10 Things I Hate About You

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre o longa-metragem. Para o seriado da ABC Family, veja 10 Things I Hate About You (telessérie).
10 Things I Hate About You
10 Things I Hate About You
Cartaz promocional
No Brasil 10 Coisas Que Eu Odeio em Você
Em Portugal 10 Coisas Que Odeio em Ti
 Estados Unidos
1999 •  cor •  97 min 
Género comédia romântica
Direção Gil Junger
Roteiro Karen McCullah Lutz
Kirsten Smith
Elenco Julia Stiles
Larisa Oleynik
Heath Ledger
Joseph Gordon-Levitt
David Krumholtz
Susan May Pratt
Larry Miller
Música Richard Gibbs
Cinematografia Mark Irwin
Edição O. Nicholas Brown
Companhia(s) produtora(s) Touchstone Pictures
Idioma inglês

10 Things I Hate About You (bra: 10 Coisas Que Eu Odeio em Você[1]; prt: 10 Coisas Que Odeio em Ti[2]) é um filme norte-americano do gênero comédia romântica de 1999, escrita por Karen McCullah Lutz e Kirsten Smith e estrelado por Heath Ledger, Julia Stiles, Joseph Gordon-Levitt, Larisa Oleynik, David Krumholtz, e Larry Miller. O filme é baseado em The Taming of the Shrew do autor William Shakespeare.

O filme foi lançado em Março de 1999 e se tornou um sucesso inesperado para os atores Julia Stiles e Heath Ledger.[3][4][5] Este filme marca a estreia do diretor Gil Junger nos cinemas, antes ele havia dirigido apenas produções para televisão.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em seu primeiro dia na nova escola, Cameron (Joseph Gordon-Levitt) se apaixona por Bianca (Larisa Oleynik). Mas ela só poderá sair com rapazes depois que Kat (Julia Stiles), sua irmã mais velha, arrume um namorado. O problema é que ela é insuportável. Cameron, então, negocia com o único garoto que talvez consiga sair com Kat - o misterioso bad-boy Patrick (Heath Ledger).

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Heath Ledger é Patrick Verona. Ele tem um sotaque australiano, pois morou na Austrália até os 10. É baseado na personagem Petrucchio, um dos principais de A Megera Domada e seu último nome, é uma referência a cidade do personagem na obra.
  • Julia Stiles é Kat Stratford, a protagonista ao lado de Heath Ledger. Kat é orgulhosa, antissocial e feminista. Ela tem uma resistência contra garotos da escola e zomba do materialismo exacerbado dos adolescentes. É baseada em Katharine Minola.
  • Larisa Oleynik é Bianca Stratford, irmã mais nova de Kat. Se veste bem e é popular na escola. Ela gosta de Joey, mas depois se apaixona por Cameron. É baseada na personagem Bianca Minola.
  • Larry Miller é Walter Stratford, o pai viúvo super protetor, que para proteger as filhas, impede Bianca de namorar antes de Kat. É baseado em Batista.
  • Joseph Gordon-Levitt é Cameron James, garoto novo na escola, com o pai militar, se apaixona por Bianca. É baseado em Lucêncio.
  • David Krumholtz é Michael Willians, baseado na personagem Trânio, arma um plano para ajudar Cameron a namorar Bianca. Leva Mandella ao baile.
  • Susan May Pratt é Mandella Johsonn , única amiga de Kat e fanática por Shakespeare.
  • Gabrielle Union é Chastity Thexas , melhor amiga de Bianca, egoísta que quer apenas subir em popularidade.
  • Andrew Keegan é Joey Donner, um modelo masculino que namorou Kat, depois aposta que pode fazer o mesmo com Bianca, é baseado no personagem Hortênsio.

Série de televisão[editar | editar código-fonte]

Em 8 de Outubro de 2008, o canal ABC Family deu sinal verde para o início da produção de uma série de televisão de meia hora de duração baseada no filme. O ator Larry Miller é o único ator do filme que participou da série televisiva.

O programa teve sua estreia em 7 de Julho de 2009[6], e o diretor do filme Gil Junger dirigiu o episódio piloto da série.

Faixas[editar | editar código-fonte]

  1. "I Want You to Want Me" - Letters To Cleo
  2. "FNT" - Semisonic
  3. I Know - Save Ferris
  4. Your Winter -Sister Hazel
  5. Even Angels Fall - Jessica Riddle
  6. New World - Leroy
  7. Saturday Night – Ta-Gana
  8. Atomic Dog - George Clinton
  9. Dazz - Brick
  10. The Weakness in Me - Joan Armatrading
  11. War - The Cardigans
  12. Wings Of A Dove - Madness
  13. Cruel To Be Kind – Letters To Cleo
  14. One More Thing - Richard Gibbs

Referências

  1. «10 Coisas que Eu Odeio em Você». Brasil: AdoroCinema. Consultado em 2 de novembro de 2021 
  2. «10 Coisas que Odeio em Ti». Portugal: SAPO Mag]]. Consultado em 29 de julho de 2023 
  3. Aames, Ethan (5 de junho de 2006). «Julia Stiles on "The Omen"». Cinema Confidential News (em inglês). Cinecon.com. Consultado em 28 de outubro de 2006 
  4. Eisenbach, Helen (janeiro de 2000). «10 Thing We Love About Julia Stiles». Manhattan File Magazine (em francês). Juliastiles.free.fr. Consultado em 28 de outubro de 2006 
  5. Maher, Kevin (14 de outubro de 2006). «Heath Ledger- The Accidental Hero». The Times (em inglês). Thetimes.co.uk. Consultado em 28 de outubro de 2006 
  6. «ABC Family: 10 Things I Hate About You» (em inglês). Abcfamily.go.com. Consultado em 17 de junho de 2009. Cópia arquivada em 19 de junho de 2009 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.