TVCine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lusomundo Happy)
Canais TVCine
TVCine
Tipo Pacote de canais de televisão por assinatura
País Portugal
Fundação 1 de junho de 1998
por Rede Telecine
Pertence a NOS
Slogan Tudo estreia aqui
Cobertura
Nome(s) anterior(es) Telecine e Lusomundo
Página oficial http://www.tvcine.pt
Disponibilidade por cabo
Canais 75, 76, 77, 78
Canais 55, 56, 57, 58
Canais 70, 71, 72, 73
Canais 50, 51, 52, 53

TVCine é a nova designação dos canais de acesso condicionado de cinema da NOS. A 1 de Novembro de 2007 a TV Cabo relançou os seus canais de cinema com uma nova imagem, formato e filosofia de programação. A 14 de janeiro de 2020 os canais mudam o nome, recebem uma nova imagem e o canal TVSéries é descontinuado.

Em 2021 a TVCine anunciou que iria ter um serviço on-demand e nasce o TVCine + (apenas para Portugal). Os conteúdos novos vão para a plataforma logo a seguir de serem exibidos nos respetivos canais.

História[editar | editar código-fonte]

Logotipos usados
Como Telecine (1998–2003)
Rebranding como canais Lusomundo (2003–2007)
Como Canais TVCine (2007–2011)
Com o novo canal TVSéries passou a TVCine & Séries (2011–2020)
2020–presente

Telecine[editar | editar código-fonte]

Os canais começaram como canais Telecine a 1 de Junho de 1998; os primeiros canais foram o Telecine 1 e Telecine 2.[1] Eram a versão portuguesa dos canais da Rede Telecine, e foram uma parceria entre a SIC, Globo e PT Multimédia.[2]

Os nomes dos canais mudariam de nome a 1 de Junho de 2001 para, respetivamente, Telecine Premium e Telecine Gallery.[1]

O Telecine 1/Premium dedicava-se à exibição de filmes campeões de bilheteira com menos de 5 anos, ao passo que o Telecine 2/Gallery dedicava-se a filmes feitos entre as décadas de 40 e de 90.[1]

Lusomundo[editar | editar código-fonte]

A 1 de Junho de 2003 a PT Multimédia acabou com a parceria e os Telecines Premium e Gallery mudaram de nome para, respetivamente, Lusomundo Premium e Lusomundo Gallery.[2]

A 16 de Abril de 2004 iniciou-se a emissão do Lusomundo Action, dedicado a filmes de acção e terror.[3]

A 19 de Maio de 2005 iniciou-se a emissão do Lusomundo Happy, dedicado a filmes de aventura, comédia e animação.[4]

TVCine[editar | editar código-fonte]

O Lusomundo Premium, Lusomundo Action, Lusomundo Happy e Lusomundo Gallery passaram a ser conhecidos por VCine 1, TVCine 2, TVCine 3 e TVCine 4. Deixaram de ser restritos quanto aos géneros de filmes que emitem.

A partir de 1 de Fevereiro de 2011 foi lançado o 2º cana em alta definição (HD) do grupo, o TVCine 2 HD.[5] E o atual TVCine HD foi renomeado para TVCine 1 HD.

Em Outubro de 2011 foi lançado o canal TVSéries, integrado no pacote dos canais TVCine sem qualquer custo adicional para o cliente. Este canal oferece os maiores êxitos das séries, de todos os géneros e para toda a família, poucos dias após a sua estreia nos Estados Unidos. Este canal também é disponibilizado em HD.

Em Julho de 2012 foram lançadas as versões HD em simulcast dos TVCine 3 e TVCine 4.

A partir dessa data o pacote chamado TVCine & TVSéries é composto por TVCine 1, TVCine 1 HD, TVCine 2, TVCine 2 HD, TVCine 3, TVCine 3 HD, TVCine 4, TVCine 4 HD, TVSéries e TVSéries HD.

A 7 de janeiro de 2020 é anunciado pela NOS que a partir de 14 de janeiro do mesmo ano os canais mudam o nome, recebem uma nova imagem e o canal TVSéries é descontinuado, ficando com apenas 4 canais, TVCine Top (anterior TVCine 1), TVCine Edition (anterior TVCine 2), TVCine Emotion (anterior TVCine 3) e por fim TVCine Action (anterior TVCine 4).

Programação[editar | editar código-fonte]

Uma das novidades, a nível de programação, é a cada meia-hora ser emitido um filme no horário nobre. Ou seja, o TVCine 1 emite às 21:30h, o TVCine 2 às 22:00h, o TVCine 3 às 22:30h e o TVCine 4 às 23:00h.

Com o rebranding dos canais, houve também uma alteração à grelha para manter algum do conteúdo presente no canal extinto TVSéries.

Canais Género(s) Tipo
TVCine Top Novidades, Estreias do Cinema Filmes
TVCine Edition Cinema de Culto, Documentários, Curtas, Cinema Português, Clássicos FIlmes
TVCine Emotion Animação, Drama, Romance, Comédia Romântica, Comédia Filmes e Séries
TVCine Action Ação, Suspense, Sci-fi, Terror Filmes e Séries

TVSéries - Home of HBO[editar | editar código-fonte]

A partir de dia 1 de Setembro de 2015 passou a deter exclusividade das séries da HBO para o território português, sendo emitidas no TVSéries. Mas algumas das séries da HBO também estão no serviço de streaming da NOS, NOS Play.

A partir de 14 de janeiro de 2020, o canal TVSéries é descontinuado e consequentemente deixa de ter a exclusividade das séries da HBO, passando estas a fazer parte da HBO Portugal que eventualmente passaria a ser HBO Max.

TVCine+[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 2021, é anunciado que irá haver uma versão on-demand dos Canais TVCine e que estava previsto para Fevereiro. Devido a alguns direitos, há muitas séries afetadas a não estarem na plataforma.

O TVCine+ só está disponível para o território português e está em todas as operadoras. O serviço não tem custo para os subscritores dos canais.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]