Xilometazolina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Xilometazolina
Alerta sobre risco à saúde
Nome IUPAC 2-[(4-tert-butyl-2,6-dimethylphenyl)methyl]

-4,5-dihydro-1H-imidazole

Identificadores
Número CAS 526-36-3,1218-35-5 (monocloridrato)
PubChem 5709
Código ATC R01AA07,S01GA03
Propriedades
Fórmula química C16H24N2
Massa molar 244.38 g mol-1
Ponto de fusão

131–133 °C[1]
327–329 °C (cloridrato)[1]

Farmacologia
Via(s) de administração intranasal
Riscos associados
Frases R R22, R41, R52/53
Frases S S22, S26, S36/37/39, S46

, S61

Página de dados suplementares
Estrutura e propriedades n, εr, etc.
Dados termodinâmicos Phase behaviour
Solid, liquid, gas
Dados espectrais UV, IV, RMN, EM
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

Xilometazolina é um fármaco utilizado pela medicina como descongestionante nasal. [2] É aplicado diretamente nas narinas, nas formas de spray ou em gotas.

A xilometazolina é comercializada em diferentes nomes, com a dose adulta típica de 0.1% (peso/volume), e a dose para crianças menores de 12 anos de 0.05%

Mecanismos de ação

O fármaco funciona constringindo os vasos sanguíneos presentes nas narinas. Essa vasoconstrição significa que há menor pressão nos vasos capilares e menos fluidos a serem filtrados, sendo assim, menor obstrução nasal. (Se a cor das narinas for observada depois da aplicação, é visível uma cor mais clara).

A xilometazolina é desenvolvida para simular a estrutura molecular da adrenalina que liga às mesmas células receptoras que receptam a própria adrenalina. Por essa razão, não deve ser usada por pessoas com problemas de pressão alta ou outros problemas cardíacos. (A Xilometazolina age principalmente nos receptores alfa adrenérgicos).

O uso extensivo de xilometazolina pode resultar em perda da eficiência do fármaco ou uma tolerância contra o mesmo. O número de receptores diminui e quando a administração da droga é cessada, um congestionamento crônico pode ocorrer - chamado rinite medicamentosa, comumente mencionado como um congestionamento repercutivo. Tratamentos de longo prazo podem causar mudanças degenerativas nas membranas da mucosa nasal, que levam a outros problemas.

Referências

  1. a b Verfahren zur Herstellung einer neuen stickstoffhaltigen, heterocyclischen Verbindung. Patentschrift Nr. 3574401 des Eidgenössischen Amts für geistiges Eigentum vom 15. Okt. 1961
  2. Pdamed
Ícone de esboço Este artigo sobre fármacos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.