Abderramão IV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Abderramão IV
عبد الرحمن بن محمد
10º Califa de Córdova (o 9º omíada)
Governo
Reinado 1018
Antecessor Al-Hakam II
Sucessor Sulaiman al-Mustain
Dinastia Omíadas
Vida
Nome completo Abd ar-Rhaman IV bin Muhammad
Nascimento Córdoba
Morte 1018, em Guadix

Abderramão IV ou Abd ar-Rahman ben Muhammad (em árabe: عبد الرحمن بن محمد ʿAbd ar-Raḥmān al-Murtaḍā), dito Almortada ou al-Murtada, foi califa de Córdoba, da dinastia omíada, em al-Andalus (a Espanha islâmica) logo depois de Sulaiman al-Mustain, em 1018. Ele foi assassinado no mesmo ano em Guadix enquanto fugia de uma batalha na qual ele foi desertado pelos aliados que o tinham colocado no poder.

História[editar | editar código-fonte]

Abderramão IV era filho de Muhammad, filho de Abd al-Malik que, por sua vez, era um dos filhos de Abderramão III. Por isso, ele era bisneto do primeiro califa de Córdoba.

Ao se iniciarem as lutas pelo poder em al-Andalus nos tempos do califa Hisham II, ele se retirou para a corte cordovesa. Estava refugiado em Valência quando os hamúdidas tomaram o trono pelas mãos de Ali ibn Hammud al-Nasir em 1018. Abderramão foi então convencido pelos familiares omíadas a se apresentar como pretendente legítimo ao califado.

À frente de um poderoso exército, disposto a marchar contra Córdoba após ter conquistado Jaén (em março), soube que Ali ibn Hammud fora assassinado e que seus aliados o haviam traído ao preferirem que seu irmão, que era governador de Sevilha, ocupasse o trono. Os omíadas proclamaram Abderramão califa (em 29 de abril de 1018), que adotou o título (laqaq) de "al-Murtada" ("O que goza da satisfação divina").

Contudo, Abderramão não se mostrou tão maleável quanto acreditavam seus aliados. Por isso, aproveitando-se de um ataque que as tropas omíadas realizaram contra Guadix, foi traído e, ao invés de cair no campo de batalha, terminou assassinado.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Abderramão IV
Morte: 1018
Precedido por:
Sulaiman al-Mustain
Líder omíada Sucedido por:
Abderramão V
Califa de Córdoba
1018
Sucedido por:
Ali

Bibliografia[editar | editar código-fonte]