Voivodia da Rutênia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Województwo ruskie
Voivodia da Rutênia
Brasão da voivodia da Rutênia
Mapa mostrando a localização da voivodia da Rutênia (em vermelho) na República das Duas Nações.
Latim Palatinatus russiae
Duração 13661772
Província Pequena Polônia
Capital Lwów
Sejmik Sądowa Wisznia
Área 55 200 km²
Condados 13
Senadores 14

A voivodia da Rutênia (latim: Palatinatus russiae, polonês: województwo ruskie) foi uma unidade de divisão administrativa e governo local do Reino da Polônia de 1366 até as partições da Polônia em 1772. Juntamente com a voivodia de Bełz, formou a província da Pequena Polônia com sua capital na cidade de Cracóvia, parte da região histórica da Pequena Polônia. Esta região, posteriormente, constituiu a grande parte da província austríaca da Galícia e atualmente está dividida entre a Polônia, a Ucrânia e a Bielorrússia.

História[editar | editar código-fonte]

Árpád e os seis outros chefes tribais dos magiares.

Povoada desde os tempos pré-históricos, a região que constitui hoje o centro-leste da Europa (parte sudeste da Polônia, oeste da Ucrânia) foi invadida, nos tempos pré-romanos, por várias tribos, incluindo os celtas, godos e vândalos (cultura Przeworsk). Depois da queda do Império Romano, do qual a maior parte do leste da Polônia fez parte (toda a área abaixo dos rios San e Dniestre), a região foi invadida pelos húngaros, eslavos e ávaros. Posteriormente tornou-se parte do Estado da Grã Morávia. Após a invasão do Grande Império da Morávia por tribos húngaras, por volta de 899, os lendianos da área declararam sua submissão ao Império Húngaro. A região então tornou-se um local de disputas entre a Polônia, a Rússia Kievana e a Hungria.

Originariamente ela referia-se a um certo território entre os rios Bug Ocidental e Wieprz. Seu nome polonês era Ziemia czerwieńska, ou "Czerwień Land" devido o nome de Cherven, uma cidade que existia na área. (Hoje em dia há diversas cidades com este nome, nenhuma delas tem relação com a Rutênia Vermelha).

Esta área foi mencionada pela primeira vez em 981, quando Vladimir, o Grande da Rússia Kievana anexou a região para a Polônia. Em 1018 ela retornou para a 1031 Rutênia. Por aproximadamente 150 anos ela existiu como principado independente da Rutênia ou reino de Halych-Volínia, antes de ser conquistada por Casimiro III da Polônia em 1349. Desde esses tempos a região é chamada de Ruś Czerwona, traduzida por "Rutênia Vermelha" ("Czerwień" significa a cor vermelha na língua eslava ou da vila polonesa de Czermno), empregada para designar o território acima do rio Dniestre, e posteriormente transferida gradualmente para Przemyśl. Desde os tempos de Władyslaw Jagiełło, a voivodia de Przemyśl era chamada de voivodia da Rutênia("województwo ruskie"). Ela consistia de cinco terras: Lwów, Sanok, Halicz, Przemyśl e Chełm. Este território foi controlado pela Áustria por quase 120 anos. Naquele tempo a região era conhecida como Galícia desde 1772 até 1918.

Governo municipal[editar | editar código-fonte]

Sede do governo da voivodia (wojewoda):

Conselho regional para todas as terras da Rutênia (sejmik generalny):

Sedes do Conselho regional (sejmik poselski i deputacki):

Divisão administrativa[editar | editar código-fonte]

Voivodas[editar | editar código-fonte]

Voivodias e regiões vizinhas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]