Wikipédia:Esplanada/propostas/Local na esplanada reservado à assuntos da WMF (6mai2021)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A seguinte discussão encontra-se encerrada. Por favor não a modifique Comentários posteriores devem ser feitos numa nova secção. Segue-se um resumo das conclusões obtidas nesta discussão. Negado. Proposta cancelada pelo proponente tendo em vista que, durante o debate, foi apontado a possibilidade da proposta desencadear fim contrário ao desejado


Proposta

Proposta: para facilitar a comunicação da WMF com a Wiki.pt proponho a criação de um local na Esplanada reservado apenas às notícias e discussões provindas da e relativas à WMF. Se for o caso de propostas a serem implementadas pela Wiki.pt, estas deverão ser no local reservado à propostas, independentemente se referentes ou não à WMF. Um exemplo já existente é o referido espaço na Wiki.en (Village pump (WMF)).

--Felipe da Fonseca (discussão) 20h50min de 6 de maio de 2021 (UTC)

Discussão

Symbol question.svg Pergunta Só para termos uma ideia: no ano de 2020, quantas discussões teria tido essa secção? JMagalhães (discussão) 23h39min de 6 de maio de 2021 (UTC)

JMagalhães Não sei. No ano de 2021 teríamos três discussões e alguns avisos. Mas, veja que se trata de um processo de autoalimentação... as coisas não vêm para cá porque não há interesse, e etc. --Felipe da Fonseca (discussão) 23h42min de 6 de maio de 2021 (UTC)
Falta de interesse é diferente de falta de espaço. Eu não vejo a esplanada/anúncios ou esplanada /geral tão cheias de assuntos da WMF que justifique abrir uma esplanada só para isso. Na en.wiki pode-se justificar porque têm centenas de discussões por mês. JMagalhães (discussão) 23h45min de 6 de maio de 2021 (UTC)"
JMagalhães: a) concordo que "ter interesse" e "ter um espaço" são coisas diferentes, mas entendo que "ter um espaço" é parte de "ter interesse"; b) não se trata apenas de dividir grande quantidade de conteúdo em mais fóruns, mas em manter um fórum exclusivo para um determinado tema, devido a sua importância ou forma específca. Veja por exemplo o caso do Wikipédia:Pedidos de opinião, o último pedido de opinião antes de meus dois é de 17 de julho de 2020, portanto trata-se de um local com baixa densidade, não obstante, foi muito útil como incubador das importantes propostas de mudança da WP:PB; c) pretendo me dedicar, além das questões de bloqueio que já tenho me dedicado, a melhorar nossa comunicação com a WMF, trazendo conteúdos importantes para cá. Desta forma, intuo que a quantidade de postgens relacionadas com a WMF pode aumentar significativamente, sobre isso peço apenas que fique atento e, se achar que a situação mudou, passe a aprovar a proposta.--Felipe da Fonseca (discussão) 05h02min de 7 de maio de 2021 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo. Eu mesmo teria uma proposta de voluntariado pra encaminhar em breve para usuários interessados, fossem da WMF ou não; resta saber se daria certo, mas trabalho com certeza daria! Se realmente quiséssemos pôr em prática... Enfim, deixo aqui meu apoio à ideia: acho que seria um bom começo. Também ressalto que a possível aba da Esplanada dedicada à WMF não deveria conter só conteúdo vindo da fundação, mas tudo potencialmente atrelado a ela, dividido em segmentos. Kimi take a bowl here 18h34min de 7 de maio de 2021 (UTC).

Citizen Kimi sim. Seria o caso de discussões como esta serem remetidas a este local também. A excessão são as propostas, que devem permanecer na seção "propostas" sobre pena de invaldiade. Estará tudo na página, a depender do desenvolviemnto desta discussão eu a providencio. --Felipe da Fonseca (discussão) 18h38min de 7 de maio de 2021 (UTC)

Symbol question.svg Pergunta JMagalhães para vc ficaria melhor, pior ou igual se eu mudasse a proposta para incluir questões da WMF e da Meta em um mesmo local? Citizen Kimi você se importaria com esta mudança na proposta? comentário não assinado de Felipe da Fonseca (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Eu continuo sem perceber onde está o volume de discussões que justifique uma esplanada autónoma só para isso. É que vai ter o efeito exatamente oposto àquilo que pretende. A esplanada/geral existe há anos e é das páginas mais vigiadas do projeto. Ao criar uma nova esplanada, ainda por cima de um tema que desperta pouco interesse, só vai conseguir que meia dúzia de gatos pingados a acompanhem. Se mesmo na esplanada/geral que toda a gente vigia os tópicos não estão a despertar interesse, numa nova pode esquecer de vez. JMagalhães (discussão) 15h36min de 9 de maio de 2021 (UTC)
JMagalhães bom, isso é verdade, talvez tenha o efeito contrário ao desejado. --Felipe da Fonseca (discussão) 15h44min de 9 de maio de 2021 (UTC)

Symbol comment vote.svg Comentário Por seu usuária nova e ainda estar me ambientando das dinâmicas aqui da Esplanada, me abstenho de posicionamento sobre a criação ou não, todavia, creio que o encaminhamento de re-verificação num futuro próximo seja uma boa. Comento pois me voluntario a quaisquer esforços de melhorar a comunicação da comunidade lusófona com as outras instâncias do Wikiverso (CC Citizen Kimi e Felipe da Fonseca), já que costumo andarilhar bastante para o além-mar das nossas fronteiras - estas que, em minha percepção, deveriam ser meramente linguísticas e não transformadas em barricadas. Há-braços, CalliandraDysantha (discussão) 23h49min de 9 de maio de 2021 (UTC)

  • O fluxo e interesse da comunidade são baixos. Isso vem primeiro. Por enquanto, independente de ter ou não algo a ver com a WMF, pra um melhor acompanhamento, creio ser melhor manter como está, seguindo as divisões já existentes, que cobrem tudo. Do contrário, seria mais uma página pouco vigiada, com consequências opostas às desejadas.—Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 22h43min de 10 de maio de 2021 (UTC)
    Por sinal, eu acompanhei por uns meses o número de vigilantes da Esplanada/Políticas, criada há uns anos, mas encerrada por falta de participação. Não retrata exatamente o mesmo problema, mas ajuda a entender. O número de participantes é muito baixo. É esperado que seja menor que nas outras e ainda assim haver vantagem, já que o público seria mais focado e interessado, mas precisaria haver uma participação mínima. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 15h08min de 12 de maio de 2021 (UTC)

Na minha perspectiva, se o fluxo é baixo e o interesse é baixo, o melhor é manter a informação nos actuais canais, onde existe maior visibilidade. Meter à parte num canto o que já é esporádico e de baixo interesse será apenas mais um prego no caixão. Luís Almeida "Tuga1143 09h13min de 12 de maio de 2021 (UTC)

  • Caros participantes, eu já estou convencido de que não é uma boa ideia, uma vez que o efeito pode ser o contrário do desejado. Estava pensando inclusive em fechar antecipadamente a discussão, mas resolvi deixá-la aberta: não me oponho a fechá-la antecipadamente.--Felipe da Fonseca (discussão) 15h37min de 12 de maio de 2021 (UTC)
@Felipe da Fonseca: Pode fechar, realmente não se justifica uma Esplanada relativa em exclusivo à WMF. E evite catadupas de propostas à comunidade em tão curto espaço de tempo. Att., Vanthorn® 19h36min de 13 de maio de 2021 (UTC)

A discussão acima encontra-se encerrada. Por favor não a modifique. Comentários posteriores devem ser feitos numa nova secção.