Wikipédia Discussão:Projetos/Astronomia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Discussão sobre gigantes gasosos[editar código-fonte]

Olá! Estava querendo escrever sobre a formação de gigantes gasosos principalmente fora do sistema solar, mas existem duas teorias de formação. Então não sei se seria viável escrever um artigo para postar, e também estava lendo sobre radiação cósmica de fundo, e notei haver pouca coisa e parece ser traduzido, gostaria de saber se devo fazer um novo artigo sobre tal assunto já que tenho um conhecimento relativamente grande sobre o assunto. Até mais espero que me ajudem.

Thiago Guimarães 20:32, 1 Novembro 2006 (UTC)

Já reformulei o artigo sobre Radiação cósmica de fundo espero que gostem. Thiago Guimarães 14:36, 2 Novembro 2006 (UTC)

Esteja à vontade para escrever os artigos. Ter em atenção, no caso de exposição de teorias, de citar as fontes e de seguir o principio da Verificabildade.

O artigo citado parece bem, mas de notar que tanto quanto possível, não devem ser retiradas informações boas que foram colocadas por outros editores. Não sei se foi esse o caso porque não tive com tempo para ver o histórico do artigo. Cumprs. LijeØAlso msg 18:32, 3 Novembro 2006 (UTC)

Eu não retirei nenhuma informação, apenas completei-as e algumas que estavam de difícil entendimento eu reformulei mantendo o sentido e o conteúdo Thiago Guimarães 21:59, 3 Novembro 2006 (UTC)

Ok, como não vi o histórico. Há que ter cuidado para prevenir desentendidos com os usuários que colaboraram antes nos artigos. LijeØAlso msg 22:31, 3 Novembro 2006 (UTC)

Já passei muita raiva com isso, acredito que qualquer alteração por menor que seja dever ser discutida antes com o idealizador do projeto. Thiago Guimarães 02:53, 4 Novembro 2006 (UTC)

Olá! Este artigo "buraco negro" precisa de uma revisão, de uma reformulação e também de complemento, gostaria de saber se segundo a opinião de vocês devo fazer tal reforma, tenho um conteúdo muito grande sobre o assunto, lembrando que sempre mantanho as informações de conteúdo inportante e procuro deixar o artigo o mais explicado e fácil de entender possível.

Forte abraço

Thiago Guimarães 22:29, 3 Novembro 2006 (UTC)


Olá. Apenas gostaria de avisar que alguém vandalizou o artigo sobre SETI. Colocaram coisas sobre chupiscos e tartarugas fazendo o projeto. Enfim, coisas desciclopédicas. Não sei se era aqui que eu deveria avisar. Mas como não encontrei lugar melhor. E não conserto porque não sei muito sobre o SETI ou como agir em casos de vandalismos.

Até mais. o comentário precedente não foi assinado por Gabrielbaruffi (discussão • contrib.)

Feito, corrigi o vandalismo. Já que não sabias o que fazer, fizeste bem! Obrigado pelo aviso — Delemonbão tamém! 16h46min de 10 de Setembro de 2008 (UTC)

Prezados,

Tenho colaborado bastante com a edição de artigos de astronomia (minhas contribuições), mas não entendi qual a diferença do Portal de Astronomia para este Projeto ? Aliás, o que tem para fazer ? Num tem artigos pedidos, não tem tarefas de manutenção ...

Em que posso ajudar ?

POcca (discussão) 22h45min de 2 de Novembro de 2008 (UTC)

Olá amigo! Para a definição de Portal, veja aqui: Wikipedia:Portal, e a de um projeto: Wikipedia:Conselho de WikiProjectos. A diferença é o fim: o portal é voltado para o usuário, o ideal é que fosse constantemente atualizado, devendo oferecer informações recentes e atualizadas sobre o assunto a que o portal se redireciona, e oferecer também alguma possibilidade em que o usuário possa contribuir. O Projeto é mais profundo, deve reunir editores com o objetivo não mais de organizar informação de forma atrativa, e sim de agrupar ferramentas, esforço conjunto de ação/edição/tradução/criação de artigos; criando meios de medir a qualidade e quantidade do trabalho realizado.
Acontece que o Projeto de Astronomia foi recentemente "reformulado" do ponto de vista estético e estrutural. Até bem pouco tempo era assim. Contudo o projeto está - digamos - inativo. A discussão mesmo está quase parada, os usuários quase não se comunicam...
Logo, se queres ajudar, pode fazer duas coisas: atualizar as informações do portal (também é possível uma atualização estética/estrutural). E principalmente, acredito que podes tentar ajudar reavivando o projeto. Ainda há que se criar as tarefas de manutenção e artigos pedidos, o que pode ser feito herdando a hierarquia e organização de outros wikiprojetos bem-sucedidos.
P.S.: Pra saber mais sobre projetos, veja o nosso Conselho, atualmente tentamos estruturá-lo para servir de receptáculo de informações úteis para criar/manter um projeto. Parabéns pela iniciativa — Delemonbão tamém! 23h55min de 2 de Novembro de 2008 (UTC)

Revalidação de Io e Soyuz[editar código-fonte]

Caros membros ativos do Projeto, os artigos Io e Soyuz foram propostos para revalidação em: Wikipedia:Revalidação_de_artigos_destacados/Io e Wikipedia:Revalidação de artigos destacados/Soyuz, gostaria da opinião de vocês por la e que se possivel trabalhassem em cima dos artigos, corrigindo suas falhas, para que ele não perca o estatuto de destaque. Obrigado. Leonardo Mio (discussão) 19h59min de 26 de Novembro de 2008 (UTC)

Revalidações de 16/02[editar código-fonte]

O artigo Tritão (satélite) está em votação para revalidação, por causa das poucas referências existentes no artigo (seções inteiras sem nenhuma ref). Caso o projeto tenha interesse em manter o artigo como destacado a votação possui duração de 1 mês (link na discussão do artigo). => Rjclaudio msg 19h20min de 16 de fevereiro de 2009 (UTC)[responder]

Apollo 17 está mais para romance que para enciclopédia![editar código-fonte]

Olá, acabei de ler o artigo lusófono da Apollo 17. O artigo é muito falho, parece mais um romance que uma enciclopédia. Ele é completamente contrário ao estilo da Wikipedia. Vide diretivas em Wikipedia:O_verbete_perfeito. O artigo tem linguagem redundante, emotiva, muito pouco descritiva, e nenhuma ou pouca fonte de pesquisa. Não é clara, pois utiliza muitas metáforas quando deveria utilizar uma linguagem clara e direta, sem arrodeios. Enfim, parece um romance, um folhetim, e não o que se deve esperar da Wikipedia. Veja só esse trecho:

Eugene Cernan gostava de descrever a Apollo 17 como 'o fim do começo' e, certamente, de uma perspectiva científica, a Apollo foi um começo maravilhoso.

Falta a citação da origem da informação, falta o posicionamento crítico... afinal, o que é um "começo maravilhoso" do ponto de vista de "uma perspectiva científica"? Eu não recomendaria isso nem para meus filhos lerem. Do jeito que está, ou deveria ser apagado, ou então refeito do zero. Obrigado pela atenção. --David (discussão) 19h15min de 19 de julho de 2009 (UTC)[responder]

No projeto categorias eu terminei o esboço da nova divisão das categorias exatas, peço que os editores da área revisem o esboço antes de começar a reorganização das categorias. Danilo.mac (discussão) 02h26min de 3 de agosto de 2009 (UTC)[responder]

Convenção de nomenclatura[editar código-fonte]

Conforme foi decidido na convenção de nomenclatura, os Objetos Messier sem nome devem ter como título do artigo Messier [número] e a forma M[número] (astronomia) deve existir como redirect. Aos objetos com nome, o padrão deve ser o nome correto do artigo, e as formas Messier [número] e M[número] (astronomia) devem existir como redirect. PS: Onde posto isso no projeto? Não achei nenhum lugar. Christian msg 22h34min de 21 de agosto de 2009 (UTC)[responder]

Nível de Importância[editar código-fonte]

Os níveis de importância dos artigos são completamente sem sentido. Enquanto Io e Europa possuem importância 2 e Titã e Tritão possuem importância 3, a Máquina de Anticítera e a Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro possuem importância 4. Alfgar (discussão) 13h16min de 2 de setembro de 2009 (UTC)[responder]

Wikisky and Sky-Map.org[editar código-fonte]

Hi! I'm a contributer of it.wiki. Sorry for english, but I'm not able to speack portuguese. I have some informations that you can consider as interesting; I inform you that we have obtained a permission for using images from Wikisky and Sky-Map.org; license is no-commercial, and the permission is archived with the ticket 2009052010051757 on OTRS system (I'm also an OTRS-ian for it.wiki). This permission has validity for all wikipedia languages, and you can see details here: 1 and 2 (in english). This permission includes also the use of images taken from the STScI Digitized Sky Survey, available as query form at this link. Bye. --Roberto Segnali all'Indiano 07h28min de 22 de novembro de 2009 (UTC)[responder]

Escala comum de qualidade[editar código-fonte]

Está em discussão na esplanada uma proposta para unificar os critérios de avaliações de artigos no âmbito dos WikiProjectos e da Wikipedia:Versão 1.0. Se este WikiProjecto tiver interesse em participar na discussão, por favor façam ouvir-se aqui. Obrigado, GoeBOThe (discussão) 10h29min de 14 de dezembro de 2009 (UTC)[responder]

Estou procedendo com a tradução do artigo do planeta mercúrio, se alguém estiver interessado em ajudar é só falar. AbçOTAVIO1981 (discussão) 02h03min de 16 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]

Pedidos de revisão[editar código-fonte]

Se alguém se dispor, aqui vai uma lista de artigos que talvez precisem de revisão:

Peel (discussão) 15h57min de 16 de setembro de 2010 (UTC)[responder]

Icoeng (discussão)

Considerações sobre o Limite Shandrasekhar[editar código-fonte]

Peço o favor de considerar o trabalho do brasileiro Mário Schenberg sobre o Limite Shandrasekhar, que é mais conhecido como Limite Shandrasekhar-Schenberg e não apenas como Limite Shandrasekhar. Acho que o Brasil já teve ao longo de sua História cientistas demais ignorados pelo Prêmio Nobel, tais como Carlos Chagas, Vital Brazil etc., e não merece também ser ignorado pelos próprios brasileiros, entre eles, os responsáveis por tais artigos.

Willian

grupo de trabalho planetas[editar código-fonte]

Eu gostava de criar um grupo de trabalho saber planetas e em especial foco em exaplanetas, e em exaplanetas que estejam numa zona habitável--Spyros200 (discussão) 15h41min de 23 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]

Apoio a ideia. Um bom começo é criar artigos sobre todos os planetas e suas estrelas (Anexo:Lista de estrelas com exoplaneta). Sugiro que você leia o livro de estilo e não se esqueça de colocar fontes fiáveis. Uma boa base de dados é o simbad e a Extrasolar Planets Encyclopaedia. Jolielegal (discussão) 00h11min de 24 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]

.

Cientistas premiados[editar código-fonte]

Criei Anexo:Lista de prêmios de ciência e Categoria:Cientistas premiados. Vou categorizar todos os cientistas que receberam algum prêmio.

Faço a proposta de todos os cientistas premiados serem classificados como importância 3 por um bot, podendo depois ser avaliado individualmente se a importância deve aumentar para 4 ou não. Rjclaudio msg 16h09min de 17 de maio de 2011 (UTC)[responder]

I generated list of articles about galaxies, without image in infobox, but with image on plwiki - maybe somebody will be interested Bulwersator (discussão) 10h52min de 21 de fevereiro de 2012 (UTC)[responder]

Reanimação do Projeto[editar código-fonte]

O projeto precisa urgentemente de uma reanimação, principalmente sendo este um dos projetos mais importantes. Para começar gostava de saber com quem se pode contar para voltar a pôr o projeto a funcionar. - Sarilho1 (discussão) 14h01min de 17 de abril de 2012 (UTC)[responder]

Participantes[editar código-fonte]

Vamos recomeçar a lista de participantes (os que não quiserem continuar, passarão para inativos ou serão eliminados desta lista, não sei qual será melhor. Por favor, diga-nos se é um membro que quer voltar a ser ativo no projeto. Novos planos de edição serão depois propostos e discutidos entre os membros ativos. - Sarilho1 (discussão) 14h01min de 17 de abril de 2012 (UTC)[responder]

Eu estou disposto. L'Astorina (discussão) 15h30min de 17 de abril de 2012 (UTC)[responder]

Vamos só esperar por mais respostas e depois começamos um plano de melhora de artigos. Eu gostava de começar por levar o tópico do sistema solar a destaque, mas gostava de mais opiniões. - Sarilho1 (discussão) 15h45min de 17 de abril de 2012 (UTC)[responder]

O Pedro Miguel F.A Patrício disse, nesta página, que também se encontra disponível para ajudar, mas, para já, não a tempo inteiro. - Sarilho1 (discussão) 17h22min de 17 de abril de 2012 (UTC)[responder]

Planeamento[editar código-fonte]

Já passou algum tempo desde que se iniciou a convocação de alguns antigos usuários que integravam este projecto. Não será altura de se elaborar um "plano de edição"? Pedro Miguel F.A Patrício (discussão) 14h08min de 30 de abril de 2012 (UTC)[responder]

É verdade, mas tenho tido pouco tempo. Como já disse gostaria de levar o tópico, "Sistema Solar" a destaque, mas gostava de ouvir mais opiniões. - Sarilho1 (discussão) 19h36min de 30 de abril de 2012 (UTC)[responder]
Concordo. Vou começar a expandir/começar algumas secções mais simples com base no artigo anglo-saxónico.Pedro Miguel F.A Patrício (discussão) 13h15min de 5 de maio de 2012 (UTC)[responder]
Nesta semana não vou poder contribuir muito, mas vou tentar seguir a discussão ao máximo.- Sarilho1 (discussão) 18h25min de 6 de maio de 2012 (UTC)[responder]

Wikiprojetos 2.0[editar código-fonte]

Caros editores. Face ao declínio dos projetos e ao número cada vez menor de editores ativos, está em discussão na esplanada uma proposta para concentrar os esforços dos editores, agrupando wikiprojetos com temas semelhantes, gerindo os poucos recursos que temos de forma mais sustentável. Gostaria de os convidar a participar na discussão, acreditando que através da união podemos fazer mais e melhor trabalho e mais facilmente cativarmos novos editores. Polyethylen (discussão) 05h30min de 24 de novembro de 2012 (UTC)[responder]

Tópico do interesse de vocês[editar código-fonte]

Favor checar Wikipédia:Esplanada/geral/Dezenas de milhares de artigos de Asteroides (7fev2013). JAMALmsg 15h54min de 17 de fevereiro de 2013 (UTC)[responder]

Nomenclatura dos asteroides[editar código-fonte]

Olá! Pessoal, gostaria de saber quais são os critérios para a nomeação dos artigos sobre asteroides, utilizado pelo presente Projeto? Att. Jackson Cordeiro Brilhador (discussão) 07h08min de 13 de abril de 2018 (UTC)[responder]

Conteúdos abordados[editar código-fonte]

@Jolielegal:

Iniciando os trabalhos aqui primeiro teremos que debater quais assuntos devem ser abordados por este projeto. Na lista abaixo adicione, comente e discuta para que possamos entrar em consenso sobre os assuntos a serem abordados por este projeto. Pereira Pedro (discussão) 13h34min de 1 de maio de 2018 (UTC)[responder]

  1. . Astronomia
  2. . Exploração espacial
  3. . Vida extraterrestre
@Pereira Pedro:, ainda não faço parte do projeto, mas já traduzi vários artigos sobre a Exploração espacial (sozinho e diretamente - sem a ferramenta da Wiki) e eu tenho interesse em ajudá-los de alguma forma: há diversos artigos sobre a história da Exploração espacial que precisam de tradução adicional, muitos artigos relacionados com a SpaceX e sua história seriam interessantes de traduzir (vendo o interesse existente hoje em dia). Obrigado, Erick Soares3 (discussão) 21h52min de 18 de setembro de 2018 (UTC)[responder]