Nicktoons (canal de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Nicktoons
Nicktoons Network logo 2009.svg
Tipo Canal de TV por assinatura
País  Estados Unidos
Fundação 1 de maio de 2002 (lançamento original como: Nicktoons TV)
7 de abril de 2003 (relançamento original; como Nicktoons)
23 de setembro de 2005 (relançamento: Nicktoons Network)
28 de setembro de 2009 (relançado como Nicktoons)
por MTV Newtorks, Inc.
Proprietário Nickelodeon Entertainment Group, Inc. (Viacom)
Sede Nova York
(Nickelodeon Animation Studios, em Burbank, Califórnia, é transmitido ao ar)
Slogan Não são só desenhos, são NicktoonsBR
Formato de vídeo (480p) SDTV
(1080i) HDTV
Afiliações Nickelodeon / Nick at Nite
Nick Jr., TeenNick
Cobertura  Estados Unidos
 Reino Unido
 Alemanha
 Países Baixos
 México
Nome(s) anteriore(s) Nicktoons TV (2002-2003)
Nicktoons (primeira utilização, 2003-2005)
Nicktoons Network (2005-2009)
Página oficial Site oficial
Disponibilidade por satélite
DirecTV
Canal 302
Dish Network
Canal 178
Disponibilidade por cabo
Disponível na maioria dos
sistemas a cabo
Veja a lista local específica para canais
Disponibilidade via ADSL
Verizon FiOS
Canal 254
AT & T U-verse
Canal 316

Nicktoons é um canal de televisão por assinatura disponível em satélite e cabo, pertencente a Viacom. É um canal irmão da Nickelodeon. As transmissões se baseam em séries e desenhos da Nickelodeon, os chamados Nicktoons, junto com outras séries originais animadas estrangeiras da Nickelodeon.

História[editar | editar código-fonte]

Como Nicktoons TV (2002-2003)[editar | editar código-fonte]

Nicktoons foi lançado em 1 de maio de 2002 como Nicktoons TV, como parte do canal a cabo digital da MTV Digital Suite, a fim de motivar as operadoras de TV a cabo a pegarem a rede, e oferecer uma vantagem sobre o marketing nos serviços de satélite. No entanto, em 2004, a gestão da Nickelodeon mudou de rumo e ofereceu o canal digital também para as operadoras via satélite, como DirecTV e Dish Network, também em base na demanda do consumidor. No primeiro ano do canal, apenas exibia-se arquivos de desenhos da Nickelodeon, com comerciais envolvendo a Nickelodeon Animation Studios e curtas de animação envolvendo os minutos dos comerciais, além de promoções do canal, que a Nickelodeon não utilizara, devido ao tempo dos comerciais.

Primeira Era Nicktoons (2003-2005)[editar | editar código-fonte]

O canal foi renomeado para Nicktoons em 2003, apresentando uma versão CGI prata do logotipo da Nickelodeon (uma versão parecida), com um "splat" azul (7 de abril de 2003-23 de setembro de 2005), que substituiu um logo rotativo que apresentava várias silhuetas dos personagens dos Nicktoons, em laranja com o logotipo NICK acima do texto "Toons TV".

Como Nicktoons Network (2005-2009)[editar | editar código-fonte]

Como parte do lançamento dos serviços via satélite, o canal mais uma vez rebrandou como Nicktoons Network em 23 de setembro de 2005. Um novo logo com a "família Nickelodeon", sendo "esmagados" formando um globo, que foi utilizado junto com a expressão, "A Capital da Animação do Mundo" e um tema composto de personagens colocados como "celebridades".

Logo atual do canal.

Segunda Era Nicktoons (2009-presente)[editar | editar código-fonte]

Em 28 de setembro de 2009, o logotipo do canal Nicktoons foi alterado como parte de um esforço mundial do rebrande da Nickelodeon para com os Nicktoons (somente os países que possuíam o canal), assim também mudou o nome e logotipo do canal The N para TeenNick e Noggin para Nick Jr..[1] Em conjunto, com a troca de nome para não dizer que o canal estava abandonado, deixando ser rebatizado de Nicktoons pela segunda vez na sua história. Atualmente esta trazendo vários Nicktoons antigos para a sua exibição.

Programação[editar | editar código-fonte]

Disponibilidade na América Latina[editar | editar código-fonte]

No dia 18 de janeiro de 2013 o canal entrou no satélite Intelsat 21 com o sinal em português e espanhol.[2] No entanto está confirmado para estrear apenas no México, no Brasil e no resto da América Latina o canal não será lançado por enquanto, ja que a Viacom ainda não negociou com nenhuma operadoras de tv por assinatura a entrada do canal.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Nickelodeon revela novos logos para os canais: Nicktoons e Nick Jr.
  2. Canal NickToons pode estar chegando perto do Brasil! Fãs da Nick BR fasdanickelodeonbr (19 de janeiro de 2013). Visitado em 20 de janeiro de 2013.
  3. Nicktoons será lançado na América Latina em fevereiro Anime Manga e TV ANMTV (29 de janeiro de 2013). Visitado em 30 de janeiro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]