Wilhelm Backhaus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wilhelm Backhaus
Nascimento 26 de março de 1884
Leipzig
Morte 5 de julho de 1969 (85 anos)
Villach
Sepultamento Cemitério Melaten
Cidadania Alemanha, Suíça
Alma mater Escola Superior de música e arte dramática Felix Mendelssohn Bartholdy
Ocupação pianista, professor de música
Prêmios Cruz de Cavaleiro Comandante da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha, Grande Condecoração Honorífica em prata por Serviços à República da Áustria
Empregador Universidade de Música e Performances Artísticas de Viena
Assinatura
Wilhelm Backhaus - Signatur.jpg

Wilhelm Backhaus (Leipzig, 26 de março de 1884Villach, 5 de julho de 1969) foi um pianista e professor alemão.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Estudou no Conservatório de Leipzig com Alois Reckendorf até 1899, passando depois a tomar lições particulares com Eugen d'Albert em Frankfurt. Com 16 anos já dava seu primeiro concerto. Em 1905 venceu o Concurso Anton Rubinstein, ficando em segundo lugar Béla Bartók. Em 1930 fixou residência em Lugano e se tornou cidadão suíço. Suas habilidades técnicas ao piano se tornaram legendárias, e em certa ocasião, encontrando o piano desafinado um semitom abaixo durante os ensaios para o Concerto em lá menor de Grieg, executou-o em transposição para si bemol menor, e no concerto oficial, depois de afinado o instrumento, o tocou na tonalidade correta.

Backhaus viajou extensamente como concertista, e se tornou conhecido por suas interpretações da música romântica, sendo especialmente apreciado como camerista, com uma técnica clara e objetiva, mas não desprovida de sensibilidade. Foi um dos primeiros músicos a fazer registros gravados, e depois disso deixou grande quantidade de gravações. Gravou a obra pianística quase completa de Beethoven, incluindo duas versões do ciclo inteiro das sonatas, e muitas peças de Mozart, Chopin e Brahms. Suas gravações dos Estudos de Chopin são até hoje uma referência.

Está sepultado no Cemitério Melaten.

Referências