Wikipédia:Editores de interface

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o estatuto que substituiu este, veja Wikipédia:Administradores de interface.
Editores de interface

Os editores de interface eram um grupo de usuários autorizados a editar páginas do domínio MediaWiki, bem como scripts e folhas de estilos de outros usuários. Antes da criação deste grupo, estes direitos eram concedidos apenas aos administradores.

Há atualmente um editor de interface na Wikipédia lusófona. Juntamente com os administradores, constitui um total de 51 usuários com as permissões mencionadas.

O estatuto se tornou obsoleto com a criação do estatuto de administrador de interface.

O que faz um editor de interface?[editar código-fonte]

Conforme a solicitação no Phabricator, os editores de interface possuem os seguintes privilégios:[1]

  • Editar a interface de utilizador
  • Editar os ficheiros CSS de outros utilizadores
  • Editar os ficheiros JS de outros utilizadores

Essas permissões são concedidas aos editores de interface para que possam colaborar em tarefas mais técnicas, como por exemplo:

  • Atualização e correção de bugs nos scripts e folhas de estilos da Wikipédia ou de outros usuários, quando necessário;
  • Aprimorar ou corrigir as expressões regulares usadas nas listas negra e branca.

Observação: Não é permitido editar essas listas para adicionar ou remover entradas de modo a proibir (ou permitir) ligações externas, criação de artigos ou visualização de imagem.

Quais políticas devem orientar suas ações?[editar código-fonte]

Assim como ocorre com qualquer usuário da Wikipédia, as políticas e recomendações gerais do projeto devem orientar suas ações, com especial atenção à política que rege o uso dos privilégios, as decisões da comunidade e as orientações e decisões consensuais obtidas no café dos programadores.

Tornando-se um editor de interface[editar código-fonte]

O interessado em se tornar um editor de interface deverá verificar se preenche os requisitos mínimos para a nomeação:

  • Ter uma conta com seis meses de registro;
  • Conhecimento técnico para editar as páginas do domínio MediaWiki (como JavaScript, CSS e/ou expressões regulares);
  • Familiaridade com as permissões e restrições dos privilégios do grupo.

Além disso, somente usuários autoconfirmados poderão abrir um novo pedido de aprovação.[2] Caso cumpra os requisitos, poderá fazer um pedido de aprovação e anunciá-lo na esplanada, incluindo-o também na predefinição de nomeações recentes. A seguir, terá início uma discussão para avaliar o candidato, de acordo com as diretrizes especificadas na política de editores de interface. Se não forem constatados impedimentos e o usuário agregar os conhecimentos necessários, um burocrata aprovará o pedido, incluindo o usuário no grupo.

Inclusão e remoção de usuários no grupo[editar código-fonte]

Exemplo do painel de gerenciamento de direitos do usuário, acessado por um burocrata, no momento da inclusão no grupo dos editores de interface.

Na Wikipédia lusófona, o MediaWiki foi configurado de modo que a inclusão e remoção de editores no grupo dos editores de interface (bem como dos robôs ou dos eliminadores) seja feita somente pelos burocratas.[3] Isso pode ser conferido na lista de privilégios de grupos.

Para que um usuário seja incluído no grupo dos editores de interface, seu pedido de aprovação tem que ser bem-sucedido. Por outro lado, ele poderá ser removido do grupo após um pedido de remoção ou imediatamente por qualquer burocrata, de acordo com a política de editores de interface, ao se constatarem abusos ou má-utilização da ferramenta, mesmo após advertência.

A gestão de privilégios pode ser feita através da página Especial:Privilégios. Uma caixa de seleção selecionada significa que o usuário já se encontra no grupo, enquanto que uma caixa desselecionada indica que o usuário ainda não pertence ao grupo. Para proceder à inclusão de alguém no grupo, o burocrata deve selecionar o campo respectivo, fornecer uma ligação ou diferencial de edição para o pedido de aprovação e clicar no botão de confirmação.

Redundância[editar código-fonte]

Haja vista que as permissões concedidas aos administradores também englobam aquelas fornecidas aos editores de interface, não é preciso manter um editor em ambos os grupos. No entanto, não há problema algum nisso.

É mantida uma relação dos editores de interface posteriormente incluídos no grupo dos administradores.

Usuários no grupo dos editores de interface[editar código-fonte]

Segue abaixo a lista dos atuais editores de interface e a seguir a dos usuários que já foram parte deste grupo.

  1. Diego Queiroz (desde 14/10/2014discussãocontribuições (domínio MediaWiki) • estatísticasmovimentos) (estatuto convertido em administrador de interface em 09/09/2018)
  2. Helder.wiki (desde 09/10/2012discussãocontribuições (domínio MediaWiki) • estatísticasmovimentos) (pediu a remoção em 04/06/2013)
  3. !Silent (desde 09/10/2012discussãocontribuições (domínio MediaWiki) • estatísticasmovimentos) (eleito administrador em 28/06/2016)


Identificação[editar código-fonte]

Os usuários deste grupo podem incluir em suas páginas de usuário a userbox {{Wikipédia:Userbox/Editor de interface}}. Também é possível consultar a lista de todos os editores de interface (atualizada automaticamente pelo MediaWiki).

Notas

  1. Internamente, isso é configurado definindo $wgGroupPermissions['interface-editor'] com o valor true para as permissões editinterface, editusercss e edituserjs.
  2. Conforme consenso em Wikipédia:Esplanada/propostas/Impedir usuários não-confirmados de criarem pedidos de administração (15set2016).
  3. Tal configuração é feita no arquivo InitialiseSettings.php, com um código equivalente a $wgAddGroups['bureaucrat'] = array( 'sysop', 'bureaucrat', 'bot', 'eliminator', 'confirmed', 'autoreviewer', 'interface-editor' );
    $wgRemoveGroups['bureaucrat'] = array( 'bot', 'eliminator', 'confirmed', 'autoreviewer', 'interface-editor' );
Info   Nota ortográfica: Esta página está escrita segundo as normas do Acordo Ortográfico de 1990.