Saltar para o conteúdo

Zaika dos Santos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Zaika dos Santos 
cientista de dados, curadora, designer, engenheira de prompt, ficcionista, divulgadora científica e pesquisadora afro-brasileira
Data de nascimentofevereiro de 1988
Belo Horizonte
País de nacionalidade
Alma mater
Ocupação
Mãe
  • Selma Maria dos Santos
Edit infobox data on Wikidata
Zaika dos Santos (it); Zaika dos Santos (fr); Zaika dos Santos (sv); Zaika dos Santos (ast); Zaika dos Santos (mul); Zaika dos Santos (de); Zaika dos Santos (pt); Zaika dos Santos (en); Zaika dos Santos (pt-br); Zaika dos Santos (nl) cientista de dados, pesquisadora de tecnologias emergentes, multiartista, arte-educadora, curadora, engenheira de prompt, ficcionista e divulgadora científica afro-brasileira (pt-br); cientista de dados, curadora, designer, engenheira de prompt, ficcionista, divulgadora científica e pesquisadora afro-brasileira (pt); researcher (en); brasiliansk forskare (sv); wetenschapper (nl)

Zaika dos Santos tem 36 anos, nasceu em Belo Horizonte, é cientista de dados, especialista em inteligência artificial, pesquisadora de tecnologias emergentes, artista multimídia, curadora, designer, palestrante, arte-educadora, pesquisadora, divulgadora científica de Movimentos Especulativos como Afrofuturismo, Africanfuturism e Afropresentismo, criptoartista e pesquisadora NFT e Web 3.0. É realizadora, produtora e editora de ficções especulativas.

É fundadora da Afrofuturismo Arte e STEM[1], empresa de inovação que combina Tecnologias Emergentes, Ciência de Dados, Ciências Humanas, Ciências Exatas, STEAM, Educação 5.0, CGI, Marketing Digital, Artes e Design Generativo que atende diversos clientes em projetos que abordam movimentos de especulação de futuro.

É um nome expoente no Brasil e internacionalmente na implementação de Tecnologias Emergentes, como inteligência artificial, na articulação da Indústria 5.0 e sua atuação transita entre poder público, empresas privadas, educação e democratização digital.

Ela cunhou o conceito de Afrofuturalidades[2] em sua pesquisa acadêmica nomeada como 'Afrofuturismo: Arte, Ciência, Tecnologia e Inovação Africana e Afrodescendente - Processos Pedagógicos em STEM - Mancala Lab' que tem registro no Sistema Único de Saúde e tem sido uma pesquisa modelo na discussão de futuralidades negras brasileiras.

Ela é coordenadora geral da comunidade digital Black Speculative Arts Movement no Brasil[3], fundadora das iniciativas científica/educacional Afrofuturismo: Arte e STEM, do coletivo de educação em tecnologia Saltosoundsystem.

Destaques

[editar | editar código]

Zaika já foi destaque em diversas mídias pautando seu trabalho e pesquisa multidisciplinar em arte, ciência e tecnologia, já tendo sido capa da revista Glamour de março de 2023[4], onde contou sua trajetória com a tecnologia digital de maneira híbrida e pautou inteligência artificial. Foi curadora e palestrante da Semana de Inovação do ENAP GOV 2023 onde sua curadoria teve foco em Ética de IA, mercado 5.0, diversidade e inclusão e design estratégico[5][6]. Seu trabalho de divulgação científica também se estende para participações em podcasts, como o Mentes da Tecnologia, da revista Forbes[7] e programas televisivos, como Arte na Tecnologia, do canal Arte 1[8] e Conversa Com Bial[9].

Zaika dos Santos 
cientista de dados, curadora, designer, engenheira de prompt, ficcionista, divulgadora científica e pesquisadora afro-brasileira
Data de nascimentofevereiro de 1988
Belo Horizonte
País de nacionalidade
Alma mater
Ocupação
Mãe
  • Selma Maria dos Santos
Edit infobox data on Wikidata
Zaika dos Santos (it); Zaika dos Santos (fr); Zaika dos Santos (sv); Zaika dos Santos (ast); Zaika dos Santos (mul); Zaika dos Santos (de); Zaika dos Santos (pt); Zaika dos Santos (en); Zaika dos Santos (pt-br); Zaika dos Santos (nl) cientista de dados, pesquisadora de tecnologias emergentes, multiartista, arte-educadora, curadora, engenheira de prompt, ficcionista e divulgadora científica afro-brasileira (pt-br); cientista de dados, curadora, designer, engenheira de prompt, ficcionista, divulgadora científica e pesquisadora afro-brasileira (pt); researcher (en); brasiliansk forskare (sv); wetenschapper (nl)

Zaika nasceu em Belo Horizonte, em fevereiro de 1988.[4] Formou-se como tecnologa em Audiovisual, Radio e TV, e Web Design. Formou se em Licenciatura em Artes Plásticas na Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).[10] É Cientista de Dados pela Digital House.[1] É pós-graduada Lato Sensu em Inteligência Artificial no Centro Universitário UNA.[11]

Tem atuações na cultura através da música e da arte-educação. Como artista plástica participou de mostras[12] e exposições[13][14] com obras que abordam a cultura afro-brasileira e afrodiaspórica.

Pesquisa a interseção entre os campos da Arte, Ciência e Tecnologia e a atuação e pioneirismo da população africana e afrodescendente neles, atuando em parceria com instituições[15], museus[16] e universidades[17], assim como em ações de divulgação científica.[18] Coordena[19] o núcleo brasileiro do Black Speculative Arts Movement[20] (Movimento das Artes Especulativas Negras), rede global de criativos e pesquisadores de movimentos especulativos negros, fundada por John Jennings e Reynaldo Anderson.[21]

Foi convidada para apresentar sua pesquisa "O Afrofuturismo Brasileiro - Arte, Ciência e Tecnologia Afro-latinoamericana"[22] ao lado de Reynaldo Anderson em dezembro de 2022, no Segundo Encontro Continental de Estudos Afro-Latino Americanos ALARI[23], na Universidade de Harvard, assim como em diversas outras universidades nacionais e internacionais como Unicamp[24][25], UFMG[26], Universidade Estadual do Maranhão[27], Universidad de la República (Udelar)[2], entre outras.

Foi liderança negra brasileira pelo Fundo Alas - Fundação Tide Setubal, Porticus e Ibirapitanga[28]. É cientista filiada ao 500 Women Scientists[29], curadora da II Bienal Black Brasil Art[30], da exposição 'Mulheres na Ciência: Olhares Sobre o Futuro' - Aliança Francesa[31], da 'Exposição Imersiva Afro-Remix' - BSAM Brasil[32], Afro-Remix 2.0, que integra a programação do festival "Fall of the Weimar Republic: Dancing on the Precipice"[33], do Carnegie Hall e de outros artistas em exposições nacionais e internacionais. Também atua com Design Gráfico, Design Estratégico, Storytelling, sendo curadora de Afrofuturismo e Design de Ficção da Semana de Inovação 2023 da Enap[34]. Possui treinamento em cenários do futuro através do 'Afrofuturism 2.0 and Global Security Foresight'[35] utilizando a metodologia de Horizon Scanning, junto à Instituição N Square.

Palestras, Cursos, Divulgação Científica, Debates, Premiações

[editar | editar código]
  • Rio 2C (2024)
  • Negrofest - Tecnologia na Colômbia (2024)
  • Forbes - Podcast Mentes da Tecnologia (Convidada) (2024)
  • Inova pod - Afrofuturalidades- Coexistindo Futuros (Convidada) (2024)
  • Palestra Humanidade Expandida e Inteligência Artificial - Night Lab - SESI Lab Brasília (2024)
  • Bienal Mini.DOC - 2°Bienal;DOC - Bienal de Arte Digital (Entrevistada) (2024)
  • Podcast Trampos Conectados - Portal Terra (Convidada) (2023)
  • Workshop Afrofuturismo: Avatares, Filtro AR e Cenários Imersivos - Inteli - Instituto de Tecnologia e Liderança (2023)
  • XIV Prêmio Zumbi de Cultura – Premiada na Categoria Artes Visuais - Cia Baobá Minas 2023 (2023)
  • Palestra Sinestesia Digital: Arte, Ciência,Tecnologia, Inovação e Mercado 5.0 - Semana de Inovação Pública ENAP 2023 (2023)
  • Mentora no Hackathon - "Descontruindo o Racismo nas Relações Digitais" - Fiesp e Universidade Zumbi dos Palmares (2023)
  • Tecnologia e Afrofuturismo - Projeto Consciências SESC Tijuca (2023)
  • Programa Memórias do Futuro - Canal Arte 1 (Entrevistada) (2023)
  • Palestra Inteligência Artificial, CGI, Audiovisual, Educação 5.0 e Educação em STEAM - Residência Professor-Pesquisador - MAM Rio (2023)
  • Fórum ECBR E-commerce Brasil 2023 - Painel Humanizando a experiência do usuário com avatares digitais (Speaker) (2023)
  • Podcast Papo Preto - Alma Preta Jornalismo - Episódio #137 "De qual Tecnologia estamos falando?" (Convidada) (2023)
  • Seminários Replicantes - Museu do Presente: Desafios e Contradições do Digital - Academia de Curadoria (Convidada) (2023)
  • Vídeo Cast Afrofuturismo e o Protagonismo Negro - VIVO (Convidada) (2023)
  • Encontro "Novas mídias, experiências imersivas e virtualidade" - Núcleo de Pesquisa Fundo (Convidada) (2023)
  • Arte do Amanhã - Museu do Amanhã - Provocadora/Mentora de residência (2023)
  • Entrevista matéria de capa Revista Glamour - edição março de 2023 (2023)
  • MOOC100 Expoentes Negros do Brasil - Premiada na categoria Design e Direção de Arte - MOOC e Hypebeast Brasil (2023)
  • Design de Futuros - Palestra de abertura do curso (2023)
  • Second Continental Conference on Afro-Latin American Studies - ALARI - Harvard University (2022)
  • Curso de atendimento das comunidade tech da CI&T (2022)
  • Curso de atendimento das comunidade tech da Alura (2022)
  • O Ensino da arte no Brasil: experiências do movimento das escolinhas livres de artes com Zaika dos Santos - Instituto Usiminas (2022)
  • Afrofuturalidades, Entre a Realidadee a Ficção: A Semana de Arte Moderna Negra de 1922 - Revista Amarello (2022)
  • Keynote: Afrofuturismo 2.0 e Afrofuturalidades - TDC Connections (2022)
  • Afrofuturismo - Conversa de Abertura da VI Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso (2022)
  • Black Women Organizing for the Future - Schomburg Center for Research in Black Culture (2022)
  • Podcast Território Específico: Tempo - Inhotim (2022)
  • Afrofuturismo - Arte, Ciência, Tecnologia, Inovação Africana e Afrodescendente, com Zaika dos Santos. - ÒDÀRÀ - Ancestralidade, preceito narrativo. (2021)

Exposições

[editar | editar código]
  • Turning to the East: Intersecting Futures and Afro-Asians Connections in a Multipolar World - Amelie A. Wallace Galery - SUNY Old Westbury - Nova Iorque, Estados Unidos (2024)
  • The Democracy Project - Fall of the Weimar Republic Festival - Carnegie Hall - Nova Iorque, Estados Unidos (2024)
  • Afro-Remix - Fall of the Weimar Republic Festival - Carnegie Hall - Nova Iorque, Estados Unidos (2024)
  • Exposição Imaginando Futuros - SESI Lab Brasília - Brasília, Distrito Federal (2022-2024)
  • Performance Híbrida [MA]+GON - Festa da Luz - Belo Horizonte, Minas Gerais (2023)
  • Exposição Realidade Expansiva II - Vitória, Espírito Santos (2023)
  • Mulheres na Ciência: Olhares sobre o Futuro - Aliança Francesa Botafogo - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (2023)
  • Bienal de Arte Digital - Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (2022)
  • Guerreiras do Transtempo - Ficção Especulativa em NFT desenvolvida em IA através de escrita especulativa autoral (2022)
  • Instalação 'Encruzilhada do Futuro' - Pública e Breve Festival - Belo Horizonte, Minas Gerais (2022)
  • The Black Angel of History: Myth-Science, Metamodernism, and the Metaverse - Afrofuturism Festival - Carnegie Hall - Nova Iorque, Estados Unidos (2022)
  • Festival da Diversidade: Diversicon - Performance Transmidiática "Camadas.csv" - (2021)
  • Festival Internacional de Risografia - Artista residente no Faisca Lab - Belo Horizonte, Minas Gerais (2020)
  • Performance Disruptiva - Festival Social Gold Brasil - Porto Alegre, Rio Grande do Sul (2020)
  • I Bienal Brazil Black Art (Artista premiada) – Memorial do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, Rio Grande do Sul (2019-2020)
  • Festival Cenas Curtas (Performance Nagô) – Galpão Cine Horto - Belo Horizonte, Minas Gerais (2019)
  • BRAsA – Galeria de Arte Mama/Cadela - Belo Horizonte, Minas Gerais (2019)
  • Mostra Premiados da Escola Guignard – Galeria Escola Guignard - Belo Horizonte, Minas Gerais (2019)
  • NDÉ! Trajetórias Afro-brasileiras em Belo Horizonte - Museu Histórico Abílio Barreto - Belo Horizonte, Minas Gerais (2018-2020)


Referências

  1. a b «Aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis e Especulações de Futuros | Inteligência Artificial». Afrofuturismo Arte e STEM. Consultado em 1 de outubro de 2023 
  2. a b «Conversatorio Inteligencia Artificial: Ética, Discriminación y Derechos Humanos». Youtube. 27 de maio de 2025. Consultado em 21 de junho de 2025 
  3. «Black Speculative Arts Movement Team» 
  4. a b «Zaika dos Santos é capa da Glamour de março». Glamour. 8 de março de 2023. Consultado em 27 de março de 2023 
  5. «Afrofuturismo e design de ficção são tema da Semana de Inovação 2023» 
  6. Enap. «Regulação da Inteligência Artificial é tema da palestra de Zaika dos Santos» 
  7. «"Nao vejo robôs humanoides a partir do medo, mas sim como arte", diz Zaika dos Santos» 
  8. «Video Teaser programa Arte na Tecnologia» 
  9. «Conversa com Bial». Globoplay. 4 de junho de 2024. Consultado em 21 de junho de 2025 
  10. «DEFESA DE TCC ESCOLA GUIGNARD 2021 - ZAIKA DOS SANTOS». uemg.br. 18 de agosto de 2021. Consultado em 27 de março de 2023 
  11. «Formação Acadêmica | Zaika dos Santos» 
  12. Digital, Equipe Bienal de Arte (7 de novembro de 2022). «Projetos Selecionados». Bienal de Arte Digital. Consultado em 27 de março de 2023 
  13. «The Black Angel of History: Myth-Science, Metamodernism, and the Metaverse». www.carnegiehall.org. 3 de fevereiro de 2022. Consultado em 27 de março de 2023 
  14. «The Black Angel of History». Google Arts & Culture. Consultado em 27 de março de 2023 
  15. «Editatona - Desbravadoras: Mulheres na Ciência». Curso de Francês - Aliança Francesa Rio de Janeiro. Consultado em 27 de março de 2023 
  16. «Evidências das Culturas Negras | Museu do Amanhã». museudoamanha.org.br. Consultado em 27 de março de 2023 
  17. «MESAS-REDONDAS – EDICC 8 2021». Consultado em 27 de março de 2023 
  18. dos Santos, Zaika (1 de maio de 2019). «Revista Mulheres na Ciência» (PDF). British Council. Revista Mulheres na Ciência (1): 62. Consultado em 27 de março de 2023 
  19. «Afrossurrealismo e Afrofuturismo: a representação artística de uma sociedade inclusiva». Gerador. 3 de março de 2023. Consultado em 27 de março de 2023 
  20. «The Black Speculative Arts Movement». Black Speculative Arts Movement (em inglês). Consultado em 27 de março de 2023 
  21. «Reynaldo Anderson». College of Liberal Arts (em inglês). 4 de outubro de 2021. Consultado em 27 de março de 2023 
  22. «Programa Segundo Encuentro Continental 2022» (PDF). Consultado em 27 de março de 2023 
  23. «The ALARI Second Conference on Afro-Latin American Studies». projects.iq.harvard.edu (em inglês). Consultado em 27 de março de 2023 
  24. «Educação, Ciência e Arte na Divulgação Científica" é tema da 3ª edição do Encontro Brasileiro de Divulgadores de Ciência». Jornal da Unicamp. 15 de novembro de 2024. Consultado em 21 de junho de 2025 
  25. «Palestrantes - Perspectivas da IA Generativa para a Unicamp». DETIC - Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação - Unicamp. 21 de novembro de 2024. Consultado em 21 de junho de 2025 
  26. «UFMG abre espaço para o debate sobre Afrofuturismo». UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. 4 de dezembro de 2018. Consultado em 21 de junho de 2025 
  27. «Conecta reuniu importantes palestrantes brasileiros para debater sobre educação, inovação, tecnologia e sustentabilidade na Uema». UEMA. 30 de agosto de 2024. Consultado em 21 de junho de 2025 
  28. «Fundação Tide Setubal». fundacaotidesetubal.org.br. Consultado em 1 de outubro de 2023 
  29. NIC.br. «Na Mídia - Comunidade UX chega ao Oi Futuro conectando arte digital e artistas periféricos». NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Consultado em 1 de outubro de 2023 
  30. «2ª Bienal Black Brazil Art». C& AMÉRICA LATINA. Consultado em 1 de outubro de 2023 
  31. «Desbravadoras: As Mulheres nas Ciências». Curso de Francês - Aliança Francesa Rio de Janeiro. Consultado em 1 de outubro de 2023 
  32. Obra "Medusa de rua" - Exposição virtual Afro - Remix, curadoria por Zaika dos Santos., consultado em 1 de outubro de 2023 
  33. «Afro-Remix | Feb 9, 2024 at 10 AM | Carnegie Hall». Carnegie Hall 
  34. «Afrofuturismo e design de ficção são tema da Semana de Inovação 2023». Enap. 6 de novembro de 2023. Consultado em 23 de janeiro de 2023 
  35. «Assets». N Square (em inglês). Consultado em 1 de outubro de 2023 

Ligações externas

[editar | editar código]