Winston Zeddemore

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Winston Zeddemore
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Publicado por Columbia Pictures
DIC Entertainment
88MPH Studios
Primeira aparição filme Ghostbusters
Criado por Harold Ramis
Dan Aykroyd
Terra natal Estados Unidos Bronx
Afiliações Caça-Fantasmas
Universidade de Columbia
Ocupação caça-fantasma
Parceria Egon Spengler
Ray Stantz
Peter Venkman
Base de operações Nova York
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Winston Zeddemore, muitas vezes creditado nas séries animadas apenas como Winston Zeddmore (sem a letra "e" no sobrenome), é um personagem fictício da franquia Ghostbusters, presente nos filmes Ghostbusters e Ghostbusters II (em ambas interpretadas por Ernie Hudson), nas séries animadas The Real Ghostbusters e Extreme Ghostbusters - na segunda apenas no episódio final - na série de história em quadrinhos Ghostbusters: Legion e em vários jogos de videogames da franquia. Winston foi dublado nas versões americana das animações por Arsenio Hall e depois por Buster Jones (que também o dublou em sua aparição na série Extreme Ghostbusters), e nas versões brasileiras - do qual os filmes fazem parte - por Antonio Moreno.

Personagem[editar | editar código-fonte]

Conhecido como o "faz tudo" dos caça-fantasmas, Winston é o membro assalariado do grupo, aparentemente por ter sido o único que compareceu para preencher a vaga disponível. Quando questionado, na entrevista que fez para ingressar no grupo dos caça-fantasmas feita pela secretária Janine Melnitz, foi lhe perguntando se ele acreditava em acontecimentos sobrenaturais e afins (como em OVNIs, monstro do Lago Ness, teoria da cidade de Atlântida e coisas do tipo). Ele respondeu: "se o pagamento for bom, acredito no que quiser". Quando foi apresentado a Ray Stantz, esse simplesmente respondeu "Ótimo, está contratado!".

Nos filmes[editar | editar código-fonte]

Winston Zeddemore é um caça-fantasma, porém, diferentemente dos outros membros do grupo, não é um cientista com especialidade em paranormalidade. Ele era formado nos fuzileiros navais da US Navy e foi contratado depois que os casos de atividades paranormais começaram a ser acima do esperado. Apesar de não contar com a mesma experiência e conhecimento do assunto como seus companheiros, ele costuma sempre ser a voz da razão em alguns casos e se mostrou ser o caça-fantasma com maior racionalidade. Por alguns instantes, quando os caça-fantasmas estavam presos e pediam a liberdade para lutar contra um "Deus" invasor de outra dimensão, Winston foi o único que os lembrou que as autoridades não acreditariam na história. Quando Ray faz citações de Deus, Jesus Cristo e da Bíblia, Winston se mostra um homem religioso ao extremo.

Roteiro Original[editar | editar código-fonte]

No roteiro original do filme, Winston deveria ser o mais esperto e mais capaz dos caça-fantasmas. Ele teria vários títulos em Ph.D assim como ainda seria ex-membro da Marinha dos Estados Unidos da América, fazendo dele o mais preparado para o emprego dos quatro do grupo. Isso foi falado nos comentários do DVD original americano sobre como seria o filme inicialmente. Não é explicado exatamente o porquê da mudança nas características do personagem, mas ficou decidido que ele seria um homem operário, o tipo de "faz tudo" do grupo que seria o contraponto entre um pensamento e forma de agir mais popular e racional contra os pensamentos voltados a paranormalidade dos outros membro do time, principalmente Ray Stantz e Egon Spengler.

The Real Ghostbusters[editar | editar código-fonte]

Na série animada, Winston menciona que não acreditava em acontecimentos sobrenaturais antes de ingressar nos caça-fantasmas, mostrando que ele apenas procurava por um emprego que lhe pagasse bem. Entretanto, ao ser colocado de frente com tais acontecimentos, sua expressão mais comum é dizer "essas coisas são realmente reais!". Winston usa uniforme branco, em uma tonalidade popularmente conhecida como "branco-gelo", e tem as características físicas mais semelhantes ao ator que o interpretou nos filmes em relação aos outros caça-fantasmas.

Assim como mostrado no episódio "The Moaning Stones" ("As Pedras do Lamento"), ele descobre que é uma reencarnação de um xamã chamado Shima Buku, um demônio imortal conhecido como o que "nunca morre". No episódio "Devil to Pay" ("Demônio a ser Pago"), ele menciona ter uma namorada, porém essa nunca foi vista em nenhuma série. Já no episódio "Ghostbusters in Paris" ("Caça-fantasmas em Paris"), Winston diz que já trabalhou como pedreiro em construções na cidade de Nova York, e seu pai faz uma aparição no episódio "The Brooklyn Triangle", numa série de desaparecimentos sem explicações de pessoas como acontece no Triângulo das Bermudas.

Winston Zeddemore adora baseball e é torcedor do time Jaguars. Em vários episódios é citado o fato de Winston gostar de história de detetives, como de Sherlock Holmes.

Ecto-1[editar | editar código-fonte]

Winston é o motorista oficial do carro Ecto-1, do qual ele demonstra tremenda paixão. Na série animada, ele está sempre cuidando do carro, desde a parte mecânica até a limpeza. Nos filmes, também é ele quem está a maior parte das vezes ao volante do veículo.

Extreme Ghostbusters[editar | editar código-fonte]

Nessa série, aparece somente no último episódio da série que está divido em duas partes, assim como Peter e Ray. Depois do fim das atividades dos Caça-fantasmas, ele conseguiu sua licença para pilotar e se tornou o primeiro e único caça-fantasma com autorização oficial para voar.

Ghostbusters: Legion[editar | editar código-fonte]

Com um personagem muito mais trabalhado e desenvolvido em relação aos filmes, Winston se questiona sobre uma série de perguntas sem respostas, inclusive sobre sua relação passada com os outros três caça-fantasmas.

Videogames e Outras Participações[editar | editar código-fonte]

Assim como os outros personagens, nos vários jogos lançados sobre a franquia, sempre o personagem é baseado no personagem dos filmes.

Citações[editar | editar código-fonte]

  • "Se me pagarem, eu acreditarei em qualquer coisa que vocês disserem" (Ghostbusters de 1984)
  • "Fale a ele sobre o doce" (Ghostbusters de 1984)
  • "Ray, quando alguém lhe perguntar se é um Deus, responda que SIM!" (Ghostbusters de 1984)
  • "Eu sou Winston Zeddemore, muito prazer. Eu estou com eles a apenas duas semanas, mas posso lhe garantir, essas coisas são reais. Eu vi coisas que deixariam o senhor branco!" (Ghostbusters de 1984)
  • "Me desculpe, eu perdi ele" (Ghostbusters II de 1989)
  • "Algumas pessoas exterminam baratas, nós exterminamos fantasmas" (The Real Ghostbusters)
  • "Se o Egon se mudar, quem nós iremos chamar?" (The Real Ghostbusters)
  • "Vocês sabem rapazes, eu adoraria descobrir o que essas coisas são capazes de fazer... mas se eu for desintegrado, eu gostaria de pelo menos saber por quem!" (The Real Ghostbusters)
  • "É como meu pai costumava dizer... nós aprendemos colocando a 'mão na massa'. Vamos lá!" (The Real Ghostbusters)