William Colby

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa. Foi sugerido que adicione esta.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde março de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
William Colby

William Egan Colby (Saint Paul, Minnesota, 4 de janeiro de 1920Rock Point, Maryland, 27 de abril de 1996), também conhecido como Bill Colby, foi diretor da CIA de 1973 a 1976.

Colby teve uma longa carreira na comunidade de informações. Durante a Segunda Guerra Mundial como paraquedista, realizou missões de sabotagem na Noruega contra a ocupação alemã.

Entrou para a CIA pouco depois de sua criação. Foi Chief of station (COS) em Saigon e responsável por grande parte das operações da Agência durante a guerra do Vietnam, incluindo a execução do controverso Programa Phoenix, que tinha como objetivo a destruição da infra-estrutura dos guerrilheiros sul-vietnamitas da Frente Nacional para a Libertação do Vietnam (FNL). Durante as operações milhares de pessoas morreram.

Pouco depois, em 1973, Colby tornou-se chefe de operações da CIA; em setembro do mesmo ano tornou-se diretor da Agência, após a demissão de Richard Helms. Nessa posição, teve que testemunhar na Commissão Church do Congresso dos Estados Unidos, criada em 1975, após o escândalo de Watergate, para investigar atividades ilegais da CIA, desde a sua criação.

Em 1976, Colby deixou a direção da CIA, por instigação de Henry Kissinger, sendo substituído por George Bush.

Colby morreu em 1996, perto de sua casa, aparentemente ém consequência de um acidente de barco. A investigação concluiu que Colby morrera afogado depois de ter um ataque cardíaco e cair de sua canoa. Ao contrário de seus hábitos, Colby não estava usando colete salva-vidas.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • William Colby e Peter Forbath, Trente ans dans la CIA, Presses de la Renaissance, Paris, 1978.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.