Acauã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAcauã
Herpetotheres cachinnans2.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Falconiformes
Família: Falconidae
Género: Herpetotheres
Espécie: H. cachinnans
Nome binomial
Herpetotheres cachinnans
(Linnaeus, 1758)
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Acauã
Desenho de acauãs pelo artista e ornitólogo estadunidense Andrew Jackson Grayson

O acauã (Herpetotheres cachinnans)[nota 1] é uma ave pertencente à ordem dos Falconiformes, da família Falconidae. É conhecida pelo seu canto característico e por se alimentar de serpentes.

Características[editar | editar código-fonte]

Os membros do género Herpetotheres são falcões de tamanho médio que têm as asas curtas, arredondadas, e uma cauda fortemente arredondada e longa. Seu corpo é bastante robusto. Os pés são curtos e com os dedos cobertos com escamas pequenas, ásperas, sextavadas — uma adaptação para suportar as mordidas de serpentes venenosas.

As penas da coroa são estreitas, duras e pontudas, dando forma a uma crista que é limitada por um colar. Este gênero tem alguns peculiaridades anatômicas e é colocado também em uma família própria.

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Acauã

No acauã adulto, a cabeça é amarela pálida, variando de marrom a branco dependendo do indivíduo e do desgaste das penas. A máscara facial preta e larga estende-se em torno da parte traseira do pescoço com uma borda branca. As penas da coroa têm eixos escuros produzindo um efeito raiado. A parte superior das asas e da cauda é marrom muito escuro; o uropígio é também amarelo pálido ou branco; a cauda apresenta barras estreitas preto e branco, terminando com pontas brancas. A maioria da parte inferior é amarela pálida, salpicada de marrom escuro nas coxas, incluindo a base das penas primárias. O fim das penas primárias é barrado, com cinza mais pálido. Algumas manchas escuras sob as asas não são incomuns. Os olhos são marrom escuro. A íris é preta; os pés são cor-de-palha.

Em plumagem imatura, a ave é similar ao adulto, não sendo tão pronunciado o limite entre zonas escuras e claras; as penas são marginadas com marrom pálido. As áreas claras da plumagem são brancas, mais claras que nos adultos.

Notas

  1. Também conhecido como cauã, macaã, macaguã, macauã, nacauã, uacauã, acuã, gavião-cauã, gavião-couã e maçaguã, todos derivados do termo tupi waka'wã.[1]

Referências

  1. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Novo Dicionário da Língua Portuguesa — segunda edição. [S.l.]: Nova Fronteira, 1986. 24-25 p.