Vito D'Ancona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vito D'Ancona
Nascimento 12 de agosto de 1825
Pesaro
Morte 9 de janeiro de 1884
Florença
Cidadania Reino de Itália
Ocupação pintor

Vito D'Ancona (12 de agosto de 1825 - 9 de janeiro de 1884) foi um pintor italiano que pertenceu ao grupo conhecido como Macchiaioli.

Nascido em Pesaro, D'Ancona é de origem judia. Começou sua carreira artística em Florença, e, no ano de 1844, foi aceito na Accademia Di Belle Arti, onde estudou sob a tutela de Giuseppe Bezzuoli. Tornou-se amigo de Serefino di Tivoli, com quem começou a pintar paisagens ao ar livre. Em 1948, lutou como voluntário toscano por Giuseppe Garibaldi na Unificação Italiana. Durante os anos 1850, começou a simpatizar-se com artistas que frequentavam o Caffè Michelangiolo, que tornariam-se pouco depois conhecidos como Macchiaioli.

D'Ancona fez sucesso como pintor de retratos, e algumas de suas obras de paisagens podem ser encontradas nos dias atuais. [1] Devido à contração de Sífilis [2], a saúde de D'Ancona foi se deteriorando nos anos 1870, fazendo com que deixasse de pintar em 1878. Morreu em Florença em 9 de janeiro de 1984.

Coleções de obras de D'Ancona integram a Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea, em Roma, e o Museu de Israel, em Jerusalém.

Referências

  1. Steingräber, E., & Matteucci, G. 1984, p. 69.
  2.  Mann et al. 1989, p. 143
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Vito D'Ancona
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.