Telesp Celular

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Telesp Celular foi a primeira operadora de telefonia celular do Estado de São Paulo.

Inicialmente uma divisão dentro da Telecomunicações do Estado de São Paulo (Telesp), designada para operar a telefonia celular que se instalava no Brasil, começando as operacões em setembro de 1993, ainda no sistema analógico; com a privatização do sistema Telebrás, em julho de 1998, a Telesp e a Telesp Celular foram divididas. A primeira, passou ao controle da Telefônica; a segunda, foi adquirida pela Portugal Telecom. No mesmo ano começou a implantação do sistema digital. Posteriormente, a Portugal Telecom, numa ação de joint-venture, uniu seus ativos com a Telefónica Mobile e, juntas, criaram a Vivo. A Telesp Celular operou até meados de 2003, neste mesmo ano, passando a ser denominada Vivo.

Atualmente a empresa tem capital estrangeiro dos grupos Portugal Telecom e Telefónica Espanha, e detém 51,36% dos sinais de celulares no estado de São Paulo e 52,15% da rede nacional.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.