Ajuda:Guia de edição/Menus e ferramentas/Edição menor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O que é uma edição menor?

Localização na janela de edição.

Quando o usuário que está logado na Wikipédia edita uma página qualquer, tem a opção de marcar sua alteração como "edição menor". Quando marcar esta opção é relativamente uma questão de preferência pessoal. Entretanto, esta opção deve ser usada basicamente quando a edição de páginas é feita com os objetivos de correção ortográfica, formatação e mudanças de menor significância na disposição dos textos.

Ou seja, pequenas edições que não alteram substancialmente o artigo devem ser marcadas como edição menor. Para entender melhor, observe o contrário desta opção: uma edição maior é aquela que torna válido reler e conferir a entrada editada. Assim, qualquer mudança de "real" significado, mesmo que uma só palavra, deve ser vista como edição maior ou de relevância, para estes casos não devemos marcar o check box de edição menor.

Além disso, há alguma outra finalidade para usarmos a edição menor? Sim, uma edição marcada como menor aparece na lista de mudanças recentes em artigos, com um m a negrito do lado esquerdo da edição. Este atributo é importante porque os usuários podem escolher entre "esconder" as edições menores na página de mudanças recentes, de forma que o volume de edições a ser revisado / conferido seja mais bem visualizado. Para isso basta abrir o seu quadro de preferências (menu no canto superior direito), abrir a aba mudanças recentes e activar a opção Esconder edições secundárias nas mudanças recentes.

Nota: não é possível marcar uma edição como "menor" quando não se está logado, justamente porque vandalismos poderiam ser marcados como edições menores, passando, desta feita, despercebidos. Essa limitação é mais uma razão para se registrar e entrar no sistema, ou logar.

Sim Quando marcar uma edição como menor

  • Correções em erros de digitação
  • Ajustes simples (alteração para maiúsculas, pontuação, adição de texto itálico a expressões em outros idiomas, etc)
  • Ajustes que não mudam o sentido do artigo (exemplo: adicionar linhas horizontais, dividindo um parágrafo em dois — se isso não gerar controvérsia)
  • Correções em erros claros de data (exemplo: mudar 1873 para 1973, sendo que o acontecimento em questão aconteceu realmente em 1973)
  • Correções no aspecto do artigo
  • Remoção de vandalismos furtivos
  • Acréscimos ou correções de wikilinks

Não Quando não marcar como edição menor

  • Adicionando ou removendo conteúdo ao artigo
  • Adicionando ou removendo marcações ou predefinições aos artigos

Coisas a lembrar

  • Qualquer mudança no texto fonte (en:Wikitext), mesmo que ela não altere o aspecto da página em HTML (se envolve a adição de um espaço ou um parágrafo, por exemplo), poderá ser entendida como uma mudança de acordo com a base de dados.
  • Marcar uma mudança maior como menor é considerado falta de educação, especialmente se a mudança envolve a retirada de algum texto do artigo.
  • Reverter uma página não é algo plausível de ser considerado como uma edição menor na maior parte das vezes. Quando uma página é disputada, e particularmente, se estiver havendo uma guerra de edições, então é melhor não marcar nenhuma edição como menor. Reverter vandalismo furtivo é uma exceção a essa regra (ver seção abaixo).
  • A lista de artigos vigiados de algum usuário só mostrará as mudanças recentes feitas a determinada página, mesmo que ela seja uma edição menor. Dessa forma, uma edição menor talvez chame mais a atenção do usuário do que uma edição normal. Isto ocorre porque um usuário que está monitorando determinada página está interessado em todas as edições feitas a esta página. Se você está em dúvida a respeito das mudanças em uma página, faça uma verificação no histórico da página para melhor se certificar.
  • Se você marcar uma edição como menor acidentalmente quando ela for de fato uma edição normal, você deverá fazer uma segunda edição, uma edição dummy, e deverá colocar no sumário da edição a informação de que "a edição anterior é maior". Assim como uma edição simples feita com este propósito, apenas abrindo a caixa de edição e salvando (sem mudar nada) não funcionará, nem adicionar um espaço em branco no fim de alguma linha ou uma linha em branco no fim da página — nestes casos a edição é cancelada e o sumário da edição é ignorado. Entretanto, pode-se, por exemplo, adicionar um espaço a mais entre duas palavras, ou uma quebra de linha (desde que não crie novo parágrafo). Estas mudanças serão preservadas no texto wiki e serão gravadas como uma mudança, embora não alterem o texto renderizado da página.
  • Talvez seja adequado comunicar qualquer desacordo sobre alguma dúvida sobre o que teria sido uma edição menor na página de discussão do artigo ou uma mensagem ao usuário, mas tomando o cuidado para evitar uma guerra de edições.
  • Edições marcadas como menor não alteram a data do comentário "Esta página foi modificada pela última vez..." presente no final da página.

Exceção

Um administrador ou reversor pode, de modo semiautomático, reverter as edições do último editor de uma página. Essas reversões são marcadas como edições menores pelo software wiki, pois é nulo o efeito cumulativo das edições e de sua reversão. O uso previsto para a ferramenta semiautomática de reversão é em casos de vandalismo, cuja reversão é considerada uma edição menor (podendo assim ser ignorada na lista de mudanças recentes). Isso tem como efeito colateral que, caso as preferências do usuário estejam configuradas para esconder edições menores, uma edição revertida que não tenha sido originalmente marcada como menor ainda ficará visível nas listas de mudanças recentes, ao passo que a própria reversão semiautomática não ficará.

Ver também