SAPO

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde dezembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


PT.COM Comunicações Interactivas SA
Slogan Portugal Online! (em Portugal)1
Tipo Subsidiária
Indústria Internet
Fundação Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal (1997)
Sede Lisboa,  Portugal
Pessoas-chave Henrique Granadeiro, Zeinal Bava, CEO
Empregados >95
Produtos ISP, Motor de busca, SAPO Anúncios (publicidade paga)
Valor
de mercado
(ver Portugal Telecom)
Significado
da sigla
Servidor de Apontadores Portugueses
Página oficial www.sapo.pt
www.sapo.cv
www.sapo.ao
www.sapo.mz
www.sapo.tl

SAPO (Servidor de Apontadores Portugueses) é um provedor de acesso, fornecedor de serviços para a Internet e um portal de conteúdo português. Fundado em 1995, como um apontador (buscador), é o maior portal de internet de Portugal.

Também foram criadas versões para Angola, Cabo Verde, Moçambique e Timor-Leste.

História[editar | editar código-fonte]

O começo[editar | editar código-fonte]

SAPO foi criado no dia 4 de Setembro, 1995 na Universidade de Aveiro, pelo Centro de Informática da Universidade de Aveiro 2 . O nome surgiu a partir da sigla do serviço, S.A.P. (Servidor de Apontadores Portugueses), pelo que foi fácil chegar a SAPO.

Em 1997, passou a ser propriedade da empresa Navegante, criada por seis membros do Centro de Informática, e passou a ter uma exploração comercial.

Salto em frente[editar | editar código-fonte]

A Saber & Lazer - Informática e Comunicação S.A., adquiriu o SAPO à Navegante a Setembro de 1998.

Com o impulso desta empresa, o SAPO deu o seu maior salto para o mercado das novas tecnologias e multimédia e se profissionalizou, destacando-se de projetos semelhantes que na altura começavam a aparecer em Portugal.

Foram lançados, entre outros, o serviço de e-mail gratuito, o shopping virtual e novas e melhoradas funcionalidades de pesquisa. Em Abril de 1999 foi feita a apresentação no Internet World 99 do novo SAPO, como o primeiro portal em língua portuguesa.

Para responder ao tráfego crescente gerado pelo seu novo posicionamento foi celebrada, ainda nesse ano, uma parceria com a Telepac, passando assim a ser o novo ISP (Internet Service Provider) deste serviço.

Consolidação[editar | editar código-fonte]

Em Setembro de 1999, a PT Multimédia - Serviços de Telecomunicações e Multimédia, SGPS, S.A. adquiriu 74,9% do capital da Saber e Lazer, com opção de compra do remanescente. A Março de 2000, essa partição foi transferida para a PTM.com, na sequência da constituição desta holding com o objectivo de reunir todos os negócios relacionados com a Internet da PT Multimedia. Actualmente, a empresa é detida a 100% pela PTM.com [requer citação].

Era da banda larga[editar | editar código-fonte]

Após o lançamento do serviço de acesso ADSL, em Junho de 2002, e depois dos investimentos feitos em infraestruturas e acessos, chegava agora a vez dos conteúdos, dando resposta ao sucesso da banda larga.

Em 28 de Maio, o canal SAPO XL, um projecto de conteúdos de banda larga do qual se destacam os vídeos, emissões televisivas on-line e transmissão de eventos em directo.

O SAPO XL integra os conteúdos de banda larga de várias empresas dos grupos Portugal Telecom e PT Multimédia, como o SAPO, Telepac, Lusomundo e TV Cabo Portugal e de alguns parceiros estratégicos, como a SIC, Sportinveste Multimédia, a Disney e o Grupo Renascença.

Mais recentemente o SAPO lançou um novo site denominado SAPO Vídeos, ainda na fase BETA, idêntico ao famoso YouTube e onde, além de qualquer pessoa poder colocar os seus vídeos online, pode também ver televisão em directo, não só os canais que se disponiblizavam no SAPO XL do grupo SIC (SIC, SIC Notícias, SIC Mulher, SIC Radical) mas também muitos canais que só é possível ver pela Internet como a TVNET e a Guimarães TV. É possível visualizar também os vídeos que a RTP e a SIC disponibilizam nos seus canais, todos os golos da liga portuguesa e uma série exclusiva: "T2 para 3" que está a fazer um enorme sucesso, sobretudo entre a população mais jovem.

Blogs[editar | editar código-fonte]

O serviço de alojamento de blogs no Sapo é um serviço que permite alojar gratuitamente blogs na internet para quem tiver um e-mail no sapo. A plataforma dos blogs, começou na época ainda não da banda larga, mas estendendo-se agora a um novo serviço para os utilizadores de banda larga, apesar de ainda ser possível utilizar a anterior plataforma para quem tem baixas velocidades de ligação à internet.

Serviços[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. sapo.pt
  2. (4º Trimestre de 1995) "SAPO". NETSurfer 3.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]