White and Black Blues

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

"White and Black Blues" ("Blues branco e preto") foi a canção que representou a França no Festival Eurovisão da Canção 1990, interpretada em francês (com algumas palavras em inglês por Joëlle Ursull, do seu álbum Black French. Foi a 14.ª canção a ser interpretada na noite do evento. Terminou em segundo lugar, recebendo um total de 132 pontos.

Autores[editar | editar código-fonte]

Composta por Georges Ougier de Moussac e letra de Serge Gainsbourg, a canção tinha originalmente o título "Black Lolita Blues", todavia Ursull (a primeira cantora negra a representar a França no Festival Eurovisão da Canção) declinou cantá-la devido às conotações pejorativas da palavra "black".[1] A versão rescrita obteve o se consentimento e tornou-se um canção favorita entre os seus fãs da cantora. No festival, a cação foi orquestrada por Régis Dupré.

Letra[editar | editar código-fonte]

A canção em si fala da necessidade de se atravessar os preconceitos da cor da pele. Ursull canta que "Quando alguém fala-me sobre a cor da pele/Eu tenho os blues que enviam calafrios para baixo da minha espinha/Eu sinto como se estivesse num conto de Edgar Allan Poe". Ela diz que não acredita na renúncia inteira à sua ligação a África ("África, meu amor, Eu tenho-te na minha pele"), mas admite que ela enfrenta dificuldades na sociedade branca. A cantora diz que a cor da pele não interessa, somos todos iguais.

Musicalmente, a música tem efeitos de um acordeão e de um sintetizador que apareceu no Festival Eurovisão da Canção nos inícios dos anos 90.

Vendas[editar | editar código-fonte]

A canção teve um grande sucesso em França e foi um dos êxitos do verão de 1990. Estreou-se num #47 a 26 de maio de 1990, e alcançou o n.º 2, sete semanas mais tarde, mas foi incapaz de atingir o n.º 1. O single manteve-se no top 50 durante 26 semanas. Recebeu um disco de ouro.

Na Suécia e Alemanha, o single não teve tanto sucesso, alcançando respetivamente o n.º #19 e #86. esteve também no top ten da Áustria.

Faixas[editar | editar código-fonte]

CD single
  1. "White and Black Blues"—3:00
  2. "White and Black Blues" (instrumental)—3:00
7″ single
  1. "White and Black Blues"—3:00
  2. "White and Black Blues" (instrumental)—3:00

Certificações[editar | editar código-fonte]

País Certificação Data Vendas certificadas Vendas físicas
França[2] Gold 1990 500,000 483,000[3]

Top de vendas[editar | editar código-fonte]

Charts[editar | editar código-fonte]

Chart (1990) Peak
position
Austrian Singles Chart[4] 10
French SNEP Singles Chart[4] 2
German Singles Chart[5] 86
Swedish Singles Chart[4] 19

Referências

  1. Diggiloo.net (Consultada em 28 de junho de 2009)
  2. French certifications Chartsinfrance.net Arquivado em 29 de dezembro de 2008, no Wayback Machine. (Retrieved August 20, 2008)
  3. Joëlle Ursull's certifications and sales See: "Les Ventes" => "Toutes les certifications depuis 1973" => "URSULL Joëlle" (Retrieved August 20, 2008)
  4. a b c "White and Black Blues", in various singles charts Lescharts.com (Retrieved April 5, 2008)
  5. German Singles Chart Charts-surfer.de (Retrieved April 5, 2008)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]