Telecomunicações do Ceará

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
TELECEARÁ
Telecomunicações do Ceará
Razão social Telecomunicações do Ceará S/A
Sociedade de economia mista
Slogan Caminho ininterrupto para o futuro
Atividade Telecomunicações
Fundação 03 de novembro de 1971 (em Fortaleza)
Encerramento 2000
Sede Fortaleza
Área(s) servida(s)  Ceará
Proprietário(s) Sistema Telebrás
Subsidiárias Teleceará Celular
Sucessora(s) Telemar (atual Oi)
Website oficial www.teleceara.gov.br (na Web.Archive)

Telecomunicações do Ceará S/A (TELECEARÁ) foi a empresa operadora de telefonia do sistema Telebras[1] no estado de Ceará antes do processo de privatização em julho de 1998.

História[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 1891 é instalada a Empreza Telephonica do Ceará, para atender a capital Fortaleza, sob a responsabilidade da firma Pamplona, irmãos e Cia.

Criada pela lei estadual no 3.934, de 3/11/1971, a Companhia Telefônica do Ceará - Cotelce, que incorporou a Companhia de Telecomunicações do Ceará - Citelc e a Companhia Telefônica de Fortaleza - CTF.

Em 26 de maio de 1972 a portaria ministerial no 331 designou a Cotelce como empresa-pólo de integração das demais empresas concessionárias de telecomunicações no Estado do Ceará.

A partir de 18 de maio de 1973, deixou de ser sociedade de economia mista e passou a ser uma sociedade anônima de direito privado, subsidiária da Telebrás e vinculada ao Ministério das Comunicações[2].

Por decisão da assembléia geral extraordinária de acionistas, em 13/12/1974, mudou de denominação para Telecomunicações do Ceará S/A - Teleceará. Era uma sociedade anônima de capital fechado, prestando serviços de telecomunicações nos setores de telefonia básica urbana e interurbana,telefonia móvel celular e comunicação de dados: atendia a 1055 localidades em todo o Estado do Ceará e contando com um capital social composto por 2.050.220.997 ações (31.12.1996), das quais a Telebras detinha 79,44%.[3]

O Sistema Telebrás foi privatizado no dia 29 de julho de 1998 em função de uma mudança constitucional no ano 1995, e com a promulgação da Lei Geral de Telecomunicações, que visava a ampliação e a universalização dos serviços de comunicação e o enxugamento da máquina estatal brasileira. Desta forma, a Teleceará e sua subsidiária de telefonia móvel digital, Teleceará Celular, foram privatizadas. A Teleceará foi vendida para a Tele Norte Leste S/A, formando a Telemar, empresa de telecomunicações que operou de 1998 até 2007[4], e a Teleceará Celular foi vendida para a TIM.

Atualmente, a Tele Norte Leste S/A tem seus produtos comercializados com a marca Oi.

Serviços[editar | editar código-fonte]

Serviços de telefonia[editar | editar código-fonte]

Serviços básicos
  • Tráfego DDD/Local
  • Plataformas de voz e texto
  • Débito Automático em Conta Corrente
  • CPA
  • BINA

Caixa Eletrônica de Voz - SPM[editar | editar código-fonte]

Era uma caixa eletrônica de mensagens, associada a terminal fixo ou móvel, destinada a armazenar e enviar mensagens de voz (Voice Mail). As informações podiam ser recuperadas através de qualquer telefone (fixo ou móvel). Podia funcionar também como uma espécie de secretária eletrônica[5].

Busca Automática[editar | editar código-fonte]

Este serviço permitia a programação de várias linhas telefônicas em um único número chave. Desta forma, todas as chamadas chegavam automaticamente à linha que estiver livre, evitando discagens sucessivas para números diferentes. O processso de realização de chamadas permanece inalterado.

TELECARD[editar | editar código-fonte]

Cartão de crédito das empresas do sistema TELEBRÁS que permitia ao seu detentor efetuar ligações interurbanas e internacionais a partir de qualquer telefone, bastando para isso ligar para: 0800111+senha[5].

Telefonia Celular Rural Fixa - RURALCEL[editar | editar código-fonte]

Serviço destinado a sítios, fazendas ou qualquer propriedade rural ainda não atendida pela telefonia convencional.

Pag-Fácil - O Caixa Rápido da TELECEARÁ[editar | editar código-fonte]

Facilitava o pagamento da conta telefônica.O cliente depositava na caixa um cheque com o valor exato da conta, nominal à Teleceará , indicando no verso o número do(s) telefone(s) a ser(em) pago(s).A conta devia ser paga até à meia-noite do dia do vencimento[5].

Serviços de Dados[editar | editar código-fonte]

Comunicação de Dados Comutada por Pacotes - CEARÁPAC[editar | editar código-fonte]

Podia ser acessado via rede telefônica ou circuito dedicado usando-se diversos protocolos, velocidades e códigos[6].

Serviço de Comunicação de Dados - Alta Velocidade[editar | editar código-fonte]

Serviço dedicado e ponto-a-ponto, prestado através de circuitos privativos, em meio digital, 24h por dia, em caráter permanente, temporário ou eventual.

Vídeo Texto[editar | editar código-fonte]

Sistema interativo que permitia ao seu usuário acessar bancos de dados de empresas associadas, através de equipamentos especiais ligados à linha telefônica[6].

Rede Digital de Serviços Integrados - RDSI[editar | editar código-fonte]

Rede Integrada de Telefonia que proporcionava Conectividade Fim a Fim , para suportar uma variedade de Serviços Vocais e Não Vocais, aos quais os usuários tinham acesso através de Interfaces Padronizadas[6].

Pabx Virtual (CENTREX)[editar | editar código-fonte]

Serviço análogo ao prestado por CPCT (Central Privada de Comutação Telefônica). Consistia de um software agregado à central pública de comutação telefônica, cujos ramais estivessem nas dependências dos clientes. Este CPCT Virtual oferecia todas as facilidades encontradas nas modernas CPCT digitais, inclusive a possibilidade de acesso aos serviços suplementares[6].

Espaço Cultural[editar | editar código-fonte]

O Espaço Cultural Teleceará foi criado no dia 1º de setembro de 1986 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das artes, de uma maneira geral, no Estado do Ceará. Com esta meta, vem estimulando, difundindo e preservando atividades nas áreas das Artes Plásticas, Música, Teatro, Dança, Cinema e Vídeo, entre outros. Foi também em 1986 que surgiu o Concurso Talento, que já premiou 32 artistas e conquistou o respeito da comunidade como uma das mais importantes iniciativas de incentivo à produção cultural cearense. A décima edição do Concurso Talento foi lançada em outubro/96 e os autores dos três melhores trabalhos (modalidades de pintura, desenho e gravura) escolhidos por um júri, receberam em 27/11/96, cada um, prêmio no valor de R$ 2 mil. O Concurso Talento era aberto à participação de artistas plásticos, profissionais ou não, residentes e domiciliados no Estado do Ceará. Em dez anos de intensa atividade, o Espaço Cultural Teleceará realizou 636 eventos: 137 exposições (de artistas locais, nacionais e estrangeiros); exibiu 247 filmes nacionais e estrangeiros; vídeos; apresentou 99 musicais, além de espetáculos teatrais, de dança e recitais de poesias. O local é utilizado também para lançamentos de livros, feiras e palestras, principalmente das áreas de telecomunicações e informática. Compareceram a estes eventos mais de 139 mil pessoas. Criado e coordenado pelo Departamento de Comunicação Social, o Espaço Cultural Teleceará provou ter sido um eficiente instrumento de Relações Públicas da Teleceará[7].

Notas e referências

  1. «LEI Nº 5.792, DE 11 DE JULHO DE 1972 - Autoriza o Poder Executivo a constituir a empresa Telecomunicações Brasileiras S/A. - TELEBRÁS». Presidência da República 
  2. «IBGE | Biblioteca | Detalhes | Empresas telefônicas». biblioteca.ibge.gov.br. Consultado em 1 de agosto de 2021 
  3. «Cópia arquivada». Consultado em 25 de maio de 2019. Cópia arquivada em 14 de janeiro de 1998 
  4. «LEI Nº 9.472, DE 16 DE JULHO DE 1997 - Dispõe sobre a organização dos serviços de telecomunicações». Presidência da República 
  5. a b c «CODIGO_STB». 14 de janeiro de 1998. Consultado em 11 de julho de 2016 
  6. a b c d «CODIGO_STB». 14 de janeiro de 1998. Consultado em 11 de julho de 2016 
  7. «O Espaço e o Tempo». 14 de janeiro de 1998. Consultado em 11 de julho de 2016 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Telecomunicações do Ceará