Absorção (física)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura outro significado de Absorção, veja Absorção.

Em Física, absorção se relaciona à parcela de energia que persiste em um corpo após incidir sobre ele. Contrapõe-se às parcelas correspondentes à transmissão e à reflexão.

Absorção ocorre quando um corpo escuro, iluminado por alguma fonte, absorve todos os comprimentos de onda, menos aquele que o corpo reflete, esta é conhecida como a cor do objeto. Exemplo: As folhas verdes de uma planta absorvem todos os comprimentos de onda, salvo o verde, portanto, a cor da folha é verde. Alguns materiais presentes em nosso cotidiano podem ser atravessados pela luz e, por isso, é possível enxergar com nitidez através deles. Esses possuem seu meio denominado de transparente, e alguns exemplos são o vidro comum e alguns tipos de plásticos, como o polietileno. Outros materiais, como o granito e a areia, não são atravessados pela luz e, por causa disso, não enxergamos através deles, portanto seu meio é chamado de opaco.

Há alguns materiais que permitem a passagem da luz, mas que não permitem a visualização de uma imagem bem definida, apenas de contornos borrados e cores. Esses possuem um meio translúcido, uma aplicação desse meio, são as janelas de banheiros.

Quando os raios de luz atingem uma superfície ocorrem três fenômenos: A reflexão, a refração e a absorção simultaneamente.

A reflexão[1] é classificada como:

Reflexão regular: Os raios de luz são refletidos com o mesmo ângulo dos raios de luz incidentes, ângulo esse que é medido em relação à direção perpendicular à superfície, conhecida como normal. Além disso, de acordo com as leis da reflexão, esses raios de luz, incidente e refletido, estão contidos no mesmo plano. Dessa forma, na reflexão regular, é possível observar com clareza a formação de imagens refletidas.

Reflexão difusa: Os raios de luz incidentes sobre a superfície são refletidos em ângulos e planos diversos, de modo que é possível observar a luz refletida, no entanto não se observa nenhuma imagem.

A área da física que estuda esses fenômenos ópticos, como a refração, é a Óptica.

A refração é a mudança na velocidade de uma onda ao atravessar a fronteira entre dois meios com diferentes índices de refração. A refração modifica a velocidade de propagação e o comprimento de onda, mantendo uma proporção direta. A constante de proporcionalidade é a frequência, que não se altera.

Coeficiente de absorção[editar | editar código-fonte]

Em uma amostra não dispersiva, o coeficiente de absorção μa [cm-1] corresponde ao recíproco da distância d sobre a qual a luz de intensidade I é atenuada (devido à absorção) para I / e ≈ 0.37*I; as unidades são tipicamente cm-1.[2] Nas demais amostras, μa descreve um meio que contém muitos cromóforos em uma concentração descrita por uma densidade volumétrica ρ [cm3]; o coeficiente de absorção é essencialmente a seção de choque σa por unidade de volume do meio.[3]



De forma geral, o recíproco do coeficiente de absorção pode ser entendido como a distancia média que a uma partícula viaja antes de interagir com o meio, ou seja, ser absorvido.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Herlerbrock, Rafael. «Reflexão da luz». Brasil Escola. Consultado em 13 de julho de 2021 
  2. Tuchin, Valery (2007). Tissue Optics Light Scattering Methods and Instruments for Medical Diagnosis. Bellingham, Washington USA: Spie Press. 841 páginas 
  3. «Definition and units of absorption coefficient». Consultado em 28 de junho de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.