Wonder Boy in Monster Land

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Wonder Boy in Monster Land
Produtora(s) Sega / Westone
Editora(s) Sega
Conversões Arcade, Sega Master System, Commodore 64, PC Engine, Amstrad CPC, ZX Spectrum, Amiga, Atari ST
Lançamento 1987
Gênero(s) Plataforma
Modos de jogo Até 2 jogadores, alternadamente
Sistema Sega System 2
Gabinete Tradicional
Vídeo RGB, Raster, Vertical: 256 x 224

Wonder Boy in Monster Land é um jogo de arcade produzido pela Westone e publicado pela Sega. É a sequência do jogo Wonder boy, embora a jogabilidade seja diferente do jogo original. Wonder Boy in Monster Land foi convertido para diversas plataformas, dentre elas o Sega Master System.

História[editar | editar código-fonte]

O reino conhecido como Wonder Land está sendo invadido por monstros, e aí quando o lugar foi invadido, Wonder Land virou Monster Land, e os monstros foram liderados pelo dragão Meka. Assim, cabe ao herói Bock Shonen[1] derrotar o dragão e salvar monster land. O herói deve adquirir equipamentos necessários para auxiliá-lo em sua aventura, conversar com os habitantes da monster land e enfrentar diversos monstros até alcançar o castelo do Dragão. No final é revelado que este dragão é na verdade um robô que veio do espaço.

O jogo[editar | editar código-fonte]

Diferente do jogo Wonder boy, esta continuação possui elementos de RPG e está ambientado em um cenário medieval, ao invés de um cenário pré-histórico. O objetivo do jogador é chegar até o castelo do dragão Meka e derrotá-lo. Para isso o jogador deve adquirir espadas, que podem ser adquiridas ao derrotar monstros-chefes, além de outros equipamentos que podem ser comprados em lojas. O jogador adquire ouro ao derrotar inimigos que aparecem no decorrer da fase. Há determinados pontos de cada estágio, como o topo de uma torre, que ao ser tocado pelo jogador revela moedas ou sacos de moedas de ouro escondidos. Além das lojas de equipamentos, há bares onde o jogador pode comprar uma bebida e assim adquirir alguma dica do jogo, e há também hospitais para recuperar energia, sendo esta medida em corações.

Para concluir uma fase o jogador deve adquirir uma chave. Esta só pode ser obtida derrotando o chefe da fase. Assim como no primeiro Wonder Boy, há um limite de tempo, neste caso marcado por uma ampulheta. Para que o tempo do estágio seja estendido, é preciso adquirir um item ampulheta, escondido em alguns estágios. Caso o tempo se esgote, o jogador perde um coração de sua barra de energia.

Outra mudança em relação ao jogo é a barra de energia, sendo medida em corações. O jogador adquire novos corações ao atingir determinadas quantidades de pontuação, de forma análoga à evolução de nível de jogos de RPG. A barra de energia é diminuída a medida em que o jogador receber danos dos inimigos, de armadilhas como poços de lava ou espinhos, ou com o término do tempo marcado pela ampulheta. Caso a barra de energia se esgote, esta será recuperada com o uso da Elixir, um item raro adquirido no início do jogo. O jogo termina quando o dragão Meka for derrotado, ou quando forem perdidos todos os corações da barra de energia.

Equipamentos[editar | editar código-fonte]

A Espada é a principal forma de ataque. No começo do jogo adquire-se uma espada básica e com o decorrer da aventura novas espadas são adquiridas, garantindo ao herói maior força de ataque. O Escudo permite ao jogador se proteger de flechas e demais projéteis. A Armadura aumenta a defesa do personagem, permitindo ao mesmo receber mais danos antes de esgotar a barra de energia. As Botas aumentam a velocidade do jogador e a altura do pulo. Por fim, há equipamentos diversos como uma luva que temporariamente você tem o dobro de força até uma capa que te deixa invisível e magias como trovão e bola de fogo.

Além destes itens, o jogador pode adquirir itens secretos que podem auxiliá-lo na sua jornada, como uma carta que deve se entregue, ou uma flauta capaz de revelar um castelo secreto.

Repercussão[editar | editar código-fonte]

Wonder Boy in Monster Land introduziu uma dinâmica de jogo diferente do original, sendo assim um sucesso. Dessa forma as continuações utilizaram desse mesmo mecanismo, porém sem o limite de tempo e tendo uma jogabilidade menos voltada para o Arcade. O jogo possui até os dias atuais uma legião de fãs e é considerado um dos melhores jogos da Sega por muitos, sendo relançado para o console Playstation 2 como parte de uma coleção de jogos da série (Monster World Complete Collection).[2]

No Brasil[editar | editar código-fonte]

O jogo foi comercializado no Brasil pela Tec Toy. Contudo, o personagem principal foi alterado, sendo substituído pela personagem de histórias em quadrinhos Mônica. O jogo foi então intitulado Mônica no Castelo do Dragão e tornou-se um dos jogos de maior sucesso para o Sega Master System, o que contribuiu para o aumento da popularidade deste console no Brasil. Além do jogo Mônica no Castelo do Dragão, Wonder Boy in Monster Land foi a base para diversos outros clones, como Bikkuriman World para o console PC-Engine e Saiyuki World para o famicom.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 22 de junho de 2007. Arquivado do original em 22 de junho de 2007 
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 22 de junho de 2007. Arquivado do original em 15 de junho de 2007 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.