When Nietzsche Wept

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
When Nietzsche Wept
Quando Nietzche Chorou[1] (BR)
 Estados Unidos
2007 •  Cor •  105 min 
Direção Pinchas Perry
Roteiro Pinchas Perry(roteiro)
Irvin D. Yalom (livro)
Elenco Armand Assante
Andreas Beckett
Ben Cross
Jamie Elman
Género drama
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

When Nietzsche Wept (br Quando Nietzche Chorou) é um filme de 2007, dirigido por Pinchas Perry, com roteiro baseado no livro homónimo de Irvin D. Yalom.

Enredo[editar | editar código-fonte]

A história é sobre um fictício encontro entre o filósofo Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer, professor de Sigmund Freud, quando ambos encontravam-se em fases atormentadas: Nietzche apresentava tendências suicidas e ainda não era conhecido (o ano provável é 1882, quando Assim Falou Zaratustra ainda não tinha sido escrito) e costumava escrever que era um filósofo póstumo, e que seus alunos ainda não haviam nascido, enquanto Breuer estava passando por uma crise por ter se envolvido com uma de suas pacientes, Bertha Pappenheim (a qual era referida como Anna O.).

Lou Andreas-Salomé, única paixão da vida de Nietzsche e namorada de Paul Rée, procura dr. Breuer para que ele trate do famoso filósofo com a sua nova e controversa técnica de terapia através da fala, sem que este se dê conta de que está passando por uma sessão de terapia.

Para convencer Nietzsche a permanecer em Viena, dr. Breuer inventa uma tática engenhosa: diz que vai tratar a parte física de Nietzsche, que sofria de enxaquecas terríveis, enquanto este o ajuda a entender seus próprios problemas através da filosofia. Ambos os homens passam, então, a encontrar-se todos os dias e suas vidas mudam bruscamente.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia tem os portais:

Referências

  1. Quando Nietzche Chorou no CinePlayers (Brasil)
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.