Usuário:Sitenl/Larry Niven

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Niven no Museu da História do Computador, em Mountain View, Califórnia, em 2007

Laurence van Cott Niven ( /ˈnɪvən/; Los Angeles, 30 de abril de 1938) é um escritor de ficção científica americano. Sua obra mais conhecida é Ringworld (1970), que recebeu os prêmios Hugo, Locus, Ditmar, e Nebula. O Science Fiction and Fantasy Writers of America lhe conferiu o prêmio Damon Knight Memorial.[1] Escreve primordialmente ficção científica hard, utilizando conceitos científicos e da física teórica. Muitas vezes inclui elementos de ficção policial e de aventura. No gênero da fantasia, escreveu a série The Magic Goes Away, em que trata a magia como um recurso não renovável.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Niven nasceu em Los Angeles.Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido Ele brevemente frequentou o California Institute of TechnologyErro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido e se graduou com uma Licenciatura em matemática (com estudos em psicologia) pela Universidade Washburn, Topeka, Kansas, em 1962.Fez um ano de pós-graduação em matemática na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Em 6 de setembro de 1969, casou-se com Marilyn Joyce Wisowaty, fã de ficção científica. Ele é agnóstico.Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido

Obra[editar | editar código-fonte]

Niven é o autor prolífico de contos e romances de ficção científica, estreiando com The Coldest Place em 1964. Nesta história, o lugar mais frio em causa é o lado escuro de Mercúrio, que no momento em que a história foi escrito foi pensado para estar preso, acompanhando o movimento com o Sol (ele foi encontrado para rodar em uma ressonância 2:3 depois de Niven recebido o pagamento para a história, mas antes de ser publicada).Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido

Algis Budrys disse, em 1968, que Niven se tornar um top writer, apesar de a Nova Onda era uma evidência de que "as tendências são para segunda-avaliadores".Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido além disso, para o Nebula award, em 1970,Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido e o Hugo e o Locus prêmios em 1971Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido para o mundo de anéis, Niven venceu o Hugo Award de Melhor História Curta para a "Estrela de Nêutrons", em 1967.Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido Ele ganhou o mesmo prêmio em 1972, por "Inconstante Lua", e, em 1975, para "O Buraco Homem". Em 1976, ele ganhou o Prêmio Hugo de Melhor Novela "Borderland de Sol".

Niven foi escrita por três de ficção científica série de televisão: a original, a Terra dos Perdidos série; Jornada nas Estrelas: A Série Animada, para que ele adaptou o início de sua história "Soft Arma"; e Os Limites Exteriores, para que ele adaptou a sua história "Inconstante Lua" em um episódio de mesmo nome.

Niven também escreveu para os quadrinhos da DC Comics personagem Lanterna Verde , incluindo em suas histórias de disco rígido de ficção científica de conceitos como o de universal da entropia e o redshift efeito.

Ele incluiu limitada psi presentes (mente sobre a matéria) em alguns personagens em suas histórias, como Gil Hamilton psíquicos de braço, que só pode chegar tão longe como uma corporalidade braço poderia, embora ele pode, por exemplo, chegar através de materiais sólidos e manipular objetos do outro lado, e através de videoconferência telas, ou Matt Keller, capacidade de fazer com que as pessoas não notá-lo.

Muitos de Niven histórias—às vezes chamado de Contos do Espaço ConhecidoErro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido—lugar em seu Espaço Conhecido universo, em que a humanidade compartilha a vários habitável de estrelas, sistemas mais próximo do Sol , com mais de uma dúzia de exóticas espécies, incluindo a agressividade felina Kzinti e muito inteligente, mas covarde Pierson do Marionetistas, que frequentemente são as personagens centrais. O mundo de anéis série faz parte dos Contos do Espaço Conhecido, e Niven dividiu o cenário com outros escritores desde 1988, antologia, O Homem-Kzin Guerras (Baen Books, editado conjuntamente com Jerry Pournelle e Dean Ing).Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido tem havido vários volumes de contos e novelas.

Niven também escreveu uma lógica de fantasia da série A Magia Vai embora, que utiliza um esgotáveis recurso chamado de mana para a alimentação de uma regra baseada no "tecnológico" mágico". Draco Taberna série de curtas histórias acontecem em um mais leve e bem-humorado universo de ficção científica, e é dito do ponto de vista do titular de uma omni-espécies bar. O lunático Svetz série consiste de uma coleção de histórias curtas, O Vôo do Cavalo, e uma novela, arco-íris Marte, que envolvem um tempo nominal da máquina enviado de volta para recuperar a longo animais extintos, mas que viaja, na verdade, em realidades alternativas e traz de volta criaturas míticas, como um Roc e um Unicórnio. Muito de sua escrita desde a década de 1970 foi, em colaboração, especialmente com Jerry Pournelle e Steven Barnes, mas também Brenda Cooper e Edward M. Lerner.

Influência[editar | editar código-fonte]

Mundo de anéis

Niven mais famosa contribuição para o SF gênero vem de seu romance mundo de anéis, no qual ele imagina um mundo de anéis: uma faixa de material, cerca de um milhão de milhas de largura, aproximadamente o mesmo diâmetro da órbita da Terra, girando em torno de uma estrela. A idéia de gênesis veio de Niven tenta imaginar uma versão mais eficiente de uma esfera Dyson, o que poderia produzir o efeito de gravidade da superfície através de rotação. Dado que a girar uma Esfera Dyson resultaria na atmosfera agrupamento em torno da linha do equador, o mundo de anéis remove todos os estranhos partes da estrutura, deixando de spinning banda paisagísticos no sol, virado de lado, com o ambiente e os habitantes mantido no lugar por meio de força centrífuga e 1,000 mi (1,600 km) de alta perímetro de paredes (rim paredes). Após a publicação do mundo de anéis, Dan Alderson e Ctein,[2] dois fannish amigos de Niven, analisou a estrutura e disse Niven que o mundo de anéis foi dinamicamente instável tais que, se o centro de rotação desgarrou do sol central, as forças gravitacionais não "re-center', permitindo assim que o anel para, eventualmente, contacte o sol e ser destruído. Niven usado isso como uma trama central do elemento na sequência do romance, O mundo de anéis de Engenheiros.

Esta ideia provou ser influentes, servindo como uma alternativa para um total de Dyson esfera que exigia menos hipóteses (como a gravidade artificial) e permitiu um ciclo de dia/noite para ser introduzido (através do uso de um pequeno anel de sombra "praças", rotação entre o anel e o seu sol). Este foi desenvolvido por Iain M. Banks , na sua Cultura de série, que possui cerca de 1/100th mundo de anéis de tamanho megastructures chamados de Orbitais que orbitam uma estrela, em vez de cercar-lo completamente (real "Anéis" e Dyson "Esferas" também são mencionados, mas são muito mais raros). Alastair Reynolds também usa ringworlds em 2008 romance Casa de Sóis. O mundo de anéis-como nome de guerra do Halo série de jogos de vídeo é o homônimo Halo megaestrutura/superarma.

A versão original de Magic: The Gathering homenagem a Larry Niven em um cartão chamado "Nevinyrral Disco",Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido com Nevinyrral sendo "Larry Niven" de trás para frente. Subsequente conjuntos de destaque não novos cartões com Nevinyrral, apesar do carácter esporadicamente é citado no texto ilustrativo de vários cartões. Netrunner pago um semelhante homenagem a Larry Niven com o cartão "Nevinyrral".

Política de envolvimento[editar | editar código-fonte]

De acordo com o autor Michael Moorcock, em 1967 Niven estava entre os Escritores de Ficção científica da América membros que manifestaram a sua oposição à Guerra do Vietnã.Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido no Entanto, em 1968 Niven nome apareceu em um pro-guerra anúncio no Galaxy Ficção científica.Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválidoErro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido

Niven era um conselheiro Ronald Reagan sobre a criação da Iniciativa de Defesa Estratégica antimissile política, como parte dos Cidadãos Conselho Consultivo de Política Espacial Nacional – como cobertos na BBC documentário Caixa de Pandora por Adam Curtis.Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido O conselho também convencido de que o Vice-Presidente Dan Quayle para apoiar o estágio Único-para-órbita (SSTO) o conceito para um reutilizáveis nave espacial que levou à construção do DC-X.

Em 2007, Niven, em conjunto com um grupo de escritores de ficção científica conhecido como SIGMA, liderada por Pournelle, começou a aconselhar o U.S. Departamento de Segurança Interna como para as futuras tendências que afetam o terror política e outros temas. Erro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválidoErro de citação: Elemento de abertura <ref> está mal formado ou tem um nome inválido

Outras obras[editar | editar código-fonte]

Uma das obras humorísticas mais conhecidas de Niven é "Man of Steel, Woman of Kleenex", que utiliza das leis da física para demonstrar a dificuldades de o acasalamento entre Superman e uma mulher humana (Lois Lane ou Lana Lang).[3]

Niven apareceu no documentário sobre ciência da década de 1980 Target... Earth?

Niven Leis[editar | editar código-fonte]

Larry Niven também é conhecido entre os fãs de ficção científica pela Lei de Niven, que assim é descrita: Não há uma razão tão acertada pela qual alguém possa encontrar um tolo seguindo-a. Ao longo de sua carreira, o autor adicionou a esta primeira regra uma lista de leis, as quais ele descreve o funcionamento do universo até onde ele consiga aferir.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Larry Niven Named SFWA Damon Knight Memorial Grand Master». sfwa.org. March 2, 2015. Consultado em April 16, 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  2. Macro Structures at Larryniven.net
  3. Man of Steel, Woman of Kleenex on larryniven.net

Erro de citação: Elemento <ref> com nome "isfdb-series" definido em <references> não é utilizado no texto da página.

Erro de citação: Elemento <ref> com nome "SFE" definido em <references> não é utilizado no texto da página.

Links externos[editar | editar código-fonte]

Bibliografia e obras[editar | editar código-fonte]

Entrevistas[editar | editar código-fonte]

[[Categoria:Nascidos em 1938]] [[Categoria:Agnósticos dos Estados Unidos]] [[Categoria:Roteiristas de histórias em quadrinhos dos Estados Unidos]] [[Categoria:Escritores de ficção científica dos Estados Unidos]] [[Categoria:Pessoas vivas]] [[Categoria:Grandes Mestres da SFWA]]