ao console.

Questões legais[editar | editar código-fonte]

A Interlink Electronics abriu um processo contra a Nintendo por violação de uma de suas patentes que são parecidas às funcionalidades do Wii Remote, alegando "perda de royalties, redução nas vendas e/ou lucros em resultado das atividades ilícitas" da Nintendo.

Reconfigurações[editar | editar código-fonte]

Wii Family Edition[editar | editar código-fonte]

Wii Mini[editar | editar código-fonte]

Características[editar | editar código-fonte]

Wii Menu[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Wii Menu

O menu do Wii é a interface gráfica do sistema operacional do console e seu design foi inspirado em canais de televisão. Os canais (channels) ficam agrupados em 4 páginas; cada página pode conter até 12 deles e sua navegação é feita através do Wii Remote, que acaba servindo como um mouse. Com excessão do Disc Channel, todos os outros podem mudar de posição, apertando simultâneamente os botões A e B. Cada canal oferece diferentes conteúdos: previsão do tempo, notícias, concursos, opiniões, entre outros. Existem seis canais que já estão incluídos ao console, o Disc Channel, Mii Channel, Photo Channel, Wii Shop Channel, Forecast Channel e o News Channel. Sendo que estes dois últimos não estavam disponíveis no lançamento do Wii. Canais adicionais podem ser baixados gratuitamente no Wii Shop Channel, como o Everybody Votes Channel, Internet Channel, Check Mii Out Channel e o Nintendo Channel. Além disso os jogos comprados pela rede WiiWare ou Virtual Console viram, automaticamente, novos canais. Desde 18 de outubro de 2010, os donos de Wii podem baixar o canal da Netflix e em 15 de novembro de 2012 o canal do YouTube ficou disponível.

Retrocompatibilidade[editar | editar código-fonte]

O modelo original do Wii possui entradas para controle e cartão de memória do Nintendo GameCube.

O Wii, em seu modelo original, é totalmente compatível com todos os jogos do Nintendo GameCube, seus cartões de memória e seus controles. A compatibilidade com o software é automaticamente ativada quando algum disco de Nintendo GameCube é inserido. Ele também suporta alguns jogos compatíveis com resolução 480p e tecnologia widescreen. O Wii também possui quatro entradas para controles de seu antecessor e duas portas para seus cartões de memória, elas ficam atrás de duas tampas na parte superior do aparelho. A conectividade com o Game Boy Advance e o e-Reader ainda continuam atrávez do Game Boy Advance cable, porém este recurso somente está disponível para os jogos que lhe utilizavam. Os consoles que são comercializados na Coreia do Sul não oferecem retrocompatibilidade com o Nintendo GameCube. Modelos reconfigurados do Wii, como o Wii Family Editon e o Wii Mini também não possuem esse recurso.

Por outro lado, a compatibilidade com o Nintendo GameCube possui algumas restrições: nem mesmo o Wii Remote ou o classic controller podem ser usados, apenas o seu controle original. Além disso os cartões de memória de seu antecessor também são necessários para salvar o progresso do jogador, visto que a memória interna do Wii não oferece este suporte.

A compatibilidade também fica limitada em outras áreas. Recursos online e de LAN para os jogos do GameCube não estão disponíveis no Wii, já que ele não possui um adaptador específico para modem e banda larga. Além disso todos os cabos de áudio e video de seu antecessor são incompatíveis.

Conectividade com o Nintendo DS[editar | editar código-fonte]

O Wii possui conectividade com o Nintendo DS sem a necessidade de fios ou acessórios. Este recurso permite ao jogador usar o microfone e a tela touch screen como controle do console. A primeira demonstração disso foi no jogo Pokémon Battle Revolution. O jogo Pokémon Diamond e Pearl também possui esta função. Final Fantasy Crystal Chronicles: Echoes of Time, lançado para Nintendo DS e Wii, permite ser jogado de forma simultânea nos dois aparelhos. Posteriormente a Nintendo lançou o Nintendo Channel que permite que os donos de Wii possam baixar gratuitamente demos de jogos para o Nintendo DS e expandí-los.

Conectividade online[editar | editar código-fonte]

O console é capaz de se conectar à internet através da rede Wi-Fi IEEE 802.11b/g embutido ou de um adaptador USB-Ethernet. Ambos métodos permitem aos jogadores usarem o serviço Nintendo Wi-Fi Connection. O suporte para conexão AOSS foi acrescentado na atualização 3.0 do firmware. Assim como no Nintendo DS, a Nintendo não cobra nenhum tipo de taxa para os usuários usarem o serviço. Além disso os donos de Wii podem conectar-se uns com os outros, através dos Friends Codes.

Controle dos pais[editar | editar código-fonte]

Jogos[editar | editar código-fonte]

Disco do Wii em sua caixa com o manual.

Os jogos de Wii comercializados para o varejo são distribuidos em um formato próprio da Nintendo, conhecido como Wii Optical Disc, bem semelhante a um DVD. Além disso, os discos veem em caixas de plástico junto ao manual de instruções do jogo. Títulos lançados na Europa possuem um pequeno triângulo verde na parte inferior direta da caixa, isto permite identificar para qual região o jogo foi feito e o idioma presente. O Wii também possui bloqueio de região, ou seja, softwares lançados em uma região somente podem ser reproduzidos em aparelhos da mesma zona.

As principais franquias da Nintendo, como The Legend of Zelda, Metroid, Mario e Pokémon tiveram pelo menos um jogo lançado para o Wii, além de vários títulos originais e jogos desenvolvidos pelas third-party. As desenvolvedoras que tiveram maior opoio para o console foram, Ubisoft, Sega, Square Enix, Activision Blizzard, Electronic Arts e Capcom, tendo mais jogos desenvolvidos para o Wii do que para o PlayStation 3 ou Xbox 360. A Nintendo também lançou a série New Play Control!, uma seleção dos melhores jogos do GameCube adaptados para o Wii.

O serviço do Virtual Console permite aos donos de Wii baixar jogos originalmente lançados para o Nintendo Entertainment System (NES), Super Nintendo Entertainment System (SNES), Nintendo 64, Sega Mega Drive, Sega Master System, TurboGrafx-16, Neo-Geo, Commodore 64 e jogos de arcade. Os jogos do Virtual Console são distribuídos através do Wii Shop Channel, e podem ser salvos na memória interna do console ou em um cartão SD removível. Uma vez feito o download, os jogos são acessados diretamente do Wii Menu ou do SD Card Menu. Também existem aplicativos caseiros dedicados exclusivamente na criação de jogos desautorizados pela Nintendo.

Suítes de desenvolvimento como a Unity oferecem ferramentas na criação de jogos oficiais para o console. No entnado, o desenvolvimento deve ser autorizado pela Nintendo, bem como sua comercialização.

Mais de 800 milhões de jogos foram vendidos mundialmente até 30 de junho de 2012, e 103 deles ultrapassaram a marca de um milhão de unidades vendidas até 31 de março de 2011. O jogo mais bem sucedido do Wii é o Wii Sports (que está incluso ao console em diversas regiões), vendendo mais de 79,60 milhões de cópias até 31 de marçço de 2012, ultrapassando até mesmo Super Mario Bros., tornando-se o jogo mais vendido de todos os tempos.

Recepção e crítica[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]