Acentuação gráfica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A acentuação gráfica consiste na aplicação de certos símbolos escritos sobre determinadas letras para representar o que foi estipulado pelas regras de acentuação do idioma. De forma geral estes acentos são usados para auxiliar a pronúncia de palavras que fogem do padrão prosódico mais comum. [1]

Acentos gráficos e diacríticos

Ver artigo principal: Diacrítico

Acento agudo

O acento agudo ( ´ ) é colocado sobre as letras a(s), e(s), i(s)', o(s)' e u(s)', e sobre o e no grupo em(ns), indica que essas letras representam as vogais tónicas / tônicas da palavra.

Exemplos: carcará, caí, armazém.

Sobre as letras e e o, indica, além de tonicidade, timbre aberto.

Exemplos: lépido, céu, tóxico.

Acento circunflexo

O acento circunflexo ( ^ ) é colocado sobre as letras a, e e o, indica, além de tonicidade, timbre fechado.

Exemplos: lâmpada, pêssego, supôs, Atlântico.

Til

Ele é um indicativo de que aquela letra tem um fonema nasal, os acentos são sempre colocados na sílaba tônica das palavras e cada palavra só tem uma dessas sílabas: com isso, as palavras ímã e órgão podem possuir dois sinais gráficos ao mesmo tempo uma vez que nos dois casos, o acento agudo indica a tonicidade e o til indica a nasalidade.

Exemplos: alemã, órgão, portão, expõe, corações, ímã, feijão.

Acento grave

O acento grave ( ` ) indica a ocorrência da fusão da preposição a com os artigos a e as, com os pronomes demonstrativos a e as e com a letra a inicial dos pronomes demonstrativos de terceira pessoa aquele(s), aquela(s) e aquilo.

Exemplos: à, às, àquele, àquilo.

Obs.: Quando seguidas de m ou n, as letras a, e, o representam vogais nasais, comumente fechadas, recebem acento circunflexo, e não agudo.

Exemplos: câmara.

Obs. 1.: A única exceção ocorre nas terminações -em, -ens em que se usa acento agudo (porém, contém, provém, parabéns), a não ser nas formas da 3ª pessoa do plural, quando passa a usar o circunflexo.

Obs. 2.: Há palavras em que o uso do acento agudo ou circunflexo pode ser escolhido pelo escritor como: abdómen/abdômen, cómico/cômico, fénix/fênix, fónico/fônico, gémeo/gêmeo, pónei/pônei, tónico/tônico, vólei/vôlei.

Trema

O trema ( ¨ ), conforme o novo acordo ortográfico, pode ser aplicado somente nas palavras derivadas de nomes próprios de origem estrangeira. [1]

Exemplos: Müller.

Regras básicas

Monossílabos

Os monossílabos tônicos terminados em a, e ou o, seguidos ou não de s, são acentuados. [1]

Exemplos: pá, vá, gás, Brás, cá, má, pé, fé, mês, três, crê, só, xô, nós, pôs, nó, pó, só.'

Oxítonas

As palavras oxítonas (quando a última sílaba é a sílaba tônica) com a mesma terminação dos monossílabos tônicos acentuados, com acréscimo do em e ens, são acentuadas. [1]

Exemplos: pará, vatapá, estás, irás, cajá, você, café, Urupês, jacarés, jiló, avó, avô, retrós, supôs, paletó, cipó, mocotó, alguém, armazéns, vintém, parabéns, também, ninguém.

Paroxítonas

As palavras paroxítonas (quando a penúltima sílaba é a sílaba tônica) que possuem terminação diferente das oxítonas acentuadas, são acentuadas. [1]

Exemplos: táxi, beribéri, lápis, grátis, júri,bónus/bônus, álbum, álbuns, nêutron, prótons, incrível, útil, ágil, fácil, amável, éden, hífen, pólen, éter, mártir, caráter, revólver, destróier, tórax, ónix/ônix, fénix/fênix, bíceps, fórceps, ímã, órfã, ímãs, órfãs, bênção, órgão, órfãos, sótãos.

Exceções: prefixos como anti e super.[2]

Proparoxítonas

As palavras proparoxítonas (quando a 3ª sílaba da direita para esquerda é a sílaba tônica) são todas acentuadas. A vogal com timbre aberto é acentuada com um acento agudo, já a com timbre fechado ou nasal é acentuada com um acento circunflexo. [1]

Exemplos: lâmpada, relâmpago, Atlântico, trôpego, Júpiter, lúcido, ótimo, víssemos, flácido.

Obs.: Palavras terminadas em encontro vocálico átono podem ser consideradas tanto paroxítonas quanto proparoxítonas, e devem ser todas acentuadas. Encontros vocálicos átonos no fim de palavras tanto podem ser entendidos como ditongos quanto como hiatos.

Exemplos: cárie, história, árduo, água, errôneo.

Ditongos

São acentuados os ditongo abertos e tônicos éu, éi e ói, quando estiverem em palavras oxítonas e nos monossílabos tônicos. [3]

Exemplos: anéis, fiéis, papéis, céu, troféu, véu, constrói, dói, herói.

Hiatos

As letras i e u (seguidos ou não de s) quando em hiatos, são acentuados desde que estas letras sejam precedidas por vogal e que estejam isoladas em uma sílaba (só o i ou só o u). [3]

Exemplos: a-í, ba-la-ús-tre, e-go-ís-ta, fa-ís-ca, vi-ú-vo, he-ro-í-na, sa-í-da, sa-ú-de.

Obs.: Não se acentuam as palavras oxítonas terminadas em i ou u, seguidos ou não do s, pois fogem a regra das oxítonas acentuadas. Palavras como baú, saí, Anhangabaú, etc., são acentuadas não por serem oxítonas, mas pelo i e u formarem sílabas sozinhos (hiato).

Não se acentuam hiatos que precedem as letras l, r, z, m, n, e o dígrafo nh. Exemplo contribuinte.

  • pôde (pret. perf. do ind. de poder) de pode (pres. do ind. de poder);
  • pôr (verbo) de por (preposição);
  • têm (terceira pessoa do plural do verbo ter) de tem (terceira pessoa do singular do verbo ter);
  • derivados do verbo ter têm na terceira pessoa do singular um acento agudo "´", já a terceira pessoa do plural tem um acento circunflexo "^" mantém/mantêm;
  • vêm (terceira pessoa do plural do verbo vir) - vem (terceira pessoa do singular do verbo vir);
  • derivados do verbo vir têm na terceira pessoa do singular um acento agudo "´", já a terceira pessoa do plural tem um acento circunflexo "^" provém/provêm.

Casos em que o acento diferencial é opcional:

  • Acento diferencial do pretérito: chegámos (1ª pessoa do plural no pretérito - indicativo) chegamos (1ª pessoa do plural no presente - indicativo)
  • fôrma (substantivo) de forma (substantivo e verbo)

Após a reforma ortográfica, o acento diferencial foi quase totalmente eliminado da escrita, porém, obviamente, a pronúncia continua a mesma.

Referências

  1. a b c d e f Mesquita, Roberto Melo; Martos, Cloder Rivas (1994). Português - Linguagem & Realidade. 1 3 ed. São Paulo: Saraiva. ISBN 85-02-01251-7  Parâmetro desconhecido |volumes= ignorado (|volume=) sugerido (ajuda)
  2. http://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono9.php
  3. a b FERREIRA, Aurélio Buarque de Hollanda (2010). mini Aurélio 8 ed. Curitiba: Positivo. p. 20. ISBN 85-385-4239-1 Verifique |isbn= (ajuda) 

Bibliografia

  • KURY, Adriano da Gama (1986). Ortografia, Pontuação e Crase 2 ed. Rio de Janeiro: FAE 

Ver também